You are currently viewing Educação Física – Taekwondo – Características históricas e culturais
Group of kids on taekwondo training in gym

Educação Física – Taekwondo – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/fIJWk/MAEJgCfIJWk/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20241118%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20241118T185521Z&X-Amz-Expires=101260&X-Amz-Signature=4946df2277dcf2d3dc1a3afc8de2b074b1c42dd5a27515fa2ca44843c0aa871d&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Tue%2C%2019%20Nov%202024%2023%3A03%3A01%20GMT. Acesso: 19 de Novembro de 2024.

CONCEITO

O Taekwondo é uma arte marcial originária da Coreia , com uma rica história que combina tradições culturais e influências modernas.

Ele é conhecido por suas técnicas dinâmicas de chutes, identidade de valores éticos e conexão com a coreana nacional. Aqui suas principais características históricas e culturais:

ASPECTOS HISTÓRICOS

O Taekwondo tem raízes em estilos de luta coreanos antigos, como o Taekkyon e o Subak ,que remontam a cerca de 2.000 anos.

Essas práticas eram utilizadas tanto como forma de defesa pessoal quanto em treinamentos militares.

UNIFICAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO GLOBAL

Durante uma ocupação japonesa, as artes marciais coreanas foram proibidas. Isso levou muitos praticantes a treinarem secretamente ou incorporarem elementos de artes marciais japonesas, como o karatê, para preservar as tradições.

Após o lançamento da Coreia, mestres de diferentes escolas de artes marciais se uniram para criar um estilo padronizado. Em 1955, o nome Taekwondo foi adotado oficialmente, significando “Caminho dos Pés e das Mãos”.

Na década de 1970, o Taekwondo ganhou popularidade internacional, culminando na formação da World Taekwondo Federation (WTF) em 1973. Em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

ASPECTOS CULTURAIS

Conexão com os valores Coreanos: O Taekwondo incorpora princípios filosóficos coreanos, como cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável , que refletem a ética e os valores culturais da Coreia.

Símbolo de Identidade Nacional: Para os coreanos, o Taekwondo é mais do que um esporte; é uma expressão de orgulho nacional e um embaixador cultural que promove a Coreia no cenário global.

Rituais e Cerimônias: As práticas de treinamento incluem rituais de respeito, como o cumprimento ao mestre e ao dojang (local de treino). Isso reforça a disciplina e a reverência às tradições.

Uniforme e Estética: O dobok , o uniforme do Taekwondo, é inspirado nas roupas tradicionais coreanas e simboliza pureza e compromisso com o aprendizado.

Aspecto Educacional: O Taekwondo é amplamente ensinado em escolas coreanas, promovendo tanto habilidades físicas quanto o desenvolvimento do caráter.

Combinando uma herança cultural profunda com um apelo moderno, o Taekwondo é hoje uma das artes marciais mais praticadas no mundo, unindo história, filosofia e técnica em uma experiência única.


QUESTÃO 01

O Taekwondo é conhecido por técnicas dinâmicas de chutes, valores éticos e conexão com a identidade coreana. Suas raízes podem ser encontradas em estilos de luta antigos como

(A) Karate e Jiu-Jitsu.

(B) Taekkyon e Subak.

(C) Kung Fu e Muay Thai.

(D) Capoeira e Hapkido.

QUESTÃO 02

O Taekwondo, uma arte marcial com profundas raízes na Coreia, combina tradição e modernidade, sendo conhecido por suas técnicas de chutes e valores éticos. Em sua origem, apresentava como característica

(A) práticas religiosas e rituais espirituais.

(B) rituais de celebração de colheitas.

(C) defesa pessoal e treinamento militar.

(D) modalidade exclusiva de competição.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Explique como a ocupação japonesa influenciou a prática e a preservação das artes marciais coreanas, destacando as estratégias adotadas pelos praticantes para manter as tradições vivas.

b) Analise a importância da padronização do Taekwondo em 1955 e sua evolução até se tornar um esporte olímpico oficial em 2000, considerando o impacto internacional dessa trajetória.

QUESTÃO 04

Responda:

a) Explique como o Taekwondo reflete os valores culturais coreanos mencionados no texto, como cortesia, integridade e espírito indomável. Em sua opinião, esses valores também podem ser aplicados em outros aspectos da vida? Justifique sua resposta.

b) O texto menciona que o Taekwondo é considerado um símbolo de identidade nacional para os coreanos. Analise como a prática dessa arte marcial contribui para promover a cultura e os valores da Coreia no cenário global.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança  e respeitando o oponente.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007.

Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor – São Paulo: Moderna,2022.

CAMPOS, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto . Metodologia do ensino de lutas na escola / Luiz Gustavo Bonatto Rufino. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 232 p. 

Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá: Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).