Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AR
A qualidade do ar que respiramos impacta diretamente nossa saúde. Nesse sentido, é especialmente importante atenção às doenças transmitidas por ele, disseminando-se de forma rápida e afetando muitas pessoas. Exemplos incluem gripe, tuberculose, COVID-19, varicela, sarampo e resfriado. Elas compartilham uma característica comum: são transmitidas por meio de gotículas respiratórias, expelidas quando uma pessoa infectada fala, tosse ou espirra. Essas partículas podem ser inaladas, especialmente em ambientes fechados e com pouca circulação de ar.
Doenças virais, como gripe e resfriado, são mais frequentes durante o outono e inverno, quando as pessoas tendem a permanecer em locais fechados. Embora geralmente não sejam graves, essas doenças podem complicar-se em grupos de risco, como idosos e pessoas com imunidade comprometida. A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, é uma infecção mais grave que afeta principalmente os pulmões e exige tratamento com antibióticos.
A COVID-19, cuja incidência teve um grande impacto global, foi controlada com medidas como o uso de máscaras, ventilação adequada e vacinação. Essa doença demonstrou claramente o impacto que as doenças respiratórias podem ter na sociedade, afetando a saúde pública, a economia e a vida cotidiana.
O sarampo é outro exemplo de doença viral altamente contagiosa. Os sintomas incluem febre, tosse e manchas vermelhas no corpo. Em locais com baixa cobertura vacinal, os surtos são mais comuns. Dessa maneira, é importante frisar que a vacinação reduz a gravidade dos sintomas e o número de casos, promovendo a “imunidade de rebanho”.
Veja no quadro a seguir um resumo das principais doenças e suas características:
Além da vacinação, manter janelas abertas e investir em ventilação é fundamental, especialmente em locais de grande circulação. O uso de máscaras quando se está com uma dessas doenças, ou em locais com aglomerações, tem mostrado proteção eficaz tanto para quem usa quanto para quem está ao redor.
Higienizar as mãos com frequência, especialmente após tocar superfícies em locais públicos, também é uma prática essencial. Muitas vezes levamos as mãos ao rosto sem perceber, o que pode facilitar o contágio. Lavar as mãos ou usar álcool em gel elimina patógenos antes que eles possam nos infectar.
Por fim, evitar o contato direto com pessoas doentes é importante para reduzir o contágio. Em um mundo globalizado e com alta mobilidade, essas práticas de proteção são fundamentais não apenas para a saúde individual, mas também para a saúde coletiva.
QUESTÃO 1
Em muitas regiões, a baixa cobertura vacinal tem levado ao ressurgimento de doenças como o sarampo. Quais estratégias podem ser adotadas para aumentar a adesão à vacinação e, consequentemente, reduzir a ocorrência de surtos?
QUESTÃO 2
A COVID-19 trouxe profundas mudanças para a sociedade em termos de saúde pública e hábitos diários. Avalie como o uso de máscaras, ventilação e isolamento social ajudaram a controlar a pandemia e discuta se esses hábitos devem ser mantidos após a pandemia.
QUESTÃO 3
Durante o outono e o inverno, a disseminação de doenças respiratórias aumenta. Um dos fatores a seguir que mais contribui para isso é o/a
(A) aumento da umidade relativa do ar.
(B) aumento das atividades ao ar livre.
(C) permanência em ambientes fechados.
(D) ventilação exagerada nos espaços.
QUESTÃO 4
Leia o trecho a seguir, adaptado do texto “O que é imunidade de rebanho e quais as implicações?”, publicada no Jornal da USP:
Desde o século XIX se acreditou, por décadas, que o número de doentes numa epidemia seguia uma distribuição normal, e que a diminuição do número de enfermos e mortos, depois de atingir um máximo, era devida a uma perda da infectividade do agente patogênico. Para muitas epidemias demonstrou-se, posteriormente, que a infectividade do agente patogênico varia pouco durante a epidemia. Este fato foi consensual somente depois da Segunda Guerra Mundial. Imunidade, sistema imune, resistência, imunidade de rebanho, bem como o efeito da vacinação numa pandemia, são conceitos relativamente recentes.
Fonte: LACERDA, Caroline Dutra; CHAIMOVICH, Hernan. O que é imunidade de rebanho e quais as implicações? Jornal da USP. Disponível em https://jornal.usp.br/artigos/o-que-e-imunidade-de-rebanho-e-quais-as-implicacoes. Acesso em 28/10/2024.
A alternativa abaixo que melhor descreve, corretamente, o conceito de “imunidade de rebanho” é
(A) resistência total a doenças virais na população.
(B) controle da doença pelo alto índice de vacinação.
(C) imunidade natural desenvolvida por muitas pessoas.
(D) A imunidade gerada pela exposição repetida ao vírus.
QUESTÃO 5
A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria e afeta principalmente os pulmões. A principal forma de transmissão dessa doença é
(A) pelo contato com superfícies contaminadas.
(B) pela ingestão de alimentos contaminados.
(C) o contato com sangue de pessoas infectadas.
(D) a inalação de gotículas de saliva infectada.
QUESTÃO 6
A vacinação é uma medida importante para prevenir doenças respiratórias. A doença transmitida pelo ar não possui vacina disponível, atualmente, é a(o)
(A) gripe.
(B) sarampo.
(C) tuberculose
(D) resfriado.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0528) Descrever as doenças transmitidas pelo ar e suas prevenções. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>>>. Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. LACERDA, Caroline Dutra; CHAIMOVICH, Hernan. O que é imunidade de rebanho e quais as implicações? Jornal da USP. Disponível em https://jornal.usp.br/artigos/o-que-e-imunidade-de-rebanho-e-quais-as-implicacoes. Acesso em 28/10/2024. |