ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
SAÚDE E GINÁSTICA DE ACADEMIA
A GINÁSTICA DE ACADEMIA CONSISTE EM PRÁTICAS CORPORAIS ESTRUTURADAS, PLANEJADAS E SISTEMATIZADAS, COM DIVERSAS MODALIDADES, COMO MUSCULAÇÃO, GINÁSTICA LOCALIZADA, PILATES, JUMP, YOGA, ENTRE OUTRAS.
ELA PODE FAVORECER A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE, ESTÉTICA CORPORAL, REABILITAÇÃO FUNCIONAL E SOCIALIZAÇÃO.
EM RELAÇÃO À SAÚDE, ESSAS MODALIDADES AJUDAM A MELHORAR A RESISTÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA, AUMENTAR A FORÇA MUSCULAR, MELHORAR A QUALIDADE DO SONO, PREVENIR O SEDENTARISMO, AUMENTAR A FLEXIBILIDADE E REDUZIR O RISCO DE DOENÇAS COMO DIABETES, OBESIDADE E HIPERTENSÃO. ALÉM DISSO, SÃO GRANDES ALIADAS DA SAÚDE MENTAL. DURANTE O EXERCÍCIO, O CORPO LIBERA NEUROTRANSMISSORES E HORMÔNIOS, COMO A DOPAMINA E A ENDORFINA, QUE PROMOVEM A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR E AJUDA A REDUZIR O ESTRESSE E A ANSIEDADE.
PARA APROVEITAR ESSES BENEFÍCIOS, É ESSENCIAL PRATICAR AS ATIVIDADES COM A ORIENTAÇÃO CORRETA E RESPEITAR OS LIMITES DO CORPO.
QUESTÃO 1
A ENDORFINA, LIBERADA DURANTE A PRÁTICA DAS GINÁSTICA DE ACADEMIA, ESTÁ RELACIONADA A
(A) ELEVAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL.
(B) SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR.
(C) PERDA DE APETITE.
(D) MAIOR CHANCE DE LESÕES.
QUESTÃO 2
A PRÁTICA DE GINÁSTICA DE ACADEMIA AJUDA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS COMO
(A) SARAMPO E ASTIGMATISMO.
(B) DIABETES E HIPERTENSÃO.
(C) CÂNCER DE PELE E ASMA.
(D) DENGUE E OSTEOPOROSE.
QUESTÃO 3
LEIA O TEXTO ABAIXO E ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO:
A GINÁSTICA DE ACADEMIA CONSISTE EM PRÁTICAS CORPORAIS ESTRUTURADAS, PLANEJADAS E SISTEMATIZADAS, COM DIVERSAS MODALIDADES, COMO MUSCULAÇÃO, GINÁSTICA LOCALIZADA, PILATES, JUMP, YOGA, ENTRE OUTRAS.
QUESTÃO 4
OBSERVE A TABELA:
AGORA RESPONDA:
A) QUANTAS MODALIDADES ESTÃO LISTADAS NA TABELA?
B) DE QUE FORMA AS MODALIDADES FORAM CLASSIFICADAS?
C) QUAL CATEGORIA POSSUI O MAIOR NÚMERO DE MODALIDADES LISTADAS?
D) QUAL DAS MODALIDADES LISTADAS VOCÊ TEM INTERESSE DE CONHECER?
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0117) Compreender e refletir sobre a relação da ginástica com a saúde, o trabalho, o lazer e a qualidade de vida. (EJAMA0137) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. |
Referências | DE OLIVEIRA TOSCANO, José Jean. Academia de ginástica: um serviço de saúde latente. Revista brasileira de ciência e Movimento, v. 9, n. 1, p. 40-42, 2001. SABA, Fabio Kalil Fares; BARBANTI, Valdir J. Determinantes da prática de exercício físico em academias de ginástica. 1999. |