You are currently viewing Língua Portuguesa – Texto publicitário – Campanha

Língua Portuguesa – Texto publicitário – Campanha

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

TEXTO PUBLICITÁRIO – CAMPANHA

VOCÊ JÁ VIU UMA CAMPANHA, UM CARTAZ COLORIDO, OUVIU UMA MÚSICA NA TV, OU ASSISTIU A UM VÍDEO QUE DIZIA PARA VOCÊ EXPERIMENTAR UM BRINQUEDO OU UM DOCE? ESSES SÃO EXEMPLOS DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS! ELES SÃO FEITOS PARA NOS CONVENCER A GOSTAR DE UM PRODUTO, DE UMA IDEIA OU DE UM SERVIÇO.

MUITOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS SÃO DIVERTIDOS, COLORIDOS E CHAMAM NOSSA ATENÇÃO. ELES PODEM SER CURTOS, COM FRASES FÁCEIS DE ENTENDER, OU MAIS LONGOS, MAS SEMPRE USAM PALAVRAS QUE NOS FAZEM PENSAR: “ISSO PARECE LEGAL!” OU “EU PRECISO DISSO!”.

VEJA UM EXEMPLO DE TEXTO PUBLICITÁRIO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO:

PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO CRIOU-SE O PERSONAGEM DO ZÉ GOTINHA.

TEXTOS PUBLICITÁRIOS USAM UMA LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA, PARA QUE PESSOAS DE TODAS AS IDADES ENTENDAM. ELES COSTUMAM USAR PALAVRAS ALEGRES E POSITIVAS, ÀS VEZES ATÉ RIMAS OU MÚSICAS QUE FICAM NA NOSSA CABEÇA.

OBSERVE A CAMPANHA PUBLICITÁRIA A SEGUIR.

QUESTÃO 1

A CAMPANHA PUBLICITÁRIA ACIMA É SOBRE

(A) VACINAÇÃO.

(B) PREVENÇÃO.

(C) ACIDENTES.  

(D) TRÂNSITO.

QUESTÃO 2

DENTRE AS CARACTERÍSTICAS DE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA PODEMOS CITAR QUE ELAS 

(A) TEM O CARÁTER DE CONSCIENTIZAÇÃO E DEVEM CHAMAR A ATENÇÃO.

(B) DEVEM SER DISCRETAS E POUCO CHAMATIVAS PARA O PÚBLICO.

(C) DEVEM CONTER TEXTOS LONGOS, IMAGENS PEQUENAS E POUCAS CORES.

(D) NÃO DEVEM LEVAR A REFLEXÃO, POIS NÃO TEM CARÁTER  INFORMATIVO.

QUESTÃO 3

A CAMPANHA PUBLICITÁRIA ACIMA ABORDA QUAL TEMA? QUE IMPORTÂNCIA VOCÊ ACREDITA QUE ESTA CAMPANHA TENHA PARA A NOSSA POPULAÇÃO?

QUESTÃO 4

VOCÊ JÁ DEVE TER VISTO MUITAS OUTRAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS POR AÍ, QUAL OU QUAIS CAMPANHAS JÁ TE CHAMARAM A ATENÇÃO? POR QUAL MOTIVO ESSA(S) CAMPANHAS SE DESTACARAM PARA VOCÊ?

QUESTÃO 5

PENSE EM UM TEMA INTERESSANTE NO QUAL ACREDITA SER NECESSÁRIO O TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO DENTRO DA SUA ESCOLA. ELABORE UMA CAMPANHA EM FORMA DE CARTAZ PARA FAZER COM A TURMA E DIVULGUE SUAS IDEIAS PARA A COMUNIDADE ESCOLAR.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Imagem disponível em: https://view.genially.com/672a4bd64c6f9a8e6b18f73c/interactive-content-estrutura-de-campanha-publicitaria >Acesso em 08/11/2024.

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP09-C) Compreender a situação comunicativa, locutor, interlocutor, objetivos comunicativos e esfera de circulação, em textos do campo publicitário.
(EF12LP09-D) Identificar as diversas expressões figurativas em textos publicitários: objetivos comunicativos e as diversas esferas de comunicação.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 04/11/2024.

ROBERTA VAIANO (Brasil). Editora Moderna (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 2º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2021.