You are currently viewing MATEMÁTICA – RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SUBTRAÇÃO

MATEMÁTICA – RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SUBTRAÇÃO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

OI, PESSOAL! HOJE VAMOS FALAR SOBRE SUBTRAÇÃO.

SUBTRAÇÃO É QUANDO A GENTE TIRA UMA PARTE DE UM GRUPO DE COISAS. É COMO QUANDO VOCÊ TEM 5 BALAS E COME 2.

QUANTAS BALAS SOBRAM? ISSO MESMO, FICAM 3 BALAS!

VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS SIMPLES PARA ENTENDER MELHOR.

COMO FUNCIONA A SUBTRAÇÃO?

IMAGINA QUE VOCÊ TEM 7 MAÇÃS. SE VOCÊ DÁ 3 MAÇÃS PARA SEU AMIGO, QUANTAS FICAM COM VOCÊ?

VOCÊ COMEÇOU COM 7 E TIROU 3. ENTÃO, SOBRARAM 4 MAÇÃS.

A SUBTRAÇÃO NOS AJUDA A DESCOBRIR QUANTAS COISAS SOBRAM QUANDO TIRAMOS UMA PARTE DELAS. É O CONTRÁRIO DA ADIÇÃO, ONDE A GENTE COLOCA MAIS COISAS. COM A SUBTRAÇÃO, NÓS TIRAMOS COISAS.

DICAS PARA SUBTRAIR RAPIDINHO!

PARA FACILITAR, VOCÊ PODE USAR SEUS DEDOS! VAMOS PRATICAR COM NÚMEROS PEQUENOS:

  • 5 – 2 = 3
  • 8 – 4 = 4
  • 6 – 1 = 5

VIU COMO É FÁCIL? SEMPRE QUE VOCÊ TIRAR UMA QUANTIDADE DE UM GRUPO, VAI DESCOBRIR O QUANTO SOBRA.

SUBTRAÇÃO E ADIÇÃO SÃO OPERAÇÕES INVERSAS!

OPERAÇÕES INVERSAS SÃO AQUELAS QUE “DESFAZEM” O QUE A OUTRA FEZ. OU SEJA, UMA OPERAÇÃO PODE “VOLTAR ATRÁS” NO RESULTADO DA OUTRA.

AGORA, AQUI VAI UM SEGREDO: A SUBTRAÇÃO E A ADIÇÃO SÃO PARCEIROS! POR EXEMPLO, SE VOCÊ SABE QUE:

ENTÃO, TAMBÉM SABE QUE:

OU

PRATICANDO A SUBTRAÇÃO E A ADIÇÃO, VOCÊ VAI FICAR CADA VEZ MAIS RÁPIDO E RESOLVER PROBLEMAS COM MAIS FACILIDADE!


VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

IMAGINE QUE VOCÊ TEM 9 LÁPIS E PERDE 3. COMO VOCÊ PODE USAR A SUBTRAÇÃO PARA DESCOBRIR QUANTOS LÁPIS SOBRARAM?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________


QUESTÃO 2

LUCAS PEGOU 7 CARRINHOS PARA BRINCAR. DEPOIS, ELE GUARDOU 4. QUANTOS CARRINHOS AINDA ESTÃO COM ELE?

(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.


QUESTÃO 3

SE VOCÊ TIVESSE 10 CHOCOLATES E DESSE 6 PARA SEUS AMIGOS, QUANTOS CHOCOLATES FICARIAM COM VOCÊ? EXPLIQUE COMO VOCÊ ENCONTROU A RESPOSTA.

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________


QUESTÃO 4

VOCÊ TEM 6 MAÇÃS E COME 2. QUANTAS MAÇÃS SOBRARAM?

(A) 2.
(B) 3.
(C) 4.
(D) 5.


QUESTÃO 5

CONTE UMA HISTÓRIA ONDE VOCÊ USA A SUBTRAÇÃO PARA DESCOBRIR QUANTOS BRINQUEDOS OU OBJETOS RESTAM DEPOIS DE COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS. DESCREVA O QUE ACONTECEU E QUAL FOI O RESULTADO.

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________


QUESTÃO 6

MARIA TINHA 8 BALAS E DEU 3 PARA SEU AMIGO. QUANTAS BALAS ELA TEM AGORA?

(A) 2.
(B) 4.
(C) 5.
(D) 6.


AUTORIAMARIA DA LUZ SANTOS RAMOS
FORMAÇÃODOUTORA EM EDUCAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR:MATEMÁTICA
HABILIDADE(EF01MA06-C) UTILIZAR FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM REPERTÓRIO A SER UTILIZADO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.COM