You are currently viewing Língua Portuguesa – Conto de fadas

Língua Portuguesa – Conto de fadas

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/icons/MAF-j0MK698/ > Acesso em 18, nov. 2024.

Questão 1

Dentre as principais características de um conto de fadas, podemos citar que

(A) são histórias que sempre têm finais tristes e sombrios.

(B) apresentam seres fantásticos e uma moral no final. 

(C) falam sobre eventos históricos de forma exata e detalhada.

(D) são apenas narrativas curtas de aventura realista.

Questão 2

Podemos dizer que contos de fadas são

(A) histórias reais sobre a origem de povos antigos.

(B) histórias que trazem ensinamentos através da fantasia. 

(C) textos poéticos sobre a vida no campo e na cidade.

(D) narrativas sobre o dia a dia de personagens modernos.

Questão 3

Os contos de fadas geralmente se passam em lugares como

(A) cenários futuristas com robôs avançados.

(B) mundos mágicos com castelos e florestas. 

(C) espaços siderais com planetas misteriosos.

(D) grandes cidades modernas e movimentadas.

Questão 4

Por que você acredita que os contos de fadas continuam sendo populares entre crianças e adultos ao longo dos séculos?

Questão 5

Se você pudesse reescrever o final de um conto de fadas famoso, qual seria e como mudaria a história?

Hora de Aprender Brincando!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/14370064

Saiba mais!

Disponível em: https://youtu.be/LIvMIVEz61o

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos de fadas, entre outros.(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador) e a construção do discurso indireto e discurso direto.(EF35LP26-A) Compreender, de forma lúdica, que a escrita de uma narrativa ficcional consiste no relato de acontecimentos imaginários: contos, fábulas, entre outros, inclusive do folclore goiano.(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 18/11/2024.

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: língua portuguesa 4º ano. São Paulo:IBEP, 2022.