ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
VOCÊ SABIA QUE, EM DIFERENTES ÉPOCAS E LUGARES DO MUNDO, AS CRIANÇAS SEMPRE ENCONTRAVAM MANEIRAS DE BRINCAR E SE DIVERTIR?
ALGUMAS GOSTAVAM DE INVENTAR BRINQUEDOS, COMO BOLAS E BONECOS DE PANO, ENQUANTO OUTROS INVENTAVAM JOGOS, DANÇAVAM E CANTAVAM MÚSICAS COM OS AMIGOS.
JÁ IMAGINARAM ESSAS BRINCADEIRAS COMO TEMA PARA CRIAR OBRAS DE ARTE?
É ISSO MESMO! ARTISTAS FAMOSOS COMO PIETER BRUEGEL, IVAN CRUZ E CÂNDIDO PORTINARI, GOSTAVAM DE PINTAR E DESENHAR CENAS DE BRINCADEIRAS AO AR LIVRE.
PIETER BRUEGEL
ARTISTA DA BÉLGICA, FAMOSO PELA OBRA BRINCADEIRAS INFANTIS, QUE RETRATA VÁRIAS CRIANÇAS SE DIVERTINDO E BRINCANDO NAS RUAS DA CIDADE.
FONTE: NETTO, MARINILSE; PERASSI, RICHARD; FIALHO, FRANCISCO ANTÔNIO PEREIRA. ESTUDOS SEMIÓTICOS: ANÁLISE PERCEPTIVA E A TERCEIRIDADE PEIRCEANA NA OBRA “JOGOS INFANTIS” DE PIETER BRUEGEL. PROJÉTICA, V. 4, N. 1, P. 249-266, 2013.
IVAN CRUZ
ARTISTA BRASILEIRO, CONHECIDO POR PINTAR BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS, QUE ELE MESMO FAZIA QUANDO ERA PEQUENO. SUAS OBRAS SÃO MARCADAS POR TRAÇOS SIMPLES E CORES VIVAS, QUE REPRESENTAM A ALEGRIA DAS BRINCADEIRAS.
FONTE: LEITÃO, MÉRCIA MARIA; DUARTE, NEIDE. FOLCLORICES DE BRINCAR. EDITORA DO BRASIL, 2020.
CANDIDO PORTINARI
OUTRO ARTISTA BRASILEIRO QUE PINTOU CRIANÇAS BRINCANDO. EM SUA OBRA FUTEBOL, ELE RETRATA A ALEGRIA DOS MENINOS JOGANDO BOLA EM UM CAMPO ABERTO, COM UMA PAISAGEM SIMPLES, DESTACANDO A DIVERSÃO E LIBERDADE DE BRINCAR AO AR LIVRE.
FONTE: OLIVEIRA, KEYLA ANDREA SANTIAGO; RIBEIRO, POLLYANNA ROSA. INFÂNCIAS E CRIANÇAS SOB O OLHAR DE PORTINARI. REVISTA EDUCATIVA-REVISTA DE EDUCAÇÃO, V. 17, N. 2, P. 453-470, 2014.
SSAS BRINCADEIRAS E JOGOS TAMBÉM ESTÃO PRESENTES NAS CANÇÕES POPULARES, COMO NA CANTIGA CIRANDA, CIRANDINHA, ONDE AS CRIANÇAS DÃO AS MÃOS, CANTAM E GIRAM EM RODA, SE DIVERTINDO E INVENTANDO HISTÓRIAS ENQUANTO BRINCAM.
FONTE: OLIVEIRA, KEYLA ANDREA SANTIAGO; RIBEIRO, POLLYANNA ROSA. INFÂNCIAS E CRIANÇAS SOB O OLHAR DE PORTINARI. REVISTA EDUCATIVA-REVISTA DE EDUCAÇÃO, V. 17, N. 2, P. 453-470, 2014.
AGORA É A SUA VEZ!
QUESTÃO 1
EM DIFERENTES ÉPOCAS E LUGARES DO MUNDO, AS CRIANÇAS SEMPRE ENCONTRARAM MANEIRAS DE BRINCAR E SE DIVERTIR. ALGUMAS GOSTAVAM DE INVENTAR BRINQUEDOS, COMO
(A) LIVROS DIGITAIS E CELULARES.
(B) BOLAS E BONECAS DE PANO.
(C) CARRINHOS ELETRÔNICOS.
(D) VIDEOGAMES E LAPTOPS.
QUESTÃO 2
AS BRINCADEIRAS E JOGOS ESTÃO PRESENTES TAMBÉM NAS CANÇÕES POPULARES, COMO NA CANTIGA
(A) CÉU ESTRELADO.
(B) JARDIM SECRETO.
(C) CIRANDA, CIRANDINHA.
(D) FLOR VERMELHA.
QUESTÃO 3
QUAL TEMA INSPIROU ALGUNS ARTISTAS A CRIAR SUAS OBRAS DE ARTE?
QUESTÃO 4
AGORA É SUA VEZ
SOLTE SUA IMAGINAÇÃO E DESENHE OU PINTE SUA BRINCADEIRA FAVORITA. SE PREFERIR, CRIE UMA BRINCADEIRA NOVA, INVENTADA POR VOCÊ! DEPOIS, REÚNA OS DESENHOS E MONTE UM MURAL JUNTO COM SEUS COLEGAS.
AUTORIA | VERUSKA BETTIOL |
FORMAÇÃO | ARTES VISUAIS |
COMPONENTE CURRICULAR | ARTE/ARTES VISUAIS |
HABILIDADE | (GO-EF01AR24) CARACTERIZAR E EXPERIMENTAR O CONTATO DIRETO E INDIRETO COM BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS DE DISTINTAS MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS PERTENCENTES A DIFERENTES ÉPOCAS E QUE FAÇAM RELAÇÃO COM AS SUAS EXPERIÊNCIAS EM ARTES VISUAIS. |
REFERÊNCIAS | BUORO, ANAMELIA BUENO. OLHOS QUE PINTAM: A LEITURA DA IMAGEM E O ENSINO DA ARTE. SÃO PAULO: EDUC; FAPESP; CORTEZ, 2003. FRIEDMANN, ADRIANA. O UNIVERSO SIMBÓLICO DA CRIANÇA: OLHARES SENSÍ-VEIS PARA A INFÂNCIA. PETRÓPOLIS, RJ: VOZES, 2005. |