Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
CONCEITO
O Pebolim, também conhecido como futebol de mesa, é um jogo que simula uma partida de futebol, jogado em uma mesa com bonecos presos a barras giratórias.
Suas características históricas e culturais variam dependendo da região, mas ele é amplamente apreciado em diversas partes do mundo.
CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS
- Origem: Acredita-se que o pebolim tenha sido inventado na Europa. Existem registros que indicam que foi criado na Espanha por Alejandro Finisterre, durante a década de 1930, para permitir que crianças feridas na Guerra Civil Espanhola ainda pudessem desfrutar de uma versão do futebol, mesmo com limitações físicas.
- Popularização: Nas décadas seguintes, o jogo se espalhou pela Europa e América Latina, onde se tornou particularmente popular. No Brasil, o pebolim começou a ganhar notoriedade nas décadas de 1960 e 1970.
- Difusão Mundial: Com o tempo, o pebolim tornou-se um jogo de lazer comum em clubes sociais e escolas, sendo jogado tanto em competições casuais quanto em torneios organizados.
CARACTERÍSTICAS CULTURAIS
- Integração Social: O pebolim é uma atividade acessível a pessoas de todas as idades e classes sociais. Muitas vezes é jogado em ambientes comunitários e contribui para a socialização, promovendo interação e cooperação entre os jogadores.
- Variações Regionais: Embora a essência do jogo seja similar em todo o mundo, há variações regionais nas regras, na disposição das barras e na contagem de pontos. No Brasil, por exemplo, as regras podem ser mais flexíveis em comparação a torneios internacionais.
- Símbolo de Cultura Pop: O pebolim é parte da cultura popular de muitos países. No Brasil, é comum encontrar mesas de pebolim em centros de convivência, onde é jogado de forma recreativa por grupos de amigos e familiares.
- Competições: Ao longo dos anos, o jogo evoluiu para um esporte competitivo, com campeonatos nacionais e internacionais. Existem federações e associações que regulamentam o esporte, promovendo torneios profissionais.
O pebolim, portanto, não é apenas um jogo de diversão, mas também um reflexo da cultura popular, que integra diferentes pessoas e regiões.
Questão 01
A origem do pebolim remonta à Europa, e acredita-se que ele tenha sido inventado durante a década de 1930 por
(A) John Finisterre.
(B) Alejandro Finisterre.
(C) Willian Morgan.
(D) James Naismith.
Questão 02
O pebolim, popularmente chamado de totó ou futebol de mesa, começou a se destacar no Brasil, principalmente em locais como centros de recreação. A década em que isso ocorreu refere-se ao ano
(A) de 1930.
(B) de 1940.
(C) de 1950.
(D) de 1960.
Questão 03
Responda:
a) De que maneira o pebolim contribui para a socialização e integração entre os jogadores?
b) Como as variações regionais nas regras do pebolim refletem as características culturais de diferentes países?
Questão 04
Responda:
a) De que forma o pebolim se tornou um símbolo da cultura popular no Brasil?
b) Como o pebolim evoluiu de um simples jogo recreativo para um esporte competitivo?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF07EF26) Vivenciar diversos jogos de salão apropriando de fundamentos técnicos – táticos, e compreendendo suas organizações sociais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 7º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Se liga na educação física: 7º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. Brotto, Fábio Otuzi – Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência / Fábio Otuzi Brotto. Santos, SP: Projeto Cooperação,2001. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. Rev. São Paulo: Cortez, 2009. 220 p. ZAMAI, Carlos Aparecido; FERREIRA, Fátima Aparecida; CARRILLO, Jaime Humberto Pacheco; SILVA, Josias Ferreira da. Jogos e brincadeiras de rua e no ambiente escolar: aprendizagem através da prática corporal. Campinas: PM Editora, 2020. HAETINGER, Max Gunther. Jogos, diversão e lazer . 1. ed., rev. Curitiba: IESDE Brasil, 2012. 84 p. |