Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Disponível em: <Por Augustus Earle – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CapoeiraEarle_02.JPG?uselang=pt >. Acesso em nov. 2024.
Capoeira: luta, dança, música e muita cultura
A Capoeira é uma luta cheia de movimento, dança, música e cultura. Ela foi criada pelos escravizados no Brasil, lá no passado, como uma forma de resistência e liberdade. Através da Capoeira, as pessoas conseguiam se defender, mas também expressar seus sentimentos e emoções de maneira alegre, com muitos movimentos fluidos e música.
Disponível em: < Por Johann Moritz Rugendas –https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24418 >. Acesso em nov. 2024.
Quando praticamos Capoeira, aprendemos muito mais do que apenas uma luta. Ela envolve o corpo, a mente e o espírito, e também tem muita música. Na roda de Capoeira, as pessoas tocam instrumentos e cantam músicas tradicionais. Um dos principais instrumentos usados é o berimbau, que dá o ritmo para o jogo.
Os Golpes da Capoeira
Na Capoeira, o jogo é feito com uma combinação de movimentos rápidos, acrobacias e, claro, golpes (ataque, defesa e deslocamento)! Alguns desses golpes são conhecidos por seus nomes curiosos e inusitados. Vamos conhecer alguns deles:
A ginga é o primeiro passo que todo capoeirista aprende! É como um “vai e vem” com o corpo. Você começa com a perna direita para trás e a mão direita à frente, depois troca para o outro lado. Esse movimento é muito importante porque ajuda a criar ritmo e equilíbrio e é de onde saem todos os outros golpes.
Meia-lua de frente – O chute circular realizado com a parte interna do pé.
Armada – O chute girando 360 graus.
Aú – O movimento de “estrela”.
Benção – O chute frontal.
Cabeçada – Golpe com a cabeça.
Tesoura – Golpe com as pernas.
Rasteira – Golpe para derrubar.
Negativa – Esquiva no chão.
A Capoeira é uma arte rica, cheia de história, e que vai muito além dos golpes. É um modo de conectar o corpo e a mente, expressando cultura e identidade. Ao aprender os movimentos e golpes, você também se diverte, cria amizades e se sente mais forte e ágil! Então, que tal começar a praticar Capoeira e descobrir o mundo dessa arte incrível?
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
Como a Capoeira pode ajudar na conscientização sobre a importância das tradições culturais e da luta contra a discriminação?
QUESTÃO 2
Quais são as características da “ginga” e por que ela é importante na Capoeira?
QUESTÃO 3
A principal razão pela qual a Capoeira foi criada pelos escravizados no Brasil foi
(A) criar um esporte de competição.
(B) divertir os escravizados nos momentos de descanso.
(C) ser uma forma de resistência e liberdade.
(D) ensinar habilidades de combate aos colonizadores.
QUESTÃO 4
A música na roda de capoeira que traz nas letras histórias que conservam a memória cultural do nosso povo
(A) é usada apenas para entreter os espectadores.
(B) define a hora de parar o jogo.
(C) estabelece o ritmo e a energia do jogo.
(D) é usada apenas para ilustrar os golpes realizados.
QUESTÃO 5
Escolha um dos movimentos da capoeira, escreva o nome, explique como ele é executado e faça uma ilustração.
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre a origem da capoeira.
Assista ao vídeo e conheça os movimentos básicos da Capoeira.
Autoria | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidades: | (GO-EF04EF13) Vivenciar e fruir diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana. (GO-EF04EF21) Analisar características histórico-culturais, valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas do contexto comunitário e regional e de matriz indígena e africana. |
Referência | Base Cultura Afro-brasileira <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira#Arte > acesso em 09/10/2024. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. |