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Matemática – Construção de Tabelas e Gráficos de Colunas

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Neste texto, abordaremos o conceito de tabelas e gráficos de dados explorando a construção de cada uma dessas ferramentas e sua importância na apresentação de informações.

Imagem: canva.com/grafico

Uma tabela de dados é uma forma organizada de apresentar informações em linhas e colunas onde cada coluna representa uma categoria de dados, enquanto cada linha representa um registro ou item específico. 

Para construir uma tabela de dados, podemos seguir os seguintes passos:

  • Determinar qual informação você deseja apresentar.
  • Juntar as informações necessárias. 
  • Identificar as colunas que irão representar as informações.
  • Inserir os dados correspondentes nas células da tabela, garantindo que cada linha corresponda a um registro.

O gráfico de dados é uma representação visual de informações que facilita a compreensão e análise. Eles podem ser de diferentes tipos, como gráficos de barras, linhas ou pizza. 

Para construir um gráfico, podemos seguir as seguintes etapas:

  • Escolher a tabela ou conjunto de dados que você deseja representar graficamente. 
  • Decidir qual tipo de gráfico é mais adequado para os dados e para a mensagem que você deseja transmitir. 
  • Utilizar softwares como Excel ou aplicativos de gráficos online para gerar o gráfico. 
  • Adicionar os dados ao gráfico e ajustar os eixos, legendas e títulos conforme necessário. 
  • Verificar se o gráfico representa corretamente os dados e facilite a compreensão das informações.

Suponha que queremos analisar as vendas de frutas em uma feira ao longo de uma semana. Os dados coletados incluem a quantidade de maçãs, bananas e laranjas vendidas de segunda a sexta-feira. 

Dados das Vendas:

  • Segunda-feira: 30 maçãs, 20 bananas, 15 laranjas
  • Terça-feira: 25 maçãs, 18 bananas, 10 laranjas
  • Quarta-feira: 35 maçãs, 25 bananas, 20 laranjas
  • Quinta-feira: 40 maçãs, 30 bananas, 25 laranjas
  • Sexta-feira: 50 maçãs, 35 bananas, 30 laranjas

Agora, vamos organizar esses dados em uma tabela onde as colunas serão: dias da semana, maçãs, bananas e laranjas e as linhas são os dias da semana com as quantidades  de frutas vendidas.

Imagem do autor produzida no Excel

Com a tabela pronta, podemos representar esses dados em um gráfico. 

Vamos criar um gráfico de colunas para visualizar as vendas de cada fruta ao longo da semana utilizando o software Excel, seguindo as etapas:

  • Digitar a tabela e selecioná-la.
  • Insira um gráfico
    • No menu, escolha a opção “Inserir Gráfico”.
    • Selecione “Gráfico de Colunas”.
  • Ajuste do gráfico
    • Adicione um título, como “Vendas de Frutas na Feira”.
    • Inclua legendas para cada fruta e rótulos nos eixos.

Após seguir esses passos, o gráfico de colunas exibirá as vendas de maçãs, bananas e laranjas ao longo da semana, permitindo uma análise visual rápida das informações.

Imagem do autor produzida no Excel

QUESTÃO 01

As tabelas são úteis porque permitem

(A) visualizar dados de forma aleatória.

(B) comparar informações facilmente.

(C) eliminar dados que não são necessários.

(D) esconder dados irrelevantes.

QUESTÃO 02

Os gráficos são utilizados principalmente para

(A) organizar dados em uma lista.

(B) representar visualmente dados para facilitar a análise.

(C) aumentar a quantidade de informações apresentadas.

(D) remover a necessidade de tabelas.

QUESTÃO 03

Explique a importância das tabelas na apresentação de dados. Em sua resposta, mencione como elas facilitam a compreensão e a análise das informações.

QUESTÃO 04

Discuta a diferença entre tabelas e gráficos. Em sua resposta, aborde as vantagens e desvantagens de cada uma dessas ferramentas na apresentação de dados.


AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0628) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e de dispersão, tabelas e gráficos adequados.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.