ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
LUTA DE BRAÇO
A luta de braço, também chamada de queda de braço ou braço de ferro, é uma competição que combina força e técnica. Nela, dois competidores se posicionam frente a frente, com os polegares entrelaçados e uma pegada firme nas mãos. O objetivo é derrubar o braço do adversário sobre a mesa, mantendo os cotovelos alinhados e apoiados, enquanto a outra mão deve estar segurando um ponto de apoio. Os participantes podem escolher usar o braço direito ou esquerdo na disputa.
Esse esporte é acessível e inclusivo, sendo oficialmente reconhecido por entidades esportivas como o COB e o COI. A luta de braço possui categorias que atendem a diferentes grupos, incluindo homens, mulheres e pessoas com deficiência, promovendo a participação de todos. Além disso, as regras são estabelecidas para garantir segurança e igualdade durante as competições.
QUESTÃO 1
O principal objetivo da luta de braço é
(A) quebrar ou lesionar o braço do adversário.
(B) tirar o adversário com os braços da área de luta.
(C) derrubar o braço do oponente sobre a mesa.
(D) ganhar pontos ao fazer o oponente desistir.
QUESTÃO 2
As pessoas em geral tem uma ligação bastante especial com a Luta de Braço. Muitas vezes, é um tio ou um primo que resgata essa conexão, já que todos costumavam brincar na escola ou em festas de amigos e familiares, formando uma forte identificação com a modalidade. E você, qual é a sua história com a luta de braço?
QUESTÃO 3
Leia:
Baseado no texto, podemos dizer que
(A) a luta de braço é amplamente respeitada em ambientes acadêmicos.
(B) o reconhecimento da luta de braço como esporte aumenta sua credibilidade.
(C) a luta de braço é considerada mais difícil e violenta do que outros esportes.
(D) a luta de braço é um esporte que está presente há anos nos Jogos Olímpicos.
QUESTÃO 4
Leia:
Qual é a sua opinião sobre os atletas de luta de braço terem o mesmo reconhecimento e oportunidades que outros esportistas, como os jogadores de futebol, por exemplo?
QUESTÃO 5
“A luta de braço é um esporte democrático.” O que essa afirmação significa?
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0325) Compreender o conceito, a origem, as normas, os objetivos e os fundamentos das diferentes lutas. (EJALP0315) Inferir informações implícitas nos textos lidos. |
Referências | ALENCAR, Yllah Oliveira et al. As lutas no ambiente escolar: uma proposta de prática pedagógica. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 23, n. 3, p. 53-63, 2015. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE LUTA DE BRAÇO. Disponível em: CBLBH – Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo – Mais de 17mil afiliados em todo país. Acesso em 25 de outubro de 2024. |