ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
QUANDO ESTAMOS JUNTOS NA SALA DE AULA, É MUITO IMPORTANTE SABER FALAR E OUVIR DE MANEIRA RESPEITOSA. QUANDO VOCÊ TEM UMA IDEIA PARA COMPARTILHAR, É BOM ESPERAR SUA VEZ DE FALAR. ASSIM, TODOS PODEM ENTENDER O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO. ENTÃO, LEVANTE SUA MÃO E AGUARDE SUA VEZ.
DA MESMA FORMA, QUANDO OUTRA PESSOA ESTIVER FALANDO, É PRECISO PRESTAR ATENÇÃO E NÃO INTERROMPER. RESPEITAR O TEMPO DE FALA DO OUTRO É UMA FORMA DE SER ÉTICO E GENTIL.
LEMBRE-SE DE QUE CADA UM DE NÓS É ÚNICO E PODE TER OPINIÕES DIFERENTES. MESMO QUE VOCÊ NÃO CONCORDE COM O QUE O COLEGA DIZ, É IMPORTANTE OUVIR COM RESPEITO. ISSO MOSTRA QUE VOCÊ VALORIZA AS IDEIAS DELE, MESMO QUE TENHA UMA OPINIÃO DIFERENTE.
O RESPEITO PELAS IDEIAS DOS OUTROS AJUDA A TURMA A SE TORNAR UM GRUPO MAIS UNIDO, ONDE TODOS SE SENTEM VALORIZADOS E SEGUROS PARA FALAR E OUVIR. É ASSIM QUE APRENDEMOS JUNTOS, RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE E AS IDEIAS DE CADA UM.
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
O QUE SIGNIFICA OUVIR COM RESPEITO?
(A) FALAR AO MESMO TEMPO QUE O COLEGA.
(B) ESPERAR A SUA VEZ DE FALAR E PRESTAR ATENÇÃO NO QUE COLEGA DIZ.
(C) IGNORAR O QUE O COLEGA ESTÁ FALANDO.
(D) FALAR MAIS ALTO PARA SER OUVIDO.
QUESTÃO 2
É IMPORTANTE RESPEITAR AS IDEIAS DOS OUTROS
(A) PARA GANHAR UM PRÊMIO.
(B) PARA QUE TODOS SE SINTAM VALORIZADOS E OUVIDOS.
(C) PARA QUE NINGUÉM FALE MAIS DO QUE O PROFESSOR.
(D) PARA SER O MELHOR DA TURMA.
QUESTÃO 3
O QUE VOCÊ DEVE FAZER QUANDO NÃO CONCORDA COM A OPINIÃO DO COLEGA É
(A) RIR DA OPINIÃO DELE.
(B) FICAR BRAVO E DISCUTIR.
(C) OUVIR COM RESPEITO, MESMO SEM CONCORDAR.
(D) IGNORAR A IDEIA DO COLEGA.
QUESTÃO 4
POR QUE É IMPORTANTE FALAR DE FORMA EDUCADA QUANDO ESTAMOS COMPARTILHANDO NOSSAS IDEIAS?
QUESTÃO 5
CONTE UM MOMENTO EM QUE VOCÊ OUVIU A IDEIA DE ALGUÉM COM RESPEITO, MESMO QUE FOSSE DIFERENTE DA SUA. O QUE ACONTECEU?
QUESTÃO 6
O QUE VOCÊ ACHA QUE PODE FAZER PARA MOSTRAR RESPEITO E ÉTICA QUANDO ESTIVER OUVINDO AS IDEIAS DOS SEUS COLEGAS?
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | HISTÓRIA |
HABILIDADE | (GO-EF01HI03-C) EXPRESSAR SUAS IDEIAS, OUVINDO DEMOCRATICAMENTE A IDEIA DO OUTRO, COM ÉTICA RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE DE CADA UM. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COM |