You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA –  JOGO DE TABULEIRO TSORO YEMATATU

EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGO DE TABULEIRO TSORO YEMATATU

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

JOGO DE TABULEIRO TSORO YEMATATU

TSORO YEMATATU É UM JOGO AFRICANO DISPUTADO EM UM TABULEIRO POR DOIS JOGADORES, CADA UM COM 3 PEÇAS DA MESMA COR. A ESCOLHA DE QUEM INICIA A PARTIDA É FEITA POR PAR OU ÍMPAR. O PRIMEIRO JOGADOR COLOCA SUA PEÇA EM UMA DAS CASAS, E AS JOGADAS SE ALTERNAM ATÉ QUE TODAS AS PEÇAS ESTEJAM NO TABULEIRO. APÓS ESSA FASE, COMEÇA A MOVIMENTAÇÃO. A CADA AÇÃO, O JOGADOR MOVE UMA DE SUAS PEÇAS PARA UMA CASA VIZINHA E DESOCUPADA, SENDO PERMITIDO PULAR SOBRE UMA PEÇA, SEJA ELA SUA OU DO OPONENTE. O VENCEDOR É AQUELE QUE CONSEGUIR ALINHAR SUAS PEÇAS EM UMA LINHA RETA PRIMEIRO.

JOGAR E VALORIZAR O JOGO TSORO YEMATATU É UMA FORMA DE CELEBRAR A HERANÇA AFRICANA E FORTALECER O RESPEITO E A COMPREENSÃO DAS DIVERSAS IDENTIDADES QUE COMPÕEM O BRASIL.

QUESTÃO 1

O OBJETIVO PRINCIPAL DO JOGO TSORO YEMATATU É

(A) COLOCAR TODAS AS PEÇAS NO TABULEIRO.

(B) PULAR TODAS AS PEÇAS DO ADVERSÁRIO.

(C) ALINHAR TRÊS PEÇAS EM LINHA RETA.

(D) CAPTURAR TODAS AS PEÇAS DO ADVERSÁRIO.

QUESTÃO 2

YSORO YEMATATU É UM JOGO DE

(A) ESTRATÉGIA.

(B) AZAR.

(C) VIOLÊNCIA.

(D) COOPERAÇÃO.

QUESTÃO 3

BASEADO NAS REGRAS DO JOGO TSORO YEMATATU, EM QUAL DAS SITUAÇÕES ABAIXO O JOGADOR VERMELHO VENCEU A PARTIDA?

QUESTÃO 4

SINÔNIMO É UMA PALAVRA QUE POSSUI O MESMO SIGNIFICADO OU UM SENTIDO MUITO PARECIDO COM OUTRA PALAVRA. COM BASE NISSO, LEIA AS REGRAS DO JOGO TSORO YEMATATU ABAIXO E REESCREVA-AS SUBSTITUINDO AS PALAVRAS EM DESTAQUE POR SINÔNIMOS:

A) A ORDEM DE QUEM INICIA O JOGO É DECIDIDA POR SORTE.

B) APÓS TODAS PEÇAS COLOCADAS NO TABULEIRO O JOGADOR PODE MOVER AS SUAS.

C) EM CADA JOGADA, O JOGADOR DEVE MOVER UMA DE SUAS PEÇAS PARA UMA CASA VAZIA ADJACENTE.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0106) Reconhecer e experimentar os variados jogos de tabuleiros nos aspectos  histórico-culturais, regras, normas e objetivos.
(EJALP0168) Entender nas palavras a aproximação e oposição de significados de forma contextualizada.
ReferênciasINSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS ALEGRETE PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CLUBE DA MATEMÁTICA. DISPONÍVEL EM < TSORO YEMATATU.PDF (PBWORKS.COM)>. ACESSO EM 02 DE OUTUBRO DE 2024.