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Matemática – Tipos de Amostras para Pesquisas Eficientes

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Alguém já se perguntou como os pesquisadores conseguem coletar informações de um grupo grande de pessoas, sem precisar entrevistar cada um? Neste texto iremos abordar esse assunto e chegar a uma resposta para esta questão.

Imagem: canva.com/sorteio

A amostra casual simples é aquela em que cada elemento da população (pessoas que participam do sorteio ou pesquisa) tem a mesma chance de ser selecionado. Um exemplo prático seria sortear nomes aleatoriamente de uma lista de pessoas, usando um gerador de números aleatórios. Esse método é eficaz para garantir a imparcialidade. Cada elemento da população tem a mesma chance de ser escolhido.

Por exemplo 

  • Para escolher uma amostra de alunos de uma escola, poderíamos colocar todos os nomes em um computador e sortear um número determinado de alunos.

Imagem canva.com/estudantes_computador

  • Imagine uma urna com os nomes de todos os alunos de uma turma. Para escolher uma amostra, você poderia pegar bolinhas numeradas, misturá-las e sortear alguns números. Os alunos correspondentes aos números sorteados fariam parte da amostra.

Na amostragem sistemática, escolhe o primeiro elemento (pessoa) de forma aleatória e, a partir dele, selecionamos os próximos elementos de acordo com um intervalo fixo. Por exemplo, se em uma lista de 1000 alunos você precisa de uma amostra de 100, pode selecionar um número aleatório entre 1 e 10 para começar, e depois escolher outro a cada dez alunos da lista. 

Por exemplo 

  • Em uma fila de espera de um banco, você poderia escolher cada quinto cliente para participar de uma pesquisa.

Imagem canva.com/estudantes_computador

  • Em uma lista de 100 alunos, poderíamos escolher um aluno a cada 10, resultando em uma amostra de 10 alunos.

A amostra estratificada é utilizada quando a população possui subgrupos com características distintas, como idade, gênero ou nível de renda. Nesse método, a população é dividida em grupos, e uma amostra é escolhida de cada grupo. 

Por exemplo

  • Em uma pesquisa sobre hábitos de consumo de jovens e adultos, a população poderia ser dividida por faixa etária, e uma pessoa seria retirada de cada faixa para garantir representatividade dos grupos.

Imagem canva.com/pessoas

  • Em uma escola, poderíamos dividir os alunos por série e, em seguida, sortear uma amostra de cada série.

Ficamos por aqui, até o próximo..

Atividade

QUESTÃO 1

Ao escolher cada décimo cliente em uma fila de banco para uma pesquisa, o pesquisador está utilizando a amostragem

(A) casual simples.

(B) sistemática.

(C) estratificada.

(D) por conveniência.

QUESTÃO 2

A divisão dos alunos de uma escola por série e a escolha de uma amostra aleatória de cada série é um exemplo de amostragem

(A) casual simples.

(B) sistemática.

(C) estratificada.

(D) por conglomerados.

QUESTÃO 3

Em uma pesquisa sobre o que os alunos acham das aulas online, o pesquisador pode escolher entre a amostragem casual simples e a amostragem sistemática.

A) Quais são os pontos positivos e negativos de cada método para esse tipo de pesquisa?
B) Qual método você escolheria e por quê? Explique sua escolha considerando o objetivo da pesquisa e as características dos alunos.

QUESTÃO 4

Uma empresa de alimentos deseja lançar um novo produto e precisa identificar o perfil do consumidor ideal.

A) Como a empresa pode usar a amostragem estratificada para garantir que a pesquisa represente diferentes tipos de consumidores?
B) Qual seria a importância de usar uma amostra bem selecionada nesse caso?


Autoria:Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF08MA26-A) Reconhecer que a seleção da amostra na pesquisa pode ser feita de diferentes maneiras: amostra casual simples, sistemática e estratificada.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2024.