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Matemática – Divisão com números decimais

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Neste texto, você vai aprender como realizar divisões envolvendo números decimais. Vamos explorar diferentes tipos de divisões e ver exemplos de cada um, facilitando a compreensão do tema.

Imagem: canva.com/divisão

Basta realizar a divisão normalmente, respeitando a posição das casas decimais e, colocar a vírgula na posição adequada.

Exemplo:
a) 7,5 ÷ 3 = 2,5

b) 130,8 : 6 = 21,8

Cálculos

Neste tipo de divisão precisamos eliminar a vírgula do divisor.

Exemplo:
a) 8 : 0,4 = 80 ÷ 4 = 20 (multiplicamos por 10)

b) 225 : 0,25 = 22500 : 25 = 900 (multiplicamos por 100)

Cálculos

Basta multiplicar ambos por 10, 100 ou outro múltiplo de 10 até remover as vírgulas.

Exemplo:
a) 4,8 : 0,6 = 48 ÷ 6 = 8 (multiplicamos por 10)

b) 9,84 : 3,28 = 984 : 328 =3 (multiplicamos por 100)

Cálculos

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Dona Maria tem uma loja de tecidos e comprou um rolo com 50 metros de tecido estampado.

A) Se ela cortar o tecido em pedaços de 1,25 metros para fazer toalhas de mesa, quantas toalhas ela conseguirá fazer? 

B) Dona Maria vende cada metro do tecido estampado por R$ 12,50. Qual é o valor total do rolo de tecido?

QUESTÃO 02

Um apicultor coletou 12,5 litros de mel em seus apiários.

A) Se ele encher potes de 250 ml com o mel, quantos potes ele conseguirá encher?

B) O apicultor vende cada pote de mel por R$ 8,00. Qual é o valor total do mel colhido?

QUESTÃO 03

Um carro percorreu 450 km com 22,5 litros de gasolina. A média de consumo desse carro foi de 

(A) 18 km/l.

(B) 20 km/l.

(C) 22 km/l.

(D) 24 km/l.

QUESTÃO 04

Quatro amigos dividiram uma conta de restaurante no valor de R$ 187,20. Cada um pagou 

(A) R$46,20. 

(B) R$46,40.

(C) R$46,60.

(D) R$46,80.


AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0415) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam cálculos com números racionais, com compreensão dos processos neles envolvidos.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024.