A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.
METODOLOGIAS ATIVAS E A INTERAÇÃO SOCIAL
As metodologias ativas de aprendizagem têm se mostrado fundamentais para promover uma maior interação social entre os estudantes. Essas abordagens incentivam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, permitindo que eles se tornem protagonistas do seu conhecimento. Em vez de serem meros receptores de informações, os estudantes passam a colaborar, compartilhar ideias e resolver problemas em grupo. Isso favorece o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como comunicação, empatia e escuta ativa, essenciais para a construção de relacionamentos positivos e colaborativos.
Além disso, o uso de metodologias ativas contribui para a criação de um ambiente de aprendizado mais inclusivo e acolhedor. Atividades como trabalhos em grupo, projetos colaborativos e debates promovem o engajamento e a interação entre os alunos, permitindo que eles aprendam com as experiências e perspectivas dos colegas. Esse tipo de prática é especialmente benéfico para aqueles que possuem dificuldades de socialização, pois oferece oportunidades de convivência e troca de experiências em um ambiente seguro e estruturado, onde a diversidade de opiniões é valorizada e respeitada.
Por fim, as metodologias ativas incentivam o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade individual e coletiva, fatores que são cruciais para a vida em sociedade. Ao envolverem-se em tarefas que exigem cooperação e negociação, os alunos aprendem a lidar com conflitos, a construir consenso e a tomar decisões de forma conjunta. Essa vivência contribui para que levem essas habilidades para além do ambiente escolar, facilitando a interação em diferentes contextos sociais e profissionais.
Documentos norteadores: | – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO) – O Estatuto da Criança e do Adolescente |