You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – FATO OU OPINIÃO

LÍNGUA PORTUGUESA – FATO OU OPINIÃO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM EDUCAÇÃO FÍSICA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

VAMOS APRENDER A IDENTIFICAR FATO E OPINIÃO?

Criado em: www.canva.com

TODOS OS DIAS NOS DEPARAMOS COM NOTÍCIAS, PROPAGANDAS E CONVERSAS QUE MISTURAM O QUE É FATO COM O QUE É OPINIÃO. MAS COMO SABER O QUE É VERDADE E O QUE É SÓ A IDEIA DE ALGUÉM?

FATOS SÃO COISAS QUE PODEMOS PROVAR. SÃO COMO FOTOS: MOSTRAM O QUE ACONTECEU. POR EXEMPLO: “O SOL NASCE NO LESTE”, NÃO MUDA DE ACORDO COM A OPINIÃO. 

OPINIÕES SÃO AS IDEIAS DE CADA UM. AS OPINIÕES PODEM MUDAR DE PESSOA PARA PESSOA. POR EXEMPLO: “O CHOCOLATE É O MELHOR DOCE DO MUNDO.”

POR QUE É IMPORTANTE SABER A DIFERENÇA?

  • PARA NÃO SERMOS ENGANADOS: MUITAS VEZES, AS PESSOAS MISTURAM FATOS E OPINIÕES PARA NOS CONVENCER DE ALGO.
  • PARA FORMAR NOSSA PRÓPRIA OPINIÃO: AO SEPARAR O QUE É FATO DO QUE É OPINIÃO, PODEMOS PENSAR POR NÓS MESMOS.
  • PARA ENTENDER MELHOR O MUNDO: SABER O QUE É VERDADE NOS AJUDA A COMPREENDER MELHOR AS COISAS QUE ACONTECEM AO NOSSO REDOR.

COMO DIFERENCIAR?

  • PROCURE POR PALAVRAS QUE MOSTRAM OPINIÃO: “ACHO”, “CREIO”, “PARECE”, “MELHOR”, “PIOR”.
  • VERIFIQUE A FONTE: NOTÍCIAS DE SITES CONFIÁVEIS COSTUMAM TER MAIS FATOS.
  • PENSE SE DÁ PARA PROVAR: SE ALGO PODE SER PROVADO, É MAIS PROVÁVEL QUE SEJA UM FATO.

QUESTÃO 1

O SEGUNDO O TEXTO PODEMOS COMPREENDER COMO FATO

(A) ALGO QUE PODE SER MUDADO; MUDA DE PESSOA PARA PESSOA.

(B) ALGO QUE PODE SER PROVADO, NÃO MUDA DE PESSOA PARA PESSOA.

(C) ALGO QUE ACONTECEU, MAS OSCILA E MUDA DE LUGAR PARA LUGAR.

(D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTERIORES SÃO CORRETAS.

QUESTÃO 2

O SEGUNDO O TEXTO PODEMOS DIZER QUE OPINIÃO

(A) É COMO SE PENSA, PODE MUDAR DE PESSOA PARA PESSOA.

(B) É COMO SE AGE, MAS NÃO MUDA DE PESSOA PARA PESSOA.

(C) NÃO É COMO CADA UM PENSA E PODE SER PROVADO. 

(D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTERIORES SÃO CORRETAS.

QUESTÃO 3

LEIA E COMPARE OS CARDS, DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA SE É FATO OU OPINIÃO.

QUESTÃO 4

COMO CONCLUIU OU QUAL ESTRATÉGIA UTILIZOU PARA DISTINGUIR SE OS CARDS DA QUESTÃO 3 SÃO FATO OU OPINIÃO?

QUESTÃO 5

LEIA E ORGANIZE AS FRASES ABAIXO DE ACORDO COM O GRUPO CORRESPONDENTE.


AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa
Objetos de conhecimento:
Leitura e compreensão de textos relacionados à vida pública: Gêneros textuais: cartas de leitor e de reclamação;  Elementos da notícia: fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência.

História, conceito, valores, regras, fundamentos técnicos e táticos das diversas modalidades esportivas: Esportes individuais;  Esportes coletivo.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJALP0313) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários, dentre outros.)


(EJAEF0313) Refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes.
Referencial:GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 22 de outubro de 2024.