You are currently viewing Língua Portuguesa – Elementos de análise textual

Língua Portuguesa – Elementos de análise textual

Esta proposta de Atividade de Português, integrada com História, é destinada aos estudantes do 3º período (4 º série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Análise de Texto: elementos Composicionais e Temáticos.

A análise textual é uma ferramenta fundamental para a compreensão profunda de qualquer texto, seja ele literário, acadêmico ou jornalístico. Ao desconstruir um texto em seus elementos constituintes, o leitor adquire uma visão mais crítica e abrangente sobre a mensagem que o autor busca transmitir.

A análise composicional investiga a estrutura do texto, examinando a organização das ideias, a coesão entre as partes e a utilização de recursos linguísticos como parágrafos, frases e conectivos. Ao identificar a estrutura do texto, o leitor pode compreender melhor como as ideias se conectam e como o autor constrói seus argumentos.

A análise temática, por sua vez, concentra-se no conteúdo do texto, buscando identificar o tema central, as ideias secundárias e a mensagem implícita. Ao analisar o tema, o leitor pode relacionar o texto com outros conhecimentos prévios e construir uma interpretação mais completa.

Ao dominar as técnicas de análise textual, o leitor se torna mais autônomo e capaz de interpretar criticamente os textos que circulam em nosso cotidiano, seja na escola, no trabalho ou em suas atividades de lazer.

Questão 01

Compreende-se como Análise composicional

(A) escrever sobre ilustrações e brincadeiras.
(B) analisar e investigar a estrutura do texto.
(C) analisar o(a) autor(a) do texto.
(D) analisar as ilustrações e brincadeiras.

Questão 02

Podemos afirmar que Análise temática refere-se

(A) ao conteúdo do texto.
(B) ao autor do texto.
(C) a estrutura escrita do texto.
(D) as ilustrações do texto.

Questão 03

São muitos os elementos de análise textual composicional (veja no anexo abaixo), neste sentido, defina o que deve ser observado em relação aos elementos abaixo.

Estrutura:

Elementos visuais:

Coesão e Coerência:

Gênero Textual:

Linguagem:

Questão 04

São muitos os elementos de Análise Temática (veja no anexo abaixo), neste sentido, defina o que deve ser observado em relação aos elementos abaixo.

Tema Central:

Subtemas:

Contexto:

Ponto de Vista:

Intertextualidade:

Leitura Crítica:

Questão 05

Leia e analise o texto abaixo, depois responda os itens relacionados a análise textual composicional.

Texto de AI, com alterações e adequações pessoais

Qual a estrutura?

Há elementos visuais, com qual função?

Há Coesão e Coerência?

Qual o gênero textual e sua característica?

Sobre a linguagem, há metáforas ou figuras de linguagem, quais?

Questão 06

Leia e analise o texto abaixo, depois responda os itens relacionados a análise textual temática.

Texto de AI, com alterações e adequações pessoais

Qual o tema central do texto?

Há subtemas?

Qual o contexto apresentado?

Qual o ponto de vista apresentado pelo autor?

É possível fazer uma leitura crítica e/ou relacionar com a realidade cotidiana o que o texto apresenta? Se sim, qual?

Questão 07

É possível relacionar os conteúdos dos dois textos apresentados com a questão do êxodo rural, bem como com a ocupação das cidades e a preservação da natureza?
Discuta com os colegas e professor(a).


AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa
Objetos de conhecimento:
Estilo, composição e tema 

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural: Migrações e as transformações no campo e na cidade; Êxodo rural
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJALP0352) Analisar os efeitos estilísticos, composicionais e temáticas dos gêneros.

(EJAHI0306) Identificar as intervenções na natureza do ponto de vista humano e tecnológico.
(EJAHI0307) Compreender e relacionar os processos de ocupação do campo e das cidades e como eles interferem na organização social, política e econômica.
(EJAHI0308) Contextualizar os fenômenos históricos que se relacionam ao êxodo rural.
Referencial:GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.

Ana Maira Primavesi. Da vida no campo depende a cidade. Disponível em: www.anamariaprimavesi.com.br/2019/06/19/da-vida-no-campo-depende-a-cidade/. Acesso 27\09\2024.