You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Registrando as diferentes posições do Sol com o gnômon

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Registrando as diferentes posições do Sol com o gnômon

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Registrando as diferentes posições do Sol com o gnômon

Você sabia que o Sol pode nos ajudar a descobrir onde estão os pontos cardeais, como o norte, o sul, o leste e o oeste? Um jeito interessante de fazer isso é usando uma vara chamada gnômon. Quando colocamos essa vara em pé no chão, ela faz sombra, e essa sombra vai mudando de lugar ao longo do dia, dependendo da posição do Sol no céu. 

De manhã, quando o Sol nasce, a sombra aponta para o oeste, porque o Sol nasce no leste. Ao meio-dia, o Sol está bem alto no céu, e a sombra fica mais curta, quase embaixo da vara. E no final da tarde, quando o Sol está se pondo no oeste, a sombra vai estar apontando para o leste. Essas mudanças nos ajudam a entender onde estão os pontos cardeais! 

Mas, além de observar as sombras, também podemos usar uma bússola para encontrar os pontos cardeais. A bússola é um instrumento que sempre aponta para o norte. Assim, podemos comparar os resultados que obtemos observando a sombra com o que a bússola nos mostra. Legal, né? Dessa forma, podemos aprender mais sobre como o Sol se movimenta e como usar diferentes ferramentas para nos orientar no espaço.

Agora que você aprendeu como o Sol e o gnômon funcionam, que tal observar as sombras na sua casa ou na escola e ver se você consegue identificar os pontos cardeais?

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

A sombra de uma vara (gnômon) ao meio-dia

(A) aponta para o oeste.

(B) aponta para o leste.

(C) fica mais curta, quase embaixo da vara.

(D) aponta para o norte.

QUESTÃO 2

O instrumento que podemos usar para comparar com as sombras do gnômon e encontrar os pontos cardeais é o/a

(A) termômetro.

(B) bússola.

(C) relógio.

(D) régua.

QUESTÃO 3

Explique como podemos usar a sombra de uma vara (gnômon) para encontrar os pontos cardeais.

QUESTÃO 4

Atividade Lúdica: “Identificando os pontos cardeais de maneira divertida”

Material necessário:

  • Uma vara (pode ser um lápis ou graveto)
  • Giz (ou fita adesiva)
  • Bússola

Etapas:

  • Passo 1: Escolha um espaço ao ar livre e coloque a vara em pé no chão. Use giz ou fita para marcar no chão onde a sombra da vara está no início da manhã.
  • Passo 2: Durante o dia, peça às crianças para observarem a mudança da sombra e marcarem onde ela está ao meio-dia e no final da tarde.
  • Passo 3: Com uma bússola, verifiquem os pontos cardeais e comparem com a direção das sombras.

Registro:

  • Registre suas observações sobre como a posição da sombra muda ao longo do dia. Inclua os horários em que observou as sombras e descreva como cada mudança ajudou a identificar os pontos cardeais.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: – Nutrição.   Graduada em:
– Pedagogia e Jornalismo.   Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI09-B) Registrar diferentes posições relativas do Sol a partir da sombra de uma vara (gnômon), identificando os pontos cardeais.

(EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
Referência (s):Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.  

PONTOS CARDEAIS, Brasil Escola, 2024. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm>. Acesso em: 21, out. 2024.  

RELÓGIO DE SOL, Toda Matéria, 2024. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/relogio-de-sol/ >. Acesso em: 21, out. 2024.  

Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).