You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

ARTE/ARTES VISUAIS: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

FONTE: LEITÃO, MÉRCIA MARIA; DUARTE, NEIDE. FOLCLORICES DE BRINCAR. EDITORA DO BRASIL, 2020.

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

VOCÊ SABIA QUE, EM DIFERENTES ÉPOCAS E LUGARES DO MUNDO, AS CRIANÇAS SEMPRE ENCONTRAVAM MANEIRAS DE BRINCAR E SE DIVERTIR?

ALGUMAS GOSTAVAM DE INVENTAR BRINQUEDOS, COMO BOLAS E BONECOS DE PANO, ENQUANTO OUTROS INVENTAVAM JOGOS, DANÇAVAM E CANTAVAM MÚSICAS COM OS AMIGOS.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/teia2010/4477433292/in/photolist-aaTxib-aiG39u-ahdaD2-ahfZ1o-5VVAPF-5euDBt-RJdT9T-24T5kMX-4qxueK-5Sbs45-7oUGQR-5SjXKY-d8atq-3rKNw-5SjXRS-5SjXP3-6Y3tXD-5Sbs7h-5VVACV-5VZVZS-5VVALM-5VZW6j-5EmvKs-5Uq7C5-6FfR2z-5VVAEF-5GcpWd-5Ehe7p-5G88Fk-5G88Li-5Ehehx-5Ehefp-aoG7Fs-6RbArG-dzecGm-72bvti-rV3g5T-7PE1VJ-5ayLJu-6RbALG-2nk8Z9u-6JQFPi-aiaozP-avyeau-9wRCm8-aCMdok-924cRk-aCMdpM-2mEYkZA-2mEXh9A ACESSO EM 08, OUT. 2024.

JÁ IMAGINARAM ESSAS BRINCADEIRAS COMO TEMA PARA CRIAR OBRAS DE ARTE?

É ISSO MESMO! ARTISTAS FAMOSOS COMO PIETER BRUEGEL, IVAN CRUZ E CÂNDIDO PORTINARI, GOSTAVAM DE PINTAR E DESENHAR CENAS DE BRINCADEIRAS AO AR LIVRE.

PIETER BRUEGEL

ARTISTA DA BÉLGICA, FAMOSO PELA OBRA BRINCADEIRAS INFANTIS, QUE RETRATA VÁRIAS CRIANÇAS SE DIVERTINDO E BRINCANDO NAS RUAS DA CIDADE.

FONTE: NETTO, MARINILSE; PERASSI, RICHARD; FIALHO, FRANCISCO ANTÔNIO PEREIRA. ESTUDOS SEMIÓTICOS: ANÁLISE PERCEPTIVA E A TERCEIRIDADE PEIRCEANA NA OBRA “JOGOS INFANTIS” DE PIETER BRUEGEL. PROJÉTICA, V. 4, N. 1, P. 249-266, 2013.

IVAN CRUZ

ARTISTA BRASILEIRO, CONHECIDO POR PINTAR BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS, QUE ELE MESMO FAZIA QUANDO ERA PEQUENO. SUAS OBRAS SÃO MARCADAS POR TRAÇOS SIMPLES E CORES VIVAS, QUE REPRESENTAM A ALEGRIA DAS BRINCADEIRAS.

FONTE: LEITÃO, MÉRCIA MARIA; DUARTE, NEIDE. FOLCLORICES DE BRINCAR. EDITORA DO BRASIL, 2020.

CANDIDO PORTINARI

OUTRO ARTISTA BRASILEIRO QUE PINTOU CRIANÇAS BRINCANDO. EM SUA OBRA FUTEBOL, ELE RETRATA A ALEGRIA DOS MENINOS JOGANDO BOLA EM UM CAMPO ABERTO, COM UMA PAISAGEM SIMPLES, DESTACANDO A DIVERSÃO E LIBERDADE DE BRINCAR AO AR LIVRE.

FONTE: OLIVEIRA, KEYLA ANDREA SANTIAGO; RIBEIRO, POLLYANNA ROSA. INFÂNCIAS E CRIANÇAS SOB O OLHAR DE PORTINARI. REVISTA EDUCATIVA-REVISTA DE EDUCAÇÃO, V. 17, N. 2, P. 453-470, 2014.

SSAS BRINCADEIRAS E JOGOS TAMBÉM ESTÃO PRESENTES NAS CANÇÕES POPULARES, COMO NA CANTIGA CIRANDA, CIRANDINHA, ONDE AS CRIANÇAS DÃO AS MÃOS, CANTAM E GIRAM EM RODA, SE DIVERTINDO E INVENTANDO HISTÓRIAS ENQUANTO BRINCAM.

FONTE: OLIVEIRA, KEYLA ANDREA SANTIAGO; RIBEIRO, POLLYANNA ROSA. INFÂNCIAS E CRIANÇAS SOB O OLHAR DE PORTINARI. REVISTA EDUCATIVA-REVISTA DE EDUCAÇÃO, V. 17, N. 2, P. 453-470, 2014.


AGORA É A SUA VEZ!

QUESTÃO 1

EM DIFERENTES ÉPOCAS E LUGARES DO MUNDO, AS CRIANÇAS SEMPRE ENCONTRARAM MANEIRAS DE BRINCAR E SE DIVERTIR. ALGUMAS GOSTAVAM DE INVENTAR BRINQUEDOS, COMO

(A) LIVROS DIGITAIS E CELULARES.

(B) BOLAS E BONECAS DE PANO.

(C) CARRINHOS ELETRÔNICOS.

(D) VIDEOGAMES E LAPTOPS.

QUESTÃO 2

AS BRINCADEIRAS E JOGOS ESTÃO PRESENTES TAMBÉM NAS CANÇÕES POPULARES, COMO NA CANTIGA

(A) CÉU ESTRELADO.
(B) JARDIM SECRETO.
(C) CIRANDA, CIRANDINHA.
(D) FLOR VERMELHA.

QUESTÃO 3

QUAL TEMA INSPIROU ALGUNS ARTISTAS A CRIAR SUAS OBRAS DE ARTE?

QUESTÃO 4

AGORA É SUA VEZ

SOLTE SUA IMAGINAÇÃO E DESENHE OU PINTE SUA BRINCADEIRA FAVORITA. SE PREFERIR, CRIE UMA BRINCADEIRA NOVA, INVENTADA POR VOCÊ! DEPOIS, REÚNA OS DESENHOS E MONTE UM MURAL JUNTO COM SEUS COLEGAS.


AUTORIAVERUSKA BETTIOL
FORMAÇÃOARTES VISUAIS
COMPONENTE CURRICULARARTE/ARTES VISUAIS
HABILIDADE(GO-EF01AR24) CARACTERIZAR E EXPERIMENTAR O CONTATO DIRETO E INDIRETO COM BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS DE DISTINTAS MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS PERTENCENTES A DIFERENTES ÉPOCAS E QUE FAÇAM RELAÇÃO COM AS SUAS EXPERIÊNCIAS EM ARTES VISUAIS.
REFERÊNCIASBUORO, ANAMELIA BUENO. OLHOS QUE PINTAM: A LEITURA DA IMAGEM E O ENSINO DA ARTE. SÃO PAULO: EDUC; FAPESP; CORTEZ, 2003.
FRIEDMANN, ADRIANA. O UNIVERSO SIMBÓLICO DA CRIANÇA: OLHARES SENSÍ-VEIS PARA A INFÂNCIA. PETRÓPOLIS, RJ: VOZES, 2005.