ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Betinho e o solo
Betinho: Vô Emivaldo, por que a horta aqui do sítio cresce tão bem, mas a horta da escola tem tantas dificuldades?
Sr. Emivaldo: Ah, Betinho, isso depende muito do solo que a gente usa. Aqui no sítio, o solo é bem fértil, cheio de matéria orgânica. Já viu a cor escura e o cheirinho de terra molhada que ele tem?
Betinho: Sim, sempre percebo isso! Mas o que faz o solo ser tão bom assim?
Sr. Emivaldo: Bom, isso é porque esse solo é humoso, quer dizer, ele tem bastante matéria orgânica, como restos de plantas e animais decompostos. Essa matéria deixa o solo rico em nutrientes e bom para as plantas crescerem.
Betinho: E por que na escola o solo não é igual?
Sr. Emivaldo: O solo lá é mais arenoso. Ele até drena a água rápido, mas não retém os nutrientes e a umidade que as plantas precisam. Por isso, as plantinhas sofrem mais para crescer.
Betinho: Então é por isso que o solo do sítio é diferente! Mas tem algum solo que seja bom para tudo?
Sr. Emivaldo: Não existe um solo perfeito, meu neto. Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens. O importante é a gente entender como cada um funciona e saber cuidar bem. Por exemplo, se o solo é muito argiloso e denso, precisa de mais cuidado para não encharcar as raízes das plantas.
Betinho: Entendi, Vô. Então, se eu quiser ajudar a horta da escola, o que devo fazer?
Sr. Emivaldo: Boa pergunta, Betinho! Podemos começar adicionando um pouco de composto orgânico no solo da escola. Isso vai melhorar a fertilidade e reter mais umidade, ajudando as plantas a crescerem mais fortes e saudáveis!
Betinho: Uau! Vou falar com a professora para fazermos isso. Obrigado, Vô!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Betinho aprendeu com seu avô, Sr. Emivaldo, que uma das características do solo argiloso é a
(A) alta permeabilidade e pouca retenção de água.
(B) boa capacidade de reter água, mas com tendência à compactação das partículas.
(C) presença de muitos nutrientes e drenagem rápida.
(D) cor clara e partículas grandes.
QUESTÃO 2
Betinho quer ajudar a melhorar o solo da escola e, de acordo com o que aprendeu com seu avô, o solo humoso é
(A) composto por partículas grandes e espaçadas.
(B) caracterizado pela baixa retenção de nutrientes.
(C) rico em matéria orgânica, apresentando coloração escura.
(D) conhecido por sua drenagem rápida e baixa compactação.
QUESTÃO 3
Após refletir com o (a) professor (a) e a turma, explique como a adição de matéria orgânica pode melhorar a qualidade de um solo pobre em nutrientes.
QUESTÃO 4
Experimento: Mini-Horta – Qual Solo é Melhor para o Crescimento das Plantas?
Objetivo: Demonstrar como diferentes tipos de solo afetam o crescimento das plantas e qual solo é mais adequado para a horta.
Materiais Necessários:
- Três tipos diferentes de solo (solo arenoso, solo argiloso e solo humoso ou solo com adubo orgânico).
- Sementes de rabanete (crescimento rápido, de 20 a 30 dias).
- Três vasos ou potes de plástico pequenos.
- Etiquetas para identificar cada vaso.
- Regador ou garrafa com água.
- Bloco de anotações para registrar o crescimento das plantas.
- Colher de jardim ou pá pequena (opcional).
Passo a Passo:
- Preencha cada vaso com um dos três tipos de solo, etiquetando-os como “Solo Arenoso”, “Solo Argiloso” e “Solo Humoso”.
- Em cada vaso, plante 2 a 3 sementes de rabanete a uma profundidade de cerca de 1 cm. Cubra as sementes com uma leve camada do solo correspondente.
- Regue levemente para umedecer o solo, sem encharcá-lo.
- Coloque as etiquetas identificando o tipo de solo em cada vaso.
- Registre no bloco de anotações o dia do plantio e as condições iniciais de cada vaso (como cor e textura do solo).
- Coloque os vasos em um local com boa iluminação natural.
- Regue todos os dias com a mesma quantidade de água (por exemplo, 50 ml) e observe se a água é absorvida igualmente em cada vaso.
- Durante as próximas duas semanas, observe e anote o crescimento das plantinhas, avaliando: qual solo permitiu o crescimento mais rápido; como a cor e o tamanho das folhas variam entre os solos; e se alguma planta cresceu mais saudável que as outras.
Atenção: após 20 a 30 dias, o rabanete estará pronto para a colheita. Retire a planta com cuidado e compare o tamanho e a aparência das raízes.
Ao final, descreva brevemente o experimento da mini-horta, explicando quais tipos de solo foram utilizados e quais resultados foram observados no crescimento das plantas.
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: Nutrição. Graduada em: Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc. |
Referência (s): | NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, p. 25. O QUE É O USO DO SOLO, PARTIDO VERDE, 2024. Disponível em: < https://pv.org.br/o-que-e-uso-do-solo/.>. Acesso em: 1º, out. 2024. SOLO, Mundo Educação UOL, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-solo.htm>. Acesso em: 1º, out. 2024. SOLO, Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: < https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-solo.htm#:~:text=O%20solo%20pode%20ser%20dividido,%2C%20argiloso%2C%20humoso%20e%20calc%C3%A1rio.> Acesso em: 1º, out. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |