Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
A autobiografia é um gênero textual que consiste na narrativa da própria vida do autor, em que o escritor conta suas experiências pessoais, memórias e reflexões sobre a própria vida. Diferente de uma biografia, que é escrita por outra pessoa sobre o sujeito, a autobiografia é sempre escrita pelo próprio protagonista.
A função social da autobiografia é múltipla. Ela serve como documento histórico que preserva a memória de indivíduos e suas experiências, contribuindo para o entendimento de épocas e contextos culturais específicos. Esse gênero também permite ao autor refletir sobre sua vida e experiências, alcançando uma visão mais profunda de si mesmo. Ainda, pode inspirar e educar outros ao compartilhar histórias de superação, aprendizados e vivências únicas.
Características da autobiografia
Narrativa em primeira pessoa: a autobiografia é escrita em primeira pessoa, com o uso de pronomes como “eu” e “meu”, que ajudam a criar um vínculo pessoal com o leitor.
Linha do tempo: geralmente, segue uma linha do tempo cronológica, embora possa incluir flashbacks e memórias não lineares.
Detalhamento pessoal: inclui detalhes íntimos e pessoais que ajudam a construir a perspectiva do autor.
Reflexões e análises: além de relatar eventos, a autobiografia frequentemente contém reflexões e análises pessoais sobre esses eventos e suas implicações.
Sugestões para a produção de um texto autobiográfico
Comece com uma introdução marcante: apresente um evento ou uma experiência que seja significativa para você e que capture a atenção do leitor.
Desenvolva um enredo claro: organize os eventos de sua vida de forma cronológica ou temática, criando uma narrativa coesa.
Inclua detalhes e emoções: descreva as experiências com detalhes ricos e expresse suas emoções para tornar a narrativa mais envolvente e realista.
Reflexão e análise: Reserve um espaço para refletir sobre o impacto dessas experiências em sua vida e como elas moldaram quem você é.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos sobre essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o seguinte texto para responder às questões 1 a 3.
A Caminho do Futuro: Minha Jornada
Meu nome é Maria Clara Silva, e nasci em 15 de março de 2005 em São Paulo. Desde cedo, minha vida foi marcada por uma série de eventos e experiências que moldaram quem sou hoje. Vou compartilhar alguns aspectos da minha trajetória, desde minha infância até o presente.
Cresci em um bairro movimentado da zona leste de São Paulo. Minha família é composta por minha mãe, Ana, meu pai, Carlos, e meu irmão mais novo, Pedro. Minha mãe trabalhava como professora de português e meu pai era engenheiro civil. Desde pequena, fui incentivada a estudar e a valorizar a educação, o que teve um grande impacto em minha vida.
Lembro-me bem da minha infância, quando brincava na praça perto de casa com Pedro e nossos amigos. Essa era uma época simples e feliz, marcada por muitas horas de jogos ao ar livre e tardes passadas na casa dos avós, onde aprendi a valorizar a importância da família e das tradições.
Aos 12 anos, entrei para o ensino fundamental e a vida começou a mudar. Foi um período de adaptação, pois a escola era maior e as exigências acadêmicas aumentaram. No início, tive dificuldades para me ajustar, especialmente em matemática, uma disciplina que nunca foi meu forte. No entanto, com o apoio de meus pais e professores, consegui superar essas dificuldades. O suporte da minha família foi fundamental para que eu mantivesse o foco e a determinação.
Durante essa fase, também comecei a me interessar por atividades extracurriculares. Participei do clube de leitura da escola e me envolvi em projetos de voluntariado, como ajudar em um abrigo para animais. Essas experiências me ensinaram sobre a importância da responsabilidade e da empatia.
Aos 15 anos, comecei o ensino médio em uma nova escola, que oferecia um ambiente mais desafiador. Essa mudança foi significativa para mim, pois tive a oportunidade de conhecer pessoas novas e explorar diferentes áreas de interesse. Foi durante esse período que decidi que queria seguir a carreira de psicologia. O interesse pela mente humana e pelo comportamento das pessoas cresceu, e eu comecei a me envolver mais em atividades relacionadas a essa área.
Além dos estudos, continuei com minhas atividades de voluntariado e comecei a trabalhar como estagiária em um centro de apoio psicológico. Essa experiência foi extremamente valiosa, pois me proporcionou uma visão prática da profissão e me ajudou a confirmar minha escolha de carreira.
Atualmente, com 19 anos, estou no segundo ano da faculdade de Psicologia. Minha trajetória até aqui tem sido repleta de desafios, mas também de conquistas. Olhando para trás, vejo como cada etapa da minha vida contribuiu para meu crescimento pessoal e profissional.
Um dos maiores aprendizados que tive foi a importância da persistência e da adaptação. Enfrentei dificuldades acadêmicas, desafios pessoais e mudanças significativas, mas sempre busquei aprender com cada experiência. Além disso, percebi o valor das relações interpessoais e do apoio das pessoas ao meu redor.
Para o futuro, meu objetivo é continuar meus estudos e, eventualmente, trabalhar como psicóloga clínica. Pretendo usar o conhecimento que adquiri para ajudar outras pessoas a superar seus desafios e alcançar seu potencial. Sei que a jornada será longa e exigente, mas estou disposta a enfrentar os desafios com a mesma determinação que tive ao longo dos anos.
Através dessa autobiografia, espero compartilhar um pouco da minha história e inspirar outros a reconhecerem a importância de suas próprias jornadas. Cada experiência, por mais simples que possa parecer, contribui para o nosso crescimento e nos ajuda a construir o caminho para o futuro.
Elaborado pela Equipe do NEC/SME – Goiânia para fins didáticos.
QUESTÃO 1
Um dos principais desafios enfrentados por Maria Clara durante sua adolescência foi
(A) a adaptação ao novo ambiente escolar e dificuldades em matemática.
(B) a escolha da carreira profissional desde cedo, algo muito angustiante.
(C) a participação em competições esportivas e a continuação dos estudos.
(D) a mudança de cidade e o segundo ano da faculdade de Psicologia.
QUESTÃO 2
Maria Clara, ao refletir sobre sua trajetória, valoriza a
(A) facilidade dos desafios enfrentados.
(B) importância da persistência e do apoio das pessoas ao seu redor.
(C) quantidade de prêmios e honrarias recebidos.
(D) simplicidade das experiências vividas.
QUESTÃO 3
Destaque do texto três características de uma autobiografia.
QUESTÃO 4
Compartilhe uma experiência de aprendizado. Relate uma experiência que te ensinou algo importante, seja um desafio superado, uma descoberta pessoal ou um aprendizado adquirido. Inclua detalhes sobre como essa experiência influenciou sua forma de pensar ou agir.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP51-A) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2024. |