Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Esportivização das Lutas
Existem seis práticas corporais que compõem as unidades temáticas da Educação Física escolar, que são: as danças; as ginásticas; as práticas de aventura; os jogos/brincadeiras; os esportes; e é claro, as lutas.
Cada uma dessas práticas corporais possuem características diferentes umas das outras, diferenciando assim uma prática das demais.
No caso das lutas, elas são práticas corporais centradas no corpo do adversário, compostas por técnicas de ataque e defesa pessoal, com ou sem o uso de armas.
Elas surgiram em contextos de combates reais, muitas vezes de vida e morte. Portanto, não eram inicialmente voltadas para competições como ocorre atualmente.
Os esportes, por outro lado, têm como principal característica a competição, ou seja, é uma prática que ocorre oficialmente nas competições e campeonatos regionais e internacionais organizados pelas federações. Onde existem regras oficiais que garantem uma disputa justa, bem como a integridade física dos lutadores.
A esportivização das lutas é o processo onde as práticas de luta passam a ser praticadas conforme as características do esporte, ou seja, vão se tornando práticas competitivas em vez de autodefesa.
A esportivização das lutas possuem aspectos positivos e negativos. Como aspecto positivo, a esportivização das lutas ajuda a popularizar a prática, aumentando o interesse das pessoas por uma prática que está mais em sintonia com as características da sociedade atual.
Por outro lado, a esportivização tem como aspecto negativo principal o empobrecimento dessas práticas, pois com a esportivização perde-se grande parte da filosofia e tradições específicas de cada luta, ficando somente em destaque o treinamento das técnicas de combate com o objetivo de melhorar a performance atlética.
Questão 1
As lutas são práticas corporais caracterizadas por
(A) competições com regras oficiais elaboradas pela federação esportiva.
(B) movimentos corporais expressivos realizados dentro de um ritmo/música.
(C) movimentos lúdicos e com regras flexíveis realizados pelas crianças.
(D) técnicas de defesa pessoal, conhecimentos filosóficos e tradições.
Questão 2
Os esportes são práticas corporais
(A) lúdicas e com regras flexíveis, sendo muitas vezes uma prática cooperativa.
(B) expressivas, onde os movimentos do corpo são uma forma de linguagem.
(C) compostas de técnicas de ataque e defesa centradas no corpo do adversário.
(D) modernas, competitivas e com regras oficiais criadas pela federação esportiva.
Questão 3
O que é a esportivização das lutas?
Questão 4
Quais seriam os aspectos positivos e negativos do processo de esportivização das lutas?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0634) Compreender sobre o processo cultural e histórico de esportivização da luta. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |