You are currently viewing Educação Física: Lutas Nacionais

Educação Física: Lutas Nacionais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: “Desenhado por Freepik”

Lutas Nacionais

As lutas são práticas corporais compostas por técnicas de ataque e defesa corporal, com ou sem uso de armas, e também por um conjunto de conhecimentos filosóficos e tradições conforme as características da cada sociedade.

Aqui no Brasil, praticamos diversos tipos de lutas, muitas delas com origem em países bem distantes e diferentes do nosso. Outras lutas são de origem nacional, criadas com base nas características da nossa sociedade e reproduzindo os nossos valores, ou os valores dos povos que compõem nossa cultura corporal.

As principais lutas que se originaram no território brasileiro, possuem raízes em culturas que antecederam o surgimento da nossa própria cultura, especialmente, raízes africanas e indígenas.

É o caso da capoeira, que tem raízes em movimentos de lutas africanas. Ou a luta marajoara, que encontra suas raízes nas comunidades indígenas que viveram na Ilha do Marajó.

Mas, as raízes indígenas e africanas não são as únicas presentes nas lutas originárias do Brasil, já que temos por exemplo, o Jiu Jitsu Brasileiro, uma modalidade de luta com raízes japonesas, porém reconhecida mundialmente como uma luta brasileira.

Agora, além dessas, podemos levar em consideração também, quando estudamos sobre as lutas nacionais, como se desenvolveu a prática de diferentes lutas no Brasil.

Temos na nossa história diversos lutadores, de diferentes modalidades, que atingiram lugares de destaque no contexto internacional de lutas.

Assim, temos representantes campeões mundiais de vários estilos de lutas, onde podemos destacar Acelino Popó de Freitas no Boxe; Bia Souza campeã olímpica de Judô; Nathalie Moellhausen na esgrima entre muitos outros.

Portanto, no Brasil, a prática de lutas é cada vez mais popular. Sendo que, muitas das práticas criadas em outras culturas já foram muito bem incorporadas ou adaptadas ao nosso modo de vida. Dessa forma, ao mesmo tempo em que a tradição dessas lutas influencia nossa cultura, nossa cultura influencia a prática dessas lutas, criando formas diferenciadas de lutar.

Questão 1

As lutas são práticas corporais compostas por

(A) apenas técnicas de ataque e defesa pessoal e nada além disso.

(B) técnicas de ataque e defesa, porém sempre utilizando armas.

(C) técnicas de ataque e defesa, conhecimentos filosóficos e tradições.

(D) ofensas e atitudes violentas praticadas uns contra os outros.

Questão 2

Aqui no Brasil é comum a prática de

(A) somente lutas estrangeiras, já que não existem lutas nacionais.

(B) lutas nacionais e também lutas de outras culturas distantes.

(C) lutas nacionais apenas, já que as lutas estrangeiras são proibidas.

(D) lutas sem regras e incluindo armas, trapaças e desrespeito.

Questão 3

Qual o nome de 3 estilos de lutas criadas aqui no Brasil?

Questão 4

A capoeira é uma forma de luta criada no Brasil, porém seu desenvolvimento teve que ser escondido e disfarçado. Por que a capoeira precisou ser disfarçada de dança para se desenvolver?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0428) Identificar os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022