Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Artista Multimídia
O que é um Artista Multimídia?
Um artista multimídia utiliza diferentes formas de expressão e técnicas, como vídeo, som, fotografia e tecnologias digitais, em vez de se limitar a uma única modalidade. Essa abordagem amplia as possibilidades criativas, permitindo que a obra seja mais rica e repleta de interpretações variadas ao combinar diversas linguagens.
Processo criativo de um artista multimídia
O processo criativo de artistas multimídia é fluido e interdisciplinar, com inspirações que vão da cultura popular à tecnologia e questões sociopolíticas. A tecnologia tem papel central, integrando programas de edição, modelagem 3D e inteligência artificial às técnicas tradicionais.
Disponível em https://www.deviantart.com/koalafish/art/AI-Art-Psychedelic-Mind-Explosion-939908350 Acesso em 22, out. 2024.
A escolha de materiais e meios é guiada pela ideia central da obra, com experimentação constante, onde erro e tentativa são essenciais para o desenvolvimento do trabalho.
Características do trabalho de um artista multimídia
Uma das principais características do trabalho multimídia é a integração de diversas técnicas e suportes em uma única obra. Isso pode resultar em instalações complexas, performances que envolvem interação do público ou obras que fazem uso de tecnologias imersivas, como realidade alternativa e realidade virtual.
Acervo pessoal – Veruska Bettiol (2018)
Exemplos de artistas multimídia
O artista Nam June Paik foi considerado o pai da videoarte.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/dalbera/43630839405 Acesso em 23, out. 2024.
Bill Viola é um artista conhecido por suas instalações em vídeo.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/canadianoperacompany/6715521855/ Acesso em 23, out. 2024.
Marina Abramović é uma artista conhecida por suas performances interativas.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Marina_Abramovi%C4%87_2017_in_Stockholm-2.jpg Acesso em 23, out. 2024.
Esses artistas, são exemplos de como diferentes formas de arte podem se entrelaçar para criar experiências impactantes.
No Brasil, artistas como Regina Silveira, trabalham com projeções e instalações.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/lais-castro/8214535167 Acesso em 23, out. 2024.
Eduardo Kac, explora bioarte e holografia.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/http_gallery/41829198971/ Acesso em 23, out. 2024.
Regina e Eduardo são artistas referências na contemporaneidade.
Artistas multimídia utilizam uma variedade de técnicas para criar suas obras. Algumas das mais comuns incluem:
Videoarte: Uso de vídeos para expressar ideias ou contar histórias, muitas vezes combinando imagens, sons e performances.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:New_World_Order_-_Videoarte_y_videoinstalaci%C3%B3n.jpg Acesso em 23, out. 2024.
Instalações: Criação de ambientes ou espaços interativos que convidam o espectador a explorar e interagir com a obra.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mobile-App-for-interactive-Installations.jpg Acesso em 23, out. 2024.
Fotografia: Utilização de fotografias como meio de captura e expressão, podendo ser integradas a outras mídias.
Performance: Combinação de arte ao vivo com outros elementos, como música, dança ou teatro, muitas vezes envolvendo o público.
Disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/05/Performance.jpg Acesso em 23, out. 2024.
Arte digital: Criação de obras utilizando software de design, ilustração ou animação, que podem ser apresentadas em telas ou projetadas.
Realidade aumentada e virtual: Uso de tecnologias que permitem experiências imersivas, onde o espectador pode interagir com ambientes digitais.
Disponível em https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-jogando-tecnologia-interior-6498946/ Acesso em 23, out. 2024.
Sonorização: Integração de som e música, que podem ser elementos centrais ou complementares na obra.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/robson_b_sampaio/14633666440/in/photostream/ Acesso em 23, out. 2024.
Colagem e montagem: Combinação de diferentes materiais e mídias, para criar narrativas visuais.
Disponível em https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-de-pessoa-com-tecnica-de-colagem-e-bloqueio-de-cores_38048642.htm#fromView=search&page=1&position=39&uuid=9ce12d75-96b4-4920-9a04-a0a377871ee3 Acesso em 23, out. 2024.
Os artistas multimídia desempenham um papel crucial na arte contemporânea, expandindo os limites da criatividade e convidando o público a participar de novas maneiras, criando um diálogo que vai além da contemplação passiva. Ao combinar diferentes mídias, eles criam obras que provocam a reflexão crítica, permitindo uma nova leitura do mundo e do papel do artista na sociedade.
QUESTÃO 1
A arte multimídia amplia as possibilidades criativas, permitindo que a obra seja mais rica e repleta de interpretações variadas ao combinar diversas linguagens. E o que caracteriza um artista multimídia é a utilização de
(A)apenas uma expressão artística.
(B) diversas formas de expressão artística.
(C) tecnologias digitais exclusivas.
(D) apenas pintura e escultura.
QUESTÃO 2
O processo criativo de artistas multimídia vai da cultura popular à tecnologia e questões sociopolíticas. onde a tecnologia tem papel central. Uma característica essencial do processo criativo de um artista multimídia é
(A) o foco apenas em técnicas tradicionais.
(B) o uso exclusivo de materiais digitais.
(C) a interdisciplinaridade e experimentação constante.
(D) a rejeição à combinação de diferentes linguagens.
QUESTÃO 3
Quais são as técnicas comumente usadas por artistas multimídia?
QUESTÃO 4
Cite exemplo de um artista multimídia e escreva sobre o que inspira seu processo criativo.
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF09AR05-B) Explorar a criação de artes visuais nas diferentes tecnologias e recursos digitais como, por exemplo, multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografias, softwares nos processos de criação artística e composição estética, aproximando realidades distintas. |
Referências | Fragoso, M.L. (Org.). (2005). Arte computacional no Brasil. Brasília: Editora Programa de Pós-Graduação em Arte – Ida, UnB. _____. (2003). Experimentações multimídia em arte contemporânea e internet. Tese defendida em 2003 no programa de Pós-Graduação em Multimeios da UNICAP, SP. |