You are currently viewing Educação Física: Luta, Briga e Agressão

Educação Física: Luta, Briga e Agressão

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: “Desenhado por Freepik”

Luta, Briga e Agressão

Infelizmente, ainda existem muitas pessoas na nossa sociedade que continuam confundindo luta com briga ou agressão. Vendo, assim, essas práticas corporais de forma negativa e preconceituosa.

Briga e agressão, apesar de em grande parte envolverem golpes direcionados ao corpo do outro, nada tem a ver com as práticas de luta.

As práticas de luta, além de técnicas de ataque e defesa, são compostas também de conhecimentos filosóficos e tradições que nos ensinam, principalmente, o respeito aos mestres e adversários. Assim como também, ensinam a ter uma conduta pacífica e de não utilização das técnicas aprendidas para agredir outras pessoas.

Além disso, as práticas de luta ocorrem, geralmente, em academias e são voltadas para combates em competições, onde as regras garantem uma disputa justa, assim como a integridade física dos lutadores.

Por outro lado, chamamos de briga o desentendimento entre duas ou mais pessoas, que batendo-se corpo a corpo e sem regras têm como intuito ferir a integridade física do outro.

A brigas podem ocorrer por diversos motivos, principalmente, por desentendimentos, conflito de interesses, divergência de opiniões ou disputa financeira ou passional.

Todavia, as brigas são consideradas atitudes imorais, ilegais e ineficazes quando o que se pretende é pôr fim a um conflito. Contribuem, na maioria das vezes, para aumentar o desentendimento e pioram a situação dos envolvidos.

Já a agressão é caracterizada como um conjunto de situações que ferem a integridade física do outro ou até mesmo a dignidade do próximo.

Dessa forma, é considerada agressão e nada tem a ver com lutas, qualquer conduta que ofenda a integridade ou a saúde do outro, seja por atitudes, gestos, palavras e até postagens, que visem intimidar, insultar, injuriar, provocar, difamar ou até mesmo negligenciar a integridade ou os direitos do outro.

Questão 1

As brigas, geralmente, tem início em algum desentendimento, descontentamento, disputa ou diferença. Mas, podemos dizer que brigar é

(A) uma forma eficiente, justa e honesta de resolver os conflitos.

(B) sempre a forma correta de resolver todos os conflitos.

(C) uma atitude imoral, ilegal e inútil para se resolver os problemas.

(D) a melhor solução para resolver os conflitos na sociedade atual.

Questão 2

As lutas são práticas corporais

(A) que ensinam a conviver com violência e desrespeito.

(B) onde os lutadores se golpeiam sem nenhuma regra.

(C) que incentivam a violência, pois é uma prática de contato.

(D) que ensinam uma cultura de paz e respeito aos adversários.

Questão 3

Como podemos diferenciar briga de luta?

Questão 4

Além da agressão física (brigas) quais outras formas de agressão existem na nossa sociedade?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0429) Problematizar sobre a diferença entre luta, briga e agressão, em contexto educacional e profissional.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022