You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – EFEITOS VISUAIS EM TEXTOS

LÍNGUA PORTUGUESA – EFEITOS VISUAIS EM TEXTOS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM ARTE, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª 2 º SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

TRABALHANDO COM EFEITOS VISUAIS EM TEXTOS 

EFEITOS VISUAIS SÃO ELEMENTOS QUE VÃO ALÉM DAS PALAVRAS E TRANSFORMAM A LEITURA EM UMA EXPERIÊNCIA MAIS INTERESSANTE, CHAMATIVA E SIGNIFICATIVA. EM TEXTOS DIGITAIS, ESPECIALMENTE AQUELES RELACIONADOS À ARTE E LITERATURA, ESSES EFEITOS PODEM SER UTILIZADOS PARA CRIAR ENVOLVER, TRANSMITIR EMOÇÕES E ENGAJAR O LEITOR DE MANEIRA ÚNICA.

VOCÊ JÁ REPAROU COMO OS LIVROS, REVISTAS E TELAS DOS NOSSOS CELULARES E COMPUTADORES SÃO CHEIOS DE CORES, DESENHOS E LETRAS DIFERENTES? 

ESSES ELEMENTOS, JUNTOS, FORMAM O QUE CHAMAMOS DE EFEITOS VISUAIS. ELES NÃO ESTÃO ALI POR ACASO! CADA COR, CADA DESENHO E CADA TIPO DE LETRA TEM UM PROPÓSITO: TORNAR A LEITURA MAIS INTERESSANTE E FÁCIL DE ENTENDER. 

COMPARE OS EXEMPLOS ABAIXO E PERCEBA OS RECURSOS VISUAIS UTILIZADOS:

POR QUE OS EFEITOS VISUAIS SÃO IMPORTANTES?

  • FACILITAM A COMPREENSÃO: AS IMAGENS AJUDAM A VISUALIZAR O QUE ESTÁ SENDO DESCRITO NO TEXTO, TORNANDO A LEITURA MAIS CLARA.
  • TORNAM A LEITURA MAIS AGRADÁVEL: AS CORES E OS DESENHOS CHAMAM A ATENÇÃO E DESPERTAM A CURIOSIDADE.
  • TRANSMITEM EMOÇÕES: AS CORES E OS TIPOS DE LETRA PODEM EXPRESSAR DIFERENTES SENTIMENTOS, COMO ALEGRIA, TRISTEZA OU SUSPENSE.

QUESTÃO 1

SEGUNDO O TEXTO SÃO RECURSOS VISUAIS 

(A) OBJETOS COMO CARROS, COPOS E CADEIRAS.

(B) LETRAS COLORIDAS, IMAGENS E SONS.

(C) MATEMÁTICA COM DIVISÕES E GIFS.

(D) NENHUMA DAS ANTERIORES.

QUESTÃO 2

USA-SE  RECURSOS VISUAIS PARA TORNAR O TEXTO

(A)  MAIS POLUÍDO, CONFUSO E EMOCIONANTE.

(B) DIFÍCIL DE COMPREENDER E DESAFIADOR.

(C) DESINTERESSANTE E MUITO TRISTE.

(D) CHAMATIVO, PROVOCANTE, EMOCIONANTE…

QUESTÃO 3

OBSERVE O TEXTO ABAIXO E EM COLETIVO:

(A) DESTAQUE QUAIS RECURSOS VISUAIS A AUTORA USO? 

(B) QUAL OU QUAIS PALAVRAS FORAM USADAS?

    QUESTÃO 4

    LEIA OBSERVE E RESPONDA:

    (A) COM QUAL FINALIDADE/OBJETIVO O RECURSO 1 FOI PRODUZIDO?

    (B) QUAL DOS DOIS ATINGE MELHOR O OBJETIVO?

    QUESTÃO 5

    PARA FINALIZAR LEIA E INTERPRETE COM OS COLEGAS A PRODUÇÃO A SEGUIR:


    Autoria:Ariadiny Cândido Morais
    Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
    Componentes Curriculares:Língua Portuguesa
    Objetos de conhecimento:
    Materialidades e imaterialidades:  Pesquisa e exploração e de diferentes formas de expressão artística com técnicas convencionais, alternativas e digitais. Contato e vivências com materiais convencionais e não convencionais em técnicas e procedimentos artísticos.

    Apreciação estética/estilo: distribuição e diagramação das letras pelas ilustrações e por outros efeitos visuais: Efeitos visuais: letras, ilustrações, sons, organização do texto, entre outros.
    Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
    (EJAAV0112) Conhecer e explorar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, HQ, dobradura, gravura, escultura, modelagem, vídeo, fotografia, dentre outros).


    (EJALP0127) Reconhecer os efeitos visuais em diferentes tipos de textos digitais de gêneros do campo artístico-literário.
    Referencial:GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.
    CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 15/03/2024.
    Dicio, Dicionário Online de Português, definições e significados. Disponível em: www.dicio.com.br/substantivo/. Acesso em: 05/08/2024.