You are currently viewing História – A Lei de Terras de 1850 e o processo de abolição da escravatura

História – A Lei de Terras de 1850 e o processo de abolição da escravatura

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

A Lei de Terras de 1850 e o processo de abolição da escravatura

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma análise comparando a elite agrária da época da lei de terras de 1850 com a elite agrária atualmente no Brasil.

QUESTÃO 02

Faça uma pesquisa sobre a reforma agrária no Brasil. Após o estudo da pesquisa, produza um texto sobre os pontos positivos e os pontos negativos da implantação de uma política de reforma agrária no Brasil.

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:História
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades:(GO-EF08HI18-B) Refletir sobre o fim do tráfico negreiro, a abolição gradual da escravatura e a introdução da mão de obra imigrante, relacionando-os com a Lei de Terras de 1850, a concentração fundiária e os conflitos no campo, no passado e no presente.
Matriz de habilidades essenciais:Conhecer o significado da Lei de Terras de 1850, relacionando-a ao fim do tráfico negreiro e o processo de abolição gradual da escravatura.
Referências:GADELHA, Regina Maria d’Aquino Fonseca. LEI DE TERRAS (1850) E A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO CAPITALISMO E FORÇA DE TRABALHO NO BRASIL DO SÉCULO XIX. R. História, USP, 120, p. 153-162, jan/jul. São Paulo,1989. Disponível em: <https://revhistoria.usp.br/?p=316>.  Acesso em 26 de set. de 2024.