ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OI, PESSOAL! HOJE VAMOS FALAR SOBRE SUBTRAÇÃO.
SUBTRAÇÃO É QUANDO A GENTE TIRA UMA PARTE DE UM GRUPO DE COISAS. É COMO QUANDO VOCÊ TEM 5 BALAS E COME 2.
QUANTAS BALAS SOBRAM? ISSO MESMO, FICAM 3 BALAS!
VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS SIMPLES PARA ENTENDER MELHOR.
COMO FUNCIONA A SUBTRAÇÃO?
IMAGINA QUE VOCÊ TEM 7 MAÇÃS. SE VOCÊ DÁ 3 MAÇÃS PARA SEU AMIGO, QUANTAS FICAM COM VOCÊ?
VOCÊ COMEÇOU COM 7 E TIROU 3. ENTÃO, SOBRARAM 4 MAÇÃS.
A SUBTRAÇÃO NOS AJUDA A DESCOBRIR QUANTAS COISAS SOBRAM QUANDO TIRAMOS UMA PARTE DELAS. É O CONTRÁRIO DA ADIÇÃO, ONDE A GENTE COLOCA MAIS COISAS. COM A SUBTRAÇÃO, NÓS TIRAMOS COISAS.
DICAS PARA SUBTRAIR RAPIDINHO!
PARA FACILITAR, VOCÊ PODE USAR SEUS DEDOS! VAMOS PRATICAR COM NÚMEROS PEQUENOS:
- 5 – 2 = 3
- 8 – 4 = 4
- 6 – 1 = 5
VIU COMO É FÁCIL? SEMPRE QUE VOCÊ TIRAR UMA QUANTIDADE DE UM GRUPO, VAI DESCOBRIR O QUANTO SOBRA.
SUBTRAÇÃO E ADIÇÃO SÃO OPERAÇÕES INVERSAS!
OPERAÇÕES INVERSAS SÃO AQUELAS QUE “DESFAZEM” O QUE A OUTRA FEZ. OU SEJA, UMA OPERAÇÃO PODE “VOLTAR ATRÁS” NO RESULTADO DA OUTRA.
AGORA, AQUI VAI UM SEGREDO: A SUBTRAÇÃO E A ADIÇÃO SÃO PARCEIROS! POR EXEMPLO, SE VOCÊ SABE QUE:
ENTÃO, TAMBÉM SABE QUE:
OU
PRATICANDO A SUBTRAÇÃO E A ADIÇÃO, VOCÊ VAI FICAR CADA VEZ MAIS RÁPIDO E RESOLVER PROBLEMAS COM MAIS FACILIDADE!
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
IMAGINE QUE VOCÊ TEM 9 LÁPIS E PERDE 3. COMO VOCÊ PODE USAR A SUBTRAÇÃO PARA DESCOBRIR QUANTOS LÁPIS SOBRARAM?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
QUESTÃO 2
LUCAS PEGOU 7 CARRINHOS PARA BRINCAR. DEPOIS, ELE GUARDOU 4. QUANTOS CARRINHOS AINDA ESTÃO COM ELE?
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
QUESTÃO 3
SE VOCÊ TIVESSE 10 CHOCOLATES E DESSE 6 PARA SEUS AMIGOS, QUANTOS CHOCOLATES FICARIAM COM VOCÊ? EXPLIQUE COMO VOCÊ ENCONTROU A RESPOSTA.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
QUESTÃO 4
VOCÊ TEM 6 MAÇÃS E COME 2. QUANTAS MAÇÃS SOBRARAM?
(A) 2.
(B) 3.
(C) 4.
(D) 5.
QUESTÃO 5
CONTE UMA HISTÓRIA ONDE VOCÊ USA A SUBTRAÇÃO PARA DESCOBRIR QUANTOS BRINQUEDOS OU OBJETOS RESTAM DEPOIS DE COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS. DESCREVA O QUE ACONTECEU E QUAL FOI O RESULTADO.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
QUESTÃO 6
MARIA TINHA 8 BALAS E DEU 3 PARA SEU AMIGO. QUANTAS BALAS ELA TEM AGORA?
(A) 2.
(B) 4.
(C) 5.
(D) 6.
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | MATEMÁTICA |
HABILIDADE | (EF01MA06-C) UTILIZAR FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM REPERTÓRIO A SER UTILIZADO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.COM |