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ARTE/ARTES VISUAIS: Brincadeiras, danças e histórias em diferentes épocas e culturas

Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: SCHWARTZ, Gisele Maria; TEODORO, Ana Paula Evaristo Guizarde. Artes plásticas e estratégias de disseminação de jogos e brincadeiras tradicionais. Conexões, v. 22, p. e024007-e024007, 2024.

Brincadeiras, danças e histórias em diferentes épocas e culturas

Sabiam que brincar, dançar e contar histórias são tradições muito antigas?

Pelo mundo, essas atividades refletem o jeito de viver e as histórias que cada povo quer contar. Que tal conhecer sobre essas brincadeiras, histórias e tradições?

Vamos olhar a pintura Jogos Infantis de Pieter Bruegel, que mostra mais de 90 brincadeiras antigas.

Fonte: Netto, Marinilse; Perassi, Richard; Fialho, Francisco Antônio Pereira. Estudos Semióticos: Análise Perceptiva E A Terceiridade Peirceana Na Obra “Jogos Infantis” De Pieter Bruegel. Projética, V. 4, N. 1, P. 249-266, 2013.

Você consegue imaginar como eram esses jogos e brincadeiras?

Quais as brincadeiras ou jogos você identifica na imagem?

Será que você já brincou de algo parecido, como esconderijo ou pega-pega?

Mesmo em outra época, as crianças brincavam juntas, mostrando como a brincadeira sempre uniu as pessoas.

E falando em brincadeiras do passado, aqui no Brasil também temos muitas. O artista Ivan Cruz fez pinturas que mostram várias delas, como pular corda e pular carniça.

Fonte: GOMES, Joice Rodrigues et al. Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e Transformações. 2022.

Quais dessas brincadeiras você conhece?

Qual delas você mais gosta de brincar?

Você acha que essas brincadeiras são diferentes das de hoje?

Será que a diversão mudou com o tempo?

As danças também são manifestações que atravessam o tempo, como podemos observar na obra “Roda de Samba”, do artista Carybé, que tem raízes culturais africanas e brasileiras.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/pibidmusufba/9350828961 Acesso em 28, out. 2024.

Como você imagina que seja o som e o ritmo dessa dança?

Você consegue pensar em alguma dança que representa sua própria cidade ou cultura?

As histórias são parte essencial da cultura e estão presentes na arte. A artista Tarsila do Amaral, com sua obra Abaporu, representa a história de nossa cultura e as raízes indígenas e africanas.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/palaciodoplanalto/5550815465/in/photolist-9svo3V-QVhoU-VEpa3-QVhFY-QVgkS-QVgJJ-QVh2d-VEqDZ-JpSmp-b4L2Z-4Tvqmi-2iUy5Yu-Hu5DFk-2iUCrkT-PN6BN-2iUCpr2-2iUy5gx-Jgdf3w-2iUCpUB-2iUCq9e-2iUANMP-9ryu4C-5r6C2W-5r6C8d-2mVA6v7-4BLGug-4W2LoM-rHQomU-4W6Zps-2hVJSi9-4W2Kz2-2hVGQWD-4W2JY6-4rzohJ-4W2KGv-xnAd2-4W6ZFW-4W71pN-2hVJSpg-2hVGR35-2hVHW2s-2hVEkRR-2hVK1KZ-2hVFEL2-2oP4FTX-2hVK1Ms-2hVNtVe-2hVGR92-2hVHX1G-2hVEkWF Acesso em 28, out. 2024.

Brincadeiras, danças e histórias sempre fizeram parte da vida das pessoas, e por meio da arte podemos descobrir como elas foram mudando, mas também como permaneceram até hoje.

Se a arte contasse uma história sobre o lugar onde você vive, que personagens ou cenas fariam parte dela?


QUESTÃO 1

Brincar, dançar e contar histórias são tradições muito antigas. Pelo mundo, essas atividades refletem o jeito de viver e as histórias que cada povo quer contar. O artista Ivan Cruz fez pinturas que mostram várias delas, como

(A) jogar videogame.

(B) jogar bola e pular corda.

(C) brincar com celular.

(D) assistir televisão.

QUESTÃO 2

As histórias são parte essencial da cultura e estão presentes na arte. A artista Tarsila do Amaral, com sua obra Abaporu, representa a história e a mistura

 (A) da vida e dos costumes da cidade grande.

 (B) da vida moderna e da arte brasileira.

 (C) das raízes indígenas e africanas do Brasil.

 (D) da cultura europeia e de suas origens.

QUESTÃO 3

Observe a imagem

Fonte: Netto, Marinilse; Perassi, Richard; Fialho, Francisco Antônio Pereira. Estudos Semióticos: Análise Perceptiva E A Terceiridade Peirceana Na Obra “Jogos Infantis” De Pieter Bruegel. Projética, V. 4, N. 1, P. 249-266, 2013.

O que você acha que as brincadeiras antigas, como as mostradas na imagem da pintura “Jogos Infantis” de Pieter Bruegel, mostram sobre as crianças daquela época?

QUESTÃO 4

Cada um de nós tem algo importante para contar por meio das nossas criações. Que tal imaginar e desenhar suas próprias brincadeiras e danças?

AGORA É SUA VEZ!


AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF04AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas, relacionando com as experiências em artes visuais, bem como respeitando o repertório pessoal e coletivo.
Referências BERNARDES, E.L. (2005). Jogos e Brincadeiras: ontem e hoje. Cadernos de História  da Educação, São Paulo, n.4, jan/dez.
CARDOSO, S.R. (2004). Memórias e Jogos Tradicionais Infantis: lembrar e brincar é só começar. Londrina: Eduel.
CHATEAU, J. (1987). O jogo e a criança. São Paulo: Summus.
CONCEIÇÃO, A.; NOGUEIRA, S. (2004). Brincadeiras e jogos tradicionais de outros tempos. Revista Virtual de Humanidades, São Paulo, v. 5, n.11, jul/set.