ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O QUE SÃO MAPAS MENTAIS?
FONTE: IMAGEM CRIADA POR IA
OI, CRIANÇA! VAMOS FALAR SOBRE UMA COISA SUPER DIVERTIDA: MAPAS MENTAIS!
IMAGINA QUE VOCÊ ESTÁ NA ESCOLA OU EM CASA E QUER ORGANIZAR SUAS IDEIAS DE UMA FORMA DIFERENTE. O MAPA MENTAL É COMO UM DESENHO QUE AJUDA VOCÊ A PENSAR EM VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO!
POR EXEMPLO, VAMOS PENSAR NA NOSSA SALA DE AULA. NO MEIO DO PAPEL, VOCÊ PODE DESENHAR OU ESCREVER A PALAVRA “SALA DE AULA”. AGORA, PENSE NO QUE TEM DENTRO DA SALA: MESAS, CADEIRAS, LIVROS, LOUSA. VOCÊ VAI FAZER LINHAS SAINDO DA PALAVRA “SALA DE AULA” E, NO FINAL DE CADA LINHA, DESENHAR OU ESCREVER CADA COISA QUE VOCÊ PENSOU.
ALÉM DISSO, VOCÊ PODE DESENHAR COMO SE FOSSE UM MAPA DO CAMINHO QUE VOCÊ FAZ TODOS OS DIAS PARA CHEGAR NA SALA DE AULA, PASSANDO POR ALGUNS PONTOS DE REFERÊNCIA IMPORTANTES, COMO O PÁTIO DA ESCOLA, O BEBEDOURO OU O RECREIO. ASSIM, VOCÊ CRIA UM DESENHO DE TRAJETO, MOSTRANDO COMO VOCÊ SE MOVE PELOS LUGARES.
ESSES LUGARES QUE VOCÊ PASSA SÃO REFERÊNCIAS ESPACIAIS, OU SEJA, ELES AJUDAM VOCÊ A SABER ONDE ESTÁ E PARA ONDE VAI. NO MAPA MENTAL, ESSAS REFERÊNCIAS SÃO DESENHADAS PARA ORGANIZAR TUDO QUE ESTÁ AO SEU REDOR.
OS MAPAS MENTAIS SÃO COMO DESENHOS COLORIDOS QUE MOSTRAM TUDO O QUE VOCÊ LEMBRA E PENSA SOBRE UM LUGAR, COMO A SUA ESCOLA, SUA CASA OU ATÉ O PARQUE ONDE VOCÊ BRINCA. ELES AJUDAM A ORGANIZAR AS SUAS IDEIAS, REFERÊNCIAS ESPACIAIS E TRAJETOS DE UM JEITO FÁCIL E DIVERTIDO.
QUE TAL DESENHAR UM MAPA MENTAL AGORA? VOCÊ PODE FAZER UM DO CAMINHO QUE VOCÊ PERCORRE DA SUA CASA ATÉ A ESCOLA, COLOCANDO OS PONTOS DE REFERÊNCIA QUE VOCÊ CONHECE, COMO A PADARIA, O SINAL DE TRÂNSITO, OU ATÉ O PARQUINHO!
VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
MAPA MENTAL É
(A) UM TIPO DE MAPA QUE MOSTRA PAÍSES.
(B) UM DESENHO PARA ORGANIZAR IDEIAS.
(C) UM JOGO DE CARTAS.
(D) UM CADERNO DE DESENHOS.
QUESTÃO 2
A FUNÇÃO PRINCIPAL DE UM MAPA MENTAL É
(A) DESENHAR LUGARES QUE VOCÊ JÁ VISITOU.
(B) ORGANIZAR IDEIAS E INFORMAÇÕES.
(C) FAZER DESENHOS DE PAISAGENS.
(D) CRIAR HISTÓRIAS COM PALAVRAS.
QUESTÃO 3
PODEMOS COLOCAR NO CENTRO DE UM MAPA MENTAL
(A) NÚMEROS E CONTAS DE MATEMÁTICA.
(B) UMA IDEIA PRINCIPAL OU TEMA.
(C) FOTOS DE AMIGOS.
(D) NOMES DE CIDADES.
QUESTÃO 4
EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE É UM MAPA MENTAL E PARA QUE ELE SERVE.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 5
DESCREVA COMO VOCÊ PODE FAZER UM MAPA MENTAL DA SUA SALA DE AULA. QUAIS COISAS E PESSOAS VOCÊ COLOCARIA NELE?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTAO 6
EM QUAIS SITUAÇÕES DO SEU DIA VOCÊ ACHA QUE PODERIA USAR UM MAPA MENTAL PARA ORGANIZAR SUAS IDEIAS?
Fonte: Imagem gerada por IA
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | GEOGRAFIA |
HABILIDADES: | (EF01GE08-A) ELABORAR E INTERPRETAR MAPAS MENTAIS E DESENHOS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COM |