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A Curiosidade tá ON –   Erosão, mapas e os povos tradicionais do Brasil

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

 Erosão, mapas e os povos tradicionais do Brasil.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Processos erosivos, os povos tradicionais do Brasil e as características dos mapas.”. Disponível em: https://youtu.be/-pqwSz1crls?si=AyfeHjr2H7__OhWe

Você sabia?

Vocês sabiam que em regiões desérticas e semiáridas, a erosão eólica pode moldar a paisagem ao transportar partículas de areia e sedimentos, formando dunas e desgastando superfícies rochosas?

A ação humana, como a retirada da vegetação em áreas de pastagem, pode tornar regiões vulneráveis à erosão eólica, levando à desertificação.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAC7gI0NEz0/ >Acesso em 22/11/2024.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Na atividade de hoje, vocês vão acessar o site do Atlas Geográfico Escolar do IBGE no site: www.atlasescolar.ibge.gov.br

Passo 1 – Após acessar o site, escolha uma variável das que estão aparecendo aí na imagem da sua telinha, eu vou escolher Brasil.

Passo 2 – Agora escolha um tema e após escolher o tema, um mapa aparecerá, semelhante a esse que apareceu aí na tela.

Passo 3 – Agora, vocês vão analisar as informações do mapa e escrever um breve texto explicando o que essas informações estão falando, se for preciso, busque outras fontes de informação para te ajudar a entender melhor o mapa. 

Imagens disponíveis em: www.atlasescolar.ibge.gov.br


Habilidades:Componente: Geografia

(EF06GE08-A) Compreender a importância da leitura de diferentes tipos de mapas, para a sua melhor localização espacial. 
(EF06GE08-B) Conhecer e utilizar a rosa dos ventos e as coordenadas geográficas. 
(EF06GE08-C) Compreender, interpretar e medir as distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
(EF06GE02-A) Analisar modificações de paisagens por diferentes grupos sociais, destacando os povos originários, os quilombolas e as comunidades tradicionais de Goiás.