ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O QUE É A FOTOGRAFIA DIGITAL?
SABE QUANDO VOCÊ TIRA FOTO COM O CELULAR OU A CÂMERA FOTOGRÁFICA? ISSO É FOTOGRAFIA DIGITAL!
VOCÊ SABIA QUE A FOTOGRAFIA MUDOU DESDE QUE FOI INVENTADA?
ANTIGAMENTE, AS FOTOS ERAM FEITAS EM CÂMERAS COM FILME, PRECISAVAM SER REVELADAS EM LABORATÓRIOS E NÃO DAVA PARA VER O RESULTADO NA HORA.
DISPONÍVEL EM https://www.pexels.com/pt-br/foto/fotografia-de-uma-pessoa-segurando-uma-camera-de-filme-2592372/ ACESSO EM 18, NOV. 2024.
HOJE, COM CÂMERAS DIGITAIS E CELULARES, TUDO É RÁPIDO E PRÁTICO: VOCÊ VÊ, EDITA E ATÉ APAGA A IMAGEM NA HORA.
DISPONÍVEL EM https://pxhere.com/pt/photo/1488949 ACESSO EM 18, NOV. 2024.
FOTOGRAFIA É UMA MANEIRA DE GUARDAR MOMENTOS EM IMAGENS, COMO UM DIA ESPECIAL, PAISAGENS, ANIMAIS, OBJETOS, CARROS E OUTROS.
DISPONÍVEL EM https://www.pexels.com/pt-br/foto/criancas-brincando-com-baloes-no-campo-de-grama-verde-6299265/ ACESSO EM 18, NOV. 2024.
DICAS PARA TIRAR FOTOS INCRÍVEIS
ENQUADRE A IMAGEM: IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ COLOCANDO A IMAGEM DENTRO DE UMA MOLDURA. TENTE DEIXAR O QUE VOCÊ QUER MOSTRAR DENTRO DESSA MOLDURA.
DISPONÍVEL EM https://pxhere.com/pt/photo/1285567 ACESSO EM 18, NOV. 2024.
APROXIME-SE DO QUE VOCÊ QUER FOTOGRAFAR: QUANTO MAIS PERTO VOCÊ ESTIVER DO OBJETO, MAIOR ELE VAI PARECER NA FOTO.
DISPONÍVEL EM https://pxhere.com/pt/photo/496779 ACESSO EM 18, NOV. 2024.
BRINQUE COM A LUZ: TENTE TIRAR FOTOS EM LUGARES COM BASTANTE LUZ NATURAL, POIS FAZ TODA A DIFERENÇA.
DISPONÍVEL EM https://pxhere.com/pt/photo/599506 ACESSO EM 18, NOV. 2024.
QUER APRENDER MAIS SOBRE FOTOGRAFIA?
PESQUISE SOBRE DIFERENTES TIPOS DE CÂMERAS, COMO EDITAR FOTOS OU ATÉ MESMO CRIAR UM ÁLBUM DE FOTOS ONLINE.
TIRAR FOTOS COM O CELULAR ESTIMULA A CRIATIVIDADE. VOCÊ PODE EXPERIMENTAR ÂNGULOS DIFERENTES, BRINCAR COM LUZ E SOMBRA, E ATÉ FAZER PEQUENOS VÍDEOS!
AGORA É SUA VEZ
QUESTÃO 1
FOTOGRAFIA É UMA MANEIRA DE GUARDAR MOMENTOS EM IMAGENS. ANTIGAMENTE, AS FOTOS ERAM FEITAS EM CÂMERAS COM FILME, PRECISAVAM SER REVELADAS EM LABORATÓRIOS E NÃO DAVA PARA VER O RESULTADO NA HORA. HOJE COM A FOTOGRAFIA DIGITAL PODEMOS REGISTRAR IMAGENS
(A) SOMENTE DURANTE O DIA, POR CAUSA DA LUZ.
(B) APENAS COM CÂMERAS FOTOGRÁFICAS ANTIGAS.
(C) SEM PRECISAR REVELAR EM LABORATÓRIO.
(D) APENAS DE PAISAGENS E ANIMAIS DOMÉSTICOS.
QUESTÃO 2
É BOM USAR A LUZ NATURAL PARA TIRAR FOTOS, PORQUE
(A) FAZ A FOTO FICAR MAIS BONITA.
(B) SÓ ASSIM A CÂMERA FUNCIONA.
(C) FOTOS ESCURAS SÃO TRISTES.
(D) DEIXA TUDO PEQUENO E SIMPLES.
QUESTÃO 3
O QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA ENQUADRAR A IMAGEM NA HORA DE TIRAR UMA FOTO?
QUESTÃO 4
VAMOS BRINCAR DE FOTO CAÇA?
ESSA É UMA ATIVIDADE DIVERTIDA DE FOTOGRAFAR O QUE ESTÁ AO SEU REDOR. TUDO O QUE VOCÊ PRECISA É DE UM CELULAR OU CÂMERA E MUITA IMAGINAÇÃO!
PRIMEIRO, FAÇA UMA LISTA DE OBJETOS OU CENAS PARA FOTOGRAFAR EM CASA, NA RUA OU NO PARQUE (BRINQUEDO, GARRAFA, PLANTA, SAPATO, ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, UMA SOMBRA INTERESSANTE, UMA PESSOA, DENTRE OUTROS). TENTE ENCONTRAR CADA ITEM DA LISTA E QUANDO ENCONTRAR, TIRE UMA FOTO!
QUANDO TERMINAR MOSTRE SUAS FOTOS PARA ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA OU UM AMIGO E CONTE POR QUE VOCÊ ESCOLHEU FOTOGRAFAR CADA COISA. PERGUNTE O QUE ELES ACHARAM DAS SUAS DESCOBERTAS.
AUTORIA | VERUSKA BETTIOL |
FORMAÇÃO | ARTES VISUAIS |
COMPONENTE CURRICULAR | ARTE/ARTES VISUAIS |
HABILIDADE | (GO-EF02AR26) EXPLORAR DIFERENTES TECNOLOGIAS E RECURSOS DIGITAIS, COMO MULTIMEIOS, ANIMAÇÕES, JOGOS ELETRÔNICOS, GRAVAÇÕES EM ÁUDIO E VÍDEO, FOTOGRAFIA, SOFTWARES, NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E INTERAÇÃO ARTÍSTICA. |
REFERÊNCIAS | CAMPANHOLI, JULIE A. M. O USO DA FOTOGRAFIA NA PRÁTICA DOCENTE. SÃO PAULO: MACKENZIE. REVISTA PANDORA N. 49, 2012. DIAS, B. INVESTIGAÇÃO BASEADA EM ARTE EM TEMPOS DE MUDANÇAS NA ARTE EDUCAÇÃO. IN: VENTURELLI, S. ROCHA, C. (ORG). MUTAÇÕES, CONFLUÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES NA ARTE E TECNOLOGIA. BRASÍLIA: EDITORA PPG-ARTE/UNB, 2016. FERNANDES, HYLIO LAGANÁ; GOUVEIA, MARILEY S. F. A FOTOGRAFIA COMO MEDIADORA SUBVERSIVA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. TESE DE DOUTORADO. FACULDADE DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS: CAMPINAS, 2005. |