Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/mEAt9s cassimano. Acesso em: 05, nov. 2024.
LATERALIDADE EM DANÇA
A lateralidade é uma habilidade psicomotora fundamental que se refere à capacidade do indivíduo de distinguir e utilizar adequadamente os lados direito e esquerdo do próprio corpo, além de reconhecer a lateralidade em relação ao espaço e aos objetos. Esse conceito se manifesta em nossas ações cotidianas, como pegar um objeto com a mão direita ou esquerda, direcionar movimentos a partir de uma perspectiva lateral específica e até mesmo identificar direções no ambiente ao redor.
NA PRÁTICA
Na prática da dança, a lateralidade é uma competência essencial, pois envolve a organização do corpo no espaço e no tempo, aspectos cruciais para a execução e compreensão das coreografias.
NA DANÇA
Na dança, a lateralidade é crucial para que os dançarinos realizem movimentos de forma coordenada. Quando o aluno desenvolve sua percepção lateral, consegue diferenciar os lados do corpo, facilitando a execução de passos e a coordenação espacial. Isso também o ajuda a seguir instruções direcionais e a manter simetria nos movimentos.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/PspUG2 Acesso em: 05, nov. 2024.
NAS AULAS DE DANÇA
Durante as aulas de dança, a lateralidade é trabalhada de várias formas. Uma delas é por meio de exercícios que exigem que os alunos realizem movimentos tanto para o lado direito quanto para o lado esquerdo. Essa prática contribui para que ambos os lados do corpo sejam igualmente desenvolvidos, promovendo uma sensação de equilíbrio e coordenação bilateral. Além disso, essa abordagem permite que os alunos desenvolvam a capacidade de perceber a própria posição no espaço, facilitando a movimentação entre diferentes direções e possibilitando que acompanhem melhor o ritmo e a dinâmica de uma coreografia.
ALÉM DA TÉCNICA
Além da técnica, a lateralidade também contribui para o desenvolvimento cognitivo e motor, promovendo uma memória corporal. Com essa habilidade, os alunos conseguem memorizar e reproduzir sequências coreográficas associando movimentos a direções específicas, o que melhora a confiança e a autonomia na dança.
SEGURANÇA E PRECISÃO
Para os professores, entender a lateralidade dos alunos auxilia no planejamento das aulas e na escolha de métodos que facilitem o aprendizado. Exercícios como espelhamento e deslocamentos laterais ajudam a equilibrar a lateralidade, proporcionando mais segurança e precisão no movimento.
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/niXWtb VIVADANÇA Festival Internacional. Acesso em: 05, nov. 2024.
HABILIDADE FUNDAMENTAL
Assim, a lateralidade em dança é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento técnico, motor e cognitivo dos alunos. Ela não apenas contribui para a precisão dos movimentos, mas também para a compreensão espacial e para a criação de uma base sólida para o aprendizado de coreografias mais complexas. Ao trabalhar a lateralidade, os professores de dança ajudam os alunos a construir uma base de habilidades que facilita o aprendizado, promove a coordenação e oferece maior segurança e controle sobre os próprios movimentos. Dessa forma, a lateralidade assume um papel vital no ensino e na prática da dança, impactando positivamente o desenvolvimento do dançarino em vários aspectos.
QUESTÃO 1
O que é a lateralidade?
QUESTÃO 2
Como os exercícios de lateralidade podem ajudar na dança?
QUESTÃO 3
A lateralidade é uma habilidade psicomotora fundamental que se refere à capacidade do indivíduo de distinguir e utilizar adequadamente
(A) os lados direito e esquerdo do próprio corpo.
(B) os lados interno e externo do próprio corpo.
(C) os lados direito e esquerdo do corpo do outro.
(D) os lados rápido e lento do próprio corpo.
QUESTÃO 4
Na dança, a lateralidade é crucial, pois
(A) dificulta a execução de passos e a coordenação espacial.
(B) facilita a execução de passos e dificulta a coordenação espacial.
(C) dificulta a execução de passos e dificulta a coordenação espacial.
(D) facilita a execução de passos e a coordenação espacial.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0508) Ampliar as percepções e sensações bem como diferentes formas de orientação no espaço e tempo de movimento sobre o próprio corpo e o corpo do outro, explorar essa relação e identificar possibilidades de criação a partir dela |
Referências: | ALVES, Ricardo C. S. Psicomotricidade 1. Rio de Janeiro: Wak, 2007. BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2ª ed. rev. e ampl. Blumenau, SC: editora Acadêmica, 143 p., 2000. LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983. MAGALHÃES, Alcídia Faria. Lateralidade: implicações no desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. NEGRINE, Airton. Educação psicomotora: a lateralidade e a orientação espacial. Porto Alegre: Palloti, 1986. |