Esta proposta de Atividade de Português, integrada com Geografia, é destinada aos estudantes do 3º período (4 º série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Substituições lexicais são simplesmente a troca de uma palavra por outra em um texto, sem que o sentido principal da frase seja alterado. Essa troca pode ser feita por diversos motivos, como:
- Evitar repetições: Imagine um texto onde a mesma palavra se repete várias vezes. Isso tornaria a leitura cansativa e repetitiva. As substituições lexicais ajudam a evitar essa monotonia.
- Criar coesão: As substituições ajudam a conectar as ideias do texto, criando uma sequência lógica e coerente.
- Variar o vocabulário: Ao usar sinônimos, hiperônimos e hipônimos, enriquecemos o texto e demonstramos nosso domínio da língua.
Tipos de substituições lexicais:
– Sinônimos: Palavras com significados semelhantes (ex: grande/grande).
– Hiperônimos: Palavras com significado mais amplo (ex: fruta/maçã).
– Hipônimos: Palavras com significado mais específico (ex: maçã/fuji).
– Pronomes: Palavras que substituem substantivos (ex: João/ele).
Exemplo:
Com repetição: João gosta de maçã. João come maçã todos os dias. João leva maçã para a escola.
Com substituições: João gosta de maçã. Ele come a fruta todos os dias. Leva-a para a escola.
Ou seja, as substituições lexicais são uma ferramenta poderosa para tornar sua escrita mais clara, concisa e interessante. Ao dominar esse recurso, você será capaz de produzir textos mais coesos e eficientes.
QUESTÃO 1
Substituições lexicais são
(A) possíveis trocas de pontuações para tornar o texto mais repetitivo.
(B) possíveis trocas de autores para tornar o texto mais dinâmico.
(C) possíveis trocas de objetos de escrita para tornar o texto dinâmico e repetitivo.
(D) possíveis trocas de palavras para tornar o texto dinâmico e menos repetitivo.
QUESTÃO 2
Para conhecer mais palavras e tornar o texto mais dinâmico, mais compreensível, podemos adquirir vocabulário por meio de
(A) leitura de livros e consulta de dicionários
(B) leitura de livros e exercícios físicos
(C) uso de dicionário e exercícios físicos
(D) uso de dicionário e ilustrações de texto
QUESTÃO 3
Complete as frases abaixo utilizando sinônimos (palavras com o mesmo significado) ou hiperônimos (palavras com significado mais amplo) para as palavras em negrito:
1- O Vereador foi bem votado nessas eleições. _______ terá muito trabalho.
2- O cidadão deve pesquisar os candidatos. ________ é responsável por sua escolha.
3- O prefeito é responsável pelas contas da cidade. _________ deve conhecer os problemas da cidade.
4- O eleitor deve conhecer seus direitos. ________ precisa acompanhar o candidato depois das eleições.
QUESTÃO 04
Reescreva o texto, utilizando alguns dos conectores e sinônimos indicado abaixo
(A) Conectores:
para, que, pois, por isso que, assim como, ou seja, para que, uma vez que, também.
(B) Sinônimos:
Eleitor: cidadão, votante, eleitorado
Cidadãos: eleitores, povo, população, indivíduo, pessoa
Prefeito: chefe municipal, administrador da cidade, gestor público, gestor da cidade.
Vereadores: parlamentares municipais, representantes legislativos, legisladores
Escolher: decidir, resolver, determinar, definir, eleger
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Substituições lexicais Instâncias do poder público e canais de participação social: Principais políticos da história goiana. Estruturação dos 3 Poderes nos níveis regional e local. | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0319) Perceber que as substituições lexicais dão continuidade ao texto. (EJAGE0307) Compreender a estruturação do poder administrativo da região metropolitana de Goiânia. |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. |