Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Aventura e Sustentabilidade: Explorando o Mundo com Responsabilidade
Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre algo super legal: as aventuras que podemos ter na cidade e na natureza, enquanto cuidamos do nosso planeta!
Imagina só você e seus amigos explorando um parque verde, subindo em árvores, correndo pelo campo, andando de bicicleta ou até fazendo uma trilha na floresta. Essas atividades são chamadas de “práticas corporais de aventura”. Mas, além de nos divertir, precisamos lembrar de algo muito importante: cuidar do nosso meio ambiente. Isso significa que devemos sempre pensar em como nossas ações afetam a Terra.
Práticas corporais de aventura na natureza: quando fazemos atividades como caminhada, escalada ou até andar de caiaque, estamos descobrindo o mundo ao nosso redor. Podemos observar as plantas, os animais e como tudo vive em harmonia. Mas, se queremos que esses lugares continuem lindos e cheios de vida, precisamos aprender a respeitar e proteger a natureza. Você sabia que pequenas ações, como não jogar lixo no chão e usar menos plástico, podem fazer uma grande diferença? Cada vez que escolhemos cuidar do nosso planeta, estamos ajudando a garantir que as futuras gerações também possam aproveitar todas essas aventuras.
Práticas corporais de aventura urbana: E não precisa ir muito longe para se divertir! A cidade também tem várias opções de aventuras. Podemos andar de bicicleta, patinar ou até explorar novos lugares com o parkour. E o melhor de tudo: podemos encontrar formas de tornar esses momentos mais sustentáveis. Que tal usar transporte público ou ir a pé sempre que possível?
Então, que tal fazermos um compromisso? Vamos aproveitar nossas aventuras na natureza e na cidade, sempre pensando em como podemos cuidar do nosso planeta? Assim, podemos explorar, nos divertir e, ao mesmo tempo, ser verdadeiros heróis da sustentabilidade!
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
As “práticas corporais de aventura” são
(A) atividades feitas apenas em ambientes fechados.
(B) atividades de movimento realizadas na cidade ou na natureza.
(C) práticas esportivas obrigatórias no treinamento militar.
(D) brincadeiras que envolvem tecnologia e computadores.
QUESTÃO 2
Podemos contribuir para a sustentabilidade ao realizar atividades ao ar livre
(A) descartando embalagens no chão para maior praticidade.
(B) deixando o lixo nos lugares que visitamos.
(C) respeitando o meio ambiente e NÃO jogando lixo no chão.
(D) usando carros para chegar aos locais das atividades.
QUESTÃO 3
Como você pode incentivar seus amigos e familiares a se tornarem mais conscientes sobre a importância de cuidar do meio ambiente durante suas aventuras?
QUESTÃO 4
Por que é importante praticar atividades ao ar livre e como isso nos conecta à natureza?
QUESTÃO 5
Faça um representação na forma de desenho de qual é a sua Prática Corporal de Aventura preferida e explique porque escolheu essa modalidade.
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre as Práticas Corporais de Aventura
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF04EF19) Vivenciar práticas corporais de aventura na instituição escolar e em áreas verdes, explorando diversos materiais, técnicas e estratégias, resgatando e assimilando os valores e atitudes com vistas à sustentabilidade. (GO-EF04EF20) Analisar as condições adequadas para o desenvolvimento das práticas corporais de aventura na terra, no ar, na água, em relação à ação do ser humano no ambiente. |
Referências | BNCC – Base Nacional Comum Curricular.DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado. Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (3º a 5º anos). P- 40. Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021. |