You are currently viewing Língua Portuguesa – Substituições de palavras (lexicais)

Língua Portuguesa – Substituições de palavras (lexicais)

Esta proposta de Atividade de Português, integrada com Geografia, é destinada aos estudantes do 3º período (4 º série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Substituições lexicais são simplesmente a troca de uma palavra por outra em um texto, sem que o sentido principal da frase seja alterado. Essa troca pode ser feita por diversos motivos, como:

  • Evitar repetições: Imagine um texto onde a mesma palavra se repete várias vezes. Isso tornaria a leitura cansativa e repetitiva. As substituições lexicais ajudam a evitar essa monotonia.
  • Criar coesão: As substituições ajudam a conectar as ideias do texto, criando uma sequência lógica e coerente.
  • Variar o vocabulário: Ao usar sinônimos, hiperônimos e hipônimos, enriquecemos o texto e demonstramos nosso domínio da língua.

Tipos de substituições lexicais:
– Sinônimos: Palavras com significados semelhantes (ex: grande/grande).
– Hiperônimos: Palavras com significado mais amplo (ex: fruta/maçã).
– Hipônimos: Palavras com significado mais específico (ex: maçã/fuji).
– Pronomes: Palavras que substituem substantivos (ex: João/ele).

Exemplo:
Com repetição: João gosta de maçã. João come maçã todos os dias. João leva maçã para a escola.
Com substituições: João gosta de maçã. Ele come a fruta todos os dias. Leva-a para a escola.

Ou seja, as substituições lexicais são uma ferramenta poderosa para tornar sua escrita mais clara, concisa e interessante. Ao dominar esse recurso, você será capaz de produzir textos mais coesos e eficientes.

QUESTÃO 1

Substituições lexicais são
(A) possíveis trocas de pontuações para tornar o texto mais repetitivo.

(B) possíveis trocas de autores para tornar o texto mais dinâmico.

(C) possíveis trocas de objetos de escrita para tornar o texto dinâmico e repetitivo.

(D) possíveis trocas de palavras para tornar o texto dinâmico e menos repetitivo.

QUESTÃO 2

Para conhecer mais palavras e tornar o texto mais dinâmico, mais compreensível, podemos adquirir vocabulário por meio de 

(A) leitura de livros e consulta de dicionários 

(B) leitura de livros e exercícios físicos

(C) uso de dicionário e exercícios físicos 

(D) uso de dicionário e ilustrações de texto

QUESTÃO 3

Complete as frases abaixo utilizando sinônimos (palavras com o mesmo significado) ou hiperônimos (palavras com significado mais amplo) para as palavras em negrito:

1- O Vereador foi bem votado nessas eleições. _______ terá muito trabalho.

2- O cidadão deve pesquisar os candidatos. ________ é responsável por sua escolha.

3- O prefeito é responsável pelas contas da cidade. _________ deve conhecer os problemas da cidade.

4- O eleitor deve conhecer seus direitos. ________ precisa acompanhar o candidato depois das eleições.

    QUESTÃO 04

    Reescreva o texto, utilizando alguns dos conectores e sinônimos indicado abaixo 

    (A) Conectores

    para, que, pois, por isso que, assim como, ou seja, para que, uma vez que, também.

    (B) Sinônimos:

    Eleitor: cidadão, votante, eleitorado

    Cidadãos: eleitores, povo, população, indivíduo, pessoa

    Prefeito: chefe municipal, administrador da cidade, gestor público, gestor da cidade.

    Vereadores: parlamentares municipais, representantes legislativos, legisladores

    Escolher: decidir, resolver, determinar, definir, eleger

    Texto a partir de IA

    AutoriaAriadiny Cândido Morais
    FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
    Componentes CurricularesLíngua Portuguesa
    Objetos de conhecimento:
    Substituições lexicais

    Instâncias do poder público e canais de participação social: Principais políticos da história goiana. Estruturação dos 3 Poderes nos níveis regional e local.
    Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0319) Perceber que as substituições lexicais dão continuidade ao texto.

    (EJAGE0307) Compreender a estruturação do poder administrativo da região metropolitana de Goiânia.
    Referencial:GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.