Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A Prática Excessiva de Lutas
Todos nós sabemos que a prática de atividades físicas, como as lutas, por exemplo, podem trazer muitos benefícios para a nossa saúde e bem estar. Mas, será que essa prática sempre será benéfica para nosso organismo? E em quais condições a prática de lutas podem trazer prejuízo para nossa saúde?
Os benefícios que as atividades físicas, como as lutas, podem proporcionar a nossa saúde ocorrem através de um processo fisiológico lento e contínuo, que vai modificando o metabolismo celular até provocar mudanças e resultados profundos e duradouros no nosso corpo e para a nossa saúde.
Todavia, nem todos têm consciência e paciência para trilhar o caminho saudável, lento e duradouro. E acabam procurando caminhos menos seguros por resultados imediatistas e que, na maioria das vezes, não trazem os resultados esperados.
É o que acontece, por exemplo, com quem realiza uma prática excessiva ou pior ainda, faz uso de medicamentos para acelerar o processo de transformação corporal ou por mais performance nos combates.
O treino excessivo, que não respeita os limites de cada corpo, nem tão pouco os momentos de descanso e recuperação, sem dúvida trazem mais prejuízo à saúde do que prováveis benefícios.
Não é o excesso que garante resultados melhores ou mais rápidos, pelo contrário. O melhor e mais rápido resultado vem quando se respeita os limites e as necessidades do corpo, permitindo não só a recuperação das células musculares como também, proporcionando uma alimentação equilibrada para repor todos os nutrientes.
Mas, ainda mais prejudicial é o uso de medicamentos para acelerar os resultados ou modificar a aparência corporal.
O uso desses medicamentos sem indicação médica podem trazer inúmeros prejuízos à saúde e até desencadear o aparecimento de doenças e complicações.
Portanto, a prática de lutas, assim como de outras práticas corporais, necessita de orientação e deve ser feita de forma constante e conforme os limites do corpo.
Questão 1
Nossa saúde é um bem muito precioso pelo qual precisamos tomar muitos cuidados para manter nosso bem estar. Dessa forma, podemos afirmar que nossa saúde depende de diferentes fatores determinantes e condicionantes como
(A) a prática excessiva de exercícios físicos e pouco descanso.
(B) alimentação, descanso, condições de moradia e exercícios físicos.
(C) o uso de medicamentos sem indicação médica e sedentarismo.
(D) pura sorte para não adoecer ou sofrer acidentes que prejudiquem a saúde.
Questão 2
A prática adequada de exercícios físicos é aquela que considera
(A) o máximo de exercícios e repetições além dos limites do próprio corpo.
(B) uma elevada carga de exercícios sem a necessidade de descanso.
(C) a alimentação adequada, o descanso para os músculos e os limites do corpo.
(D) apenas os exercícios realizados, sem influência do descanso e alimentação.
Questão 3
Que benefícios a prática adequada de lutas podem trazer para nossa saúde?
Questão 4
Que prejuízos a prática excessiva de lutas podem trazer para nossa saúde?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0537) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |