Os espaços nas unidades educacionais devem acolher e oportunizar situações variadas que desafiem, promovam aprendizagens e apoiem o desenvolvimento integral das crianças.
É fundamental que eles sejam continuamente reorganizados e ressignificados, considerando as possibilidades da unidade educacional. Os espaços devem ir além de áreas delimitadas, tornando-se lugares de encontros e vivências significativas. Isso implica adaptar e replanejar ações para permitir que as crianças ampliem, diversifiquem e complexifiquem seus conhecimentos.
Como um dos organizadores da rotina dentro da unidade educacional, é importante que o espaço favoreça a autonomia, a autoria e a exploração, possibilitando que as crianças investiguem, observem, convivam entre si, movimentem-se livremente e brinquem, inclusive em contato com a natureza.
Conheça o relato da professora Daniela Maria, da Escola Municipal João de Paula Teixeira sobre a organização dos espaços com as crianças do agrupamento de 5 anos.
Proponentes/Curadoria | Equipe Educação Infantil NEC — Ester Mendes e Izabel Lemos |
Unidade Educacional | Escola Municipal João de Paula Texeira |