Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Fonte: Paralelos e meridianos. SILVA, Lussandra Martins. p. 63. Disponível em: <https://www.gov.br/funai/pt-br/arquivos/conteudo/cgmt/pdf/cartografia-basica-e-uso-de-gps-em-tis.pdf/view>. Acesso em 30 de out. de 2024.
As coordenadas geográficas
As coordenadas geográficas são um sistema utilizado para localizar com precisão qualquer ponto na superfície da Terra. Baseiam-se em um sistema de linhas imaginárias os paralelos e meridianos, que criam uma “grade” ao redor do planeta. Este sistema utiliza duas medidas principais: a latitude e a longitude. A partir dessas coordenadas, é possível identificar a posição exata de qualquer lugar em mapas e sistemas de navegação. Para estudantes de Geografia, compreender as coordenadas geográficas é essencial para o estudo de mapas e para a orientação no espaço.
Planisfério mostrando coordenadas geográficas em graus
Fonte: Paralelos e meridianos. SILVA, Lussandra Martins. p. 64. Disponível em: <https://www.gov.br/funai/pt-br/arquivos/conteudo/cgmt/pdf/cartografia-basica-e-uso-de-gps-em-tis.pdf/view>. Acesso em 30 de out. de 2024.
Latitude e Paralelos
A latitude mede a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao Equador, uma linha imaginária que divide o planeta nos Hemisférios Norte e Sul. Representada por linhas horizontais chamadas paralelos, a latitude varia de 0° no Equador a 90° nos polos Norte e Sul. Os paralelos ajudam a identificar diferentes zonas climáticas, como a zona tropical, as zonas temperadas e as zonas polares. Lugares próximos ao Equador possuem baixas latitudes e, geralmente, apresentam temperaturas mais altas. À medida que a latitude aumenta, em direção aos polos, a temperatura tende a cair, caracterizando zonas de climas mais frios.
Paralelos e Meridianos
Fonte: Paralelos e meridianos. SILVA, Lussandra Martins. p. 63. Disponível em: <https://www.gov.br/funai/pt-br/arquivos/conteudo/cgmt/pdf/cartografia-basica-e-uso-de-gps-em-tis.pdf/view>. Acesso em 30 de out. de 2024.
Longitude e Meridianos
A longitude indica a distância de um ponto em relação ao Meridiano de Greenwich, estabelecido como o meridiano de referência com valor de 0°. Os meridianos são linhas verticais que se estendem de polo a polo, formando “meios-círculos” ao redor do planeta. A longitude varia de 0° no Meridiano de Greenwich até 180° a leste (E) e 180° a oeste (W). Esse sistema de meridianos é essencial para a divisão do mundo em fusos horários, já que a Terra completa uma rotação a cada 24 horas, resultando em diferentes horários conforme a posição leste-oeste.
O Sistema de Coordenadas
O sistema de coordenadas geográficas funciona ao combinar as medidas de latitude e longitude para identificar qualquer ponto específico na superfície terrestre. Por exemplo, a cidade de Brasília, no Brasil, está localizada aproximadamente em 15° S de latitude e 47° W de longitude.
A cidade de Brasília
Essa combinação é usada em mapas e dispositivos de GPS, permitindo que lugares sejam encontrados com exatidão. O cruzamento entre a latitude e a longitude oferece um método essencial para navegação e orientação, facilitando o posicionamento exato em qualquer parte do mundo, desde grandes centros urbanos até áreas remotas.
A importância das coordenadas geográficas
As coordenadas geográficas são fundamentais para o estudo da Geografia, por possibilitarem a localização precisa de qualquer ponto no planeta. Compreender a diferença entre latitude e longitude permite que os estudantes visualizem como a Terra é organizada para facilitar a navegação e a orientação. Este sistema fornece não só coordenadas numéricas, mas uma visão mais ampla da distribuição espacial, auxiliando na compreensão das características naturais e culturais do mundo.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 01
Por que o sistema de coordenadas geográficas é essencial para a navegação e localização de pontos na Terra?
QUESTÃO 02
Como o conhecimento das coordenadas geográficas pode ser aplicado em contextos além do estudo de mapas, como no cotidiano e em diferentes profissões?
QUESTÃO 03
As coordenadas geográficas são um sistema utilizado para localizar com precisão qualquer ponto na superfície da Terra. Baseiam-se em um sistema de linhas imaginárias os paralelos e meridianos, que criam uma “grade” ao redor do planeta. A função das coordenadas geográficas é definida pela possibilidade de
(A) determinar a altitude de um ponto exato na Terra.
(B) definir a velocidade de um ponto exato na superfície.
(C) identificar a localização exata de qualquer ponto na Terra.
(D) calcular o tamanho dos continentes, ilhas e montanhas.
QUESTÃO 04
Os paralelos ajudam a identificar diferentes zonas climáticas, como a zona tropical, as zonas temperadas e as zonas polares. Lugares próximos ao Equador possuem baixas latitudes e, geralmente, apresentam temperaturas mais altas. À medida que a latitude aumenta, em direção aos polos, a temperatura tende a cair, caracterizando zonas de climas mais frios. A linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul é conhecida como
(A) o meridiano de Greenwich.
(B) o trópico de Câncer.
(C) o trópico de Capricórnio.
(D) a linha do Equador.
Autoria: | Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva |
Formação: | Licenciatura em Geografia; Bacharelado em Geografia; Licenciatura em Pedagogia; Mestre em Geografia pelo IESA-UFG. |
Componente Curricular: | Geografia |
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades: | (EF06GE08-B) Conhecer e utilizar a rosa dos ventos e as coordenadas geográficas. |
Matriz de habilidades essenciais: | Localizar pontos do espaço geográfico a partir da rosa dos ventos e as coordenadas geográficas. |
Referências: | BARRETO, Marcelo Miller; MENDES, Leonardo Romeiro. O USO DO GOOGLE EARTH NO ENSINO DAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DE ENSINO. 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias Universidade Estadual de Campinas, 29 de junho a 4 de julho de 2019. Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/download/3108/2971/13070>. Acesso em 30 de out. de 2024. SILVA, Lussandra Martins. et al. Cartografia básica e uso de GPS em terras indígenas: programa de capacitação em proteção territorial. – Brasília:FUNAI/GIZ, 2013. Disponível em: <https://www.gov.br/funai/pt-br/arquivos/conteudo/cgmt/pdf/cartografia-basica-e-uso-de-gps-em-tis.pdf/view>. Acesso em 30 de out. de 2024. SILVA, Marcus Vinicius Chagas da; BRITO, Érika Gomes. Cartografia. Fortaleza,EdUECE, 2015. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/552595/2/Livro%20Cartografia%20.pdf>. Acesso em 30 de out. de 2024. |