Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
As Origens e as Transformações das Práticas de Aventura
As práticas de aventura são o enorme e diversificado conjunto de atividades realizadas em um ambiente desafiador (urbano ou na natureza), onde se realizam ações que exigem muita perícia para superar os obstáculos ou desafios encontrados.
Com isso os aventureiros enfrentam inúmeras situações de imprevisibilidade, o que provoca a sensação popularmente chamada de “adrenalina”, porém com o máximo controle dos riscos.
São atividades como escaladas, trilhas, corridas de orientação, surf, skate, mountain bike, parkour etc. São, portanto, todas elas atividades de interação com os desafios e obstáculos encontrados em um ambiente urbano e ou na natureza.
Apesar de muitas dessas atividades serem praticadas desde a pré-história, só nos últimos anos essas práticas passaram a integrar às aulas de Educação Física Escolar.
Inicialmente, elas surgiram da necessidade de explorar novos territórios e ou vencer obstáculos da natureza, como por exemplo, rios com forte correnteza e montanhas. Então, foram diferentes exploradores, militares, fugitivos e caçadores que ao longo de séculos desenvolveram as técnicas e os equipamentos utilizados nessas práticas.
Nesse processo de criação das técnicas e equipamentos que hoje se tornaram as práticas de aventura, muitos acidentes ocorreram e até mesmo fatalidades. Por isso, um dos fundamentos atuais dessas práticas é o máximo controle dos riscos.
De suas origens até os dias atuais, muitas práticas de aventura passaram por grandes transformações, seja nas técnicas praticadas ou nos equipamentos utilizados, que hoje contam também com o avanço da tecnologia.
Mas, a principal transformação nas práticas de aventura se deu com relação aos objetivos de quem realiza essas práticas, assim como a preocupação com a segurança. E se antes, essas práticas atendiam a necessidades de sobrevivência, necessidades militares, políticas e econômicas, atualmente elas são voltadas para o lazer, a ludicidade, os cuidados com a saúde e a contemplação da natureza, e sempre com o máximo controle dos riscos.
Questão 1
São exemplos de práticas de aventura na natureza
(A) surf, skate e parkour.
(B) mountain bike, skate e canoagem.
(C) escalada, trilha e corrida de orientação.
(D) parkour, mountain bike e arvorismo.
Questão 2
São exemplos de práticas de aventura urbanas
(A) skate e parkour.
(B) mountain bike e trilha.
(C) corrida de orientação e escalada.
(D) arvorismo e rapel.
Questão 3
Como as práticas de aventura surgiram?
Questão 4
Quais foram as principais transformações nas práticas de aventura depois que se tornaram uma prática moderna e turística?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0537) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/6ano/educacao-fisica/introducao-as-praticas-corporais-de-aventura/6632#:~:text=Inicialmente%20realizadas%20em%20ambientes%20naturais,e%20risco%20que%20envolve%20essas |