Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Introdução
Neste texto, você vai aprender como realizar divisões envolvendo números decimais. Vamos explorar diferentes tipos de divisões e ver exemplos de cada um, facilitando a compreensão do tema.
Imagem: canva.com/divisão
Tipos
Divisão de um número decimal por um número inteiro
Neste tipo de divisão, o número decimal será dividido por um número inteiro.
Basta realizar a divisão normalmente, respeitando a posição das casas decimais e, colocar a vírgula na posição adequada.
Exemplo:
a) 7,5 ÷ 3 = 2,5
b) 130,8 : 6 = 21,8
Cálculos
Divisão de um número inteiro por um número decimal
Neste tipo de divisão precisamos eliminar a vírgula do divisor.
Basta multiplicar o dividendo e o divisor por 10, por 100 ou por 1000 (ou outro número múltiplo de 10), para eliminar a vírgula.
Exemplo:
a) 8 : 0,4 = 80 ÷ 4 = 20 (multiplicamos por 10)
b) 225 : 0,25 = 22500 : 25 = 900 (multiplicamos por 100)
Cálculos
Divisão de dois números decimais
Neste tipo de divisão, precisamos eliminar a vírgula do dividendo e do divisor
Basta multiplicar ambos por 10, 100 ou outro múltiplo de 10 até remover as vírgulas.
Exemplo:
a) 4,8 : 0,6 = 48 ÷ 6 = 8 (multiplicamos por 10)
b) 9,84 : 3,28 = 984 : 328 =3 (multiplicamos por 100)
Cálculos
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Dona Maria tem uma loja de tecidos e comprou um rolo com 50 metros de tecido estampado.
A) Se ela cortar o tecido em pedaços de 1,25 metros para fazer toalhas de mesa, quantas toalhas ela conseguirá fazer?
B) Dona Maria vende cada metro do tecido estampado por R$ 12,50. Qual é o valor total do rolo de tecido?
QUESTÃO 02
Um apicultor coletou 12,5 litros de mel em seus apiários.
A) Se ele encher potes de 250 ml com o mel, quantos potes ele conseguirá encher?
B) O apicultor vende cada pote de mel por R$ 8,00. Qual é o valor total do mel colhido?
QUESTÃO 03
Um carro percorreu 450 km com 22,5 litros de gasolina. A média de consumo desse carro foi de
(A) 18 km/l.
(B) 20 km/l.
(C) 22 km/l.
(D) 24 km/l.
QUESTÃO 04
Quatro amigos dividiram uma conta de restaurante no valor de R$ 187,20. Cada um pagou
(A) R$46,20.
(B) R$46,40.
(C) R$46,60.
(D) R$46,80.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0415) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam cálculos com números racionais, com compreensão dos processos neles envolvidos. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024. |