Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
Brinquedos e Brincadeiras na Arte
Brinquedos, brincadeiras e jogos sempre fizeram parte da vida das pessoas, de diferentes formas e em diferentes épocas. Vamos viajar no tempo e em diferentes lugares do mundo para conhecer algumas dessas brincadeiras e seus reflexos nas artes visuais.
No passado, as crianças se divertiam com brincadeiras como pular corda e brincar de roda, e muitas dessas brincadeiras são tão antigas que ainda fazemos hoje.
O artista Cândido Portinari retratou várias dessas cenas em suas pinturas, como crianças brincando de amarelinha e soltando pipas.
Fonte: SCHWARTZ, Gisele Maria; TEODORO, Ana Paula Evaristo Guizarde. Artes plásticas e estratégias de disseminação de jogos e brincadeiras tradicionais. Conexões, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024007, 2024. DOI: 10.20396/conex.v22i00.8675673. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8675673. Acesso em: 21 out. 2024.
Já o artista Pieter Bruegel, na obra Jogos Infantis, pintou mais de 200 crianças brincando nas ruas de diversas maneiras, mostrando a alegria e a diversidade das brincadeiras de sua época.
Fonte: Netto, Marinilse; Perassi, Richard; Fialho, Francisco Antônio Pereira. Estudos Semióticos: Análise Perceptiva E A Terceiridade Peirceana Na Obra “Jogos Infantis” De Pieter Bruegel. Projética, V. 4, N. 1, P. 249-266, 2013.
Os brinquedos nem sempre foram como os de hoje, que compramos prontos. Antigamente, muitos eram feitos à mão, usando materiais simples e muita criatividade.
Disponível em https://www.quintaldobrincar.com.br/MLB-2089648851-pio-fieira-em-madeira-brinquedo-retr-popo-top-mix-_JM#&gid=1&pid=3 Acesso em 21, out. 2024.
O artista Ivan Cruz adorava pintar cenas de crianças brincando com esses brinquedos tradicionais, como bolinhas de gude, pipas, amarelinha e piões, mostrando a alegria e a simplicidade das brincadeiras populares.
Fonte: Romualdo, Kelly Gouveia. Ciranda Cirandinha, Vamos Todos Cirandar Nas Cirandas Das Cores De Candido Portinari E Ivan Cruz Com As Crianças Do Infantil V.
Além de brinquedos e brincadeiras, os jogos também sempre estiveram presentes nas diferentes culturas.
No Japão, por exemplo, existe um jogo chamado kendama, que é como um desafio de coordenação para equilibrar uma bolinha em diferentes partes de um suporte de madeira.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/lavagnou/13735007054 Acesso em 21, out. 2024.
Na África, crianças jogam o mancala, um jogo de tabuleiro muito antigo que trabalha a estratégia.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mancala_Board_in_the_National_Ethnographic_Museum,_Warsaw.jpg Acesso em 21, out. 2024.
AGORA É SUA VEZ
QUESTÃO 1
Brinquedos, brincadeiras e jogos sempre fizeram parte da vida das pessoas, de diferentes formas e em diferentes épocas. No passado, as crianças se divertiam com brincadeiras que ainda é praticada nos dias de hoje, como
(A) brinquedos eletrônicos.
(B) brincadeiras de roda.
(C) jogos de videogame.
(D) parques de diversões.
QUESTÃO 2
No passado, os brinquedos eram diferentes dos de hoje, que compramos prontos. Antigamente, eles eram
(A) comprados prontos e duráveis.
(B) feitos à mão com materiais simples.
(C) produzidos em fábricas em série.
(D) feitos de metal e tecnologia avançada.
QUESTÃO 3
Que tipo de brinquedos o artista Ivan Cruz costumava retratar em suas obras?
QUESTÃO 4
As artes visuais nos mostram que brinquedos e brincadeiras podem ser uma grande inspiração para criar. Você também pode inventar seus próprios jogos e desenhar suas brincadeiras favoritas, assim como os artistas fizeram no passado.
Do que você mais gosta de brincar? Que tal desenhar uma brincadeira com seus amigos ou inventar um jogo novo, usando toda a sua criatividade?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF03AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas, relacionando com as experiências em artes visuais, respeitando o repertório pessoal e coletivo. |
Referências | Rougère, G. (1995) Brinquedo e Cultura.Cortez Editora, São Paulo. Ishimoto, T. M. (1992) Jogos Tradicionais Infantis do Brasil.São Paulo. Kishimoto, T. M. (2qq7) Brincadeiras para crianças de todo o mundo.(Childrens Play – For Children From All Around The World – Obra em Português E Inglês), Unesco, Cisv, Ambar, Hedding-Griffo, São Paulo. |