You are currently viewing Língua Portuguesa – Regulamento

Língua Portuguesa – Regulamento

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

REGULAMENTO

Um regulamento é um tipo de texto normativo que tem como principal função estabelecer regras, normas e procedimentos a serem seguidos em determinado contexto. Esse gênero textual é amplamente utilizado em diversas áreas, como em instituições educativas, competições esportivas, empresas, associações, entre outras. O objetivo de um regulamento é garantir a organização, a ordem e o cumprimento de determinadas normas para que as atividades ou eventos ocorram de maneira adequada e justa.

As características de um regulamento são:

  1. Clareza e objetividade: o texto deve ser claro e objetivo.
  2. Organização estruturada: normalmente, um regulamento é dividido em seções ou artigos, cada um tratando de um aspecto específico das regras.
  3. Linguagem formal: a linguagem utilizada deve ser formal e impessoal, adequada ao público-alvo e ao contexto de aplicação.
  4. Detalhamento: deve conter todas as informações necessárias para a compreensão e cumprimento das regras, incluindo definições, responsabilidades, procedimentos e penalidades em caso de descumprimento.
  5. Acessibilidade: deve ser de fácil acesso a todos os envolvidos, garantindo que todos tenham conhecimento das normas estabelecidas.

Veja a seguir o exemplo de um regulamento para uso do parquinho.

Após ler o regulamento acima, responda as questões a seguir:

Questão 1

Fazem parte de um Regulamento

(A) a introdução, desenvolvimento e conclusão.

(B) o título, preâmbulo, artigos, parágrafos, assinatura e data.

(C) o parágrafo, travessão, diálogos e regras.

(D) as penalidades, rimas, estrofes e versos.

Questão 2

O Regulamento é um tipo de texto normativo que tem como características

(A) a clareza e objetividade.

(B) a linguagem subjetiva e informal.

(C) a estrutura narrativa e presença de personagens.

(D) a expressão de sentimentos e narrador.

Questão 3

Você acha que os regulamentos são importantes apenas para crianças ou também para os adultos? Por quê?

Questão 4

Como você acha que um regulamento esportivo seria importante dentro de uma competição?

Questão 5

Agora é a sua vez de elaborar um regulamento. Pense em um espaço de uso coletivo dentro da sua escola: a biblioteca, banheiro, parquinho ou refeitório. Escolha um desses ambientes e elabore um regulamento de uso para este espaço.  

Saiba mais!

Disponível em: https://youtu.be/pYenzjfMkJU?si=RU2FnbbjXT8XB8kH

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando as tipologias, a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP05-B) Utilizar os recursos dos tipos textuais: narração, descrição, prescrição, injunção, argumentação ou exposição para organização composicional e estilística do texto.
(GO-EF15LP20) Atribuir títulos aos textos com criatividade.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 15/10/2024.