You are currently viewing Educação Física: Jogos Eletrônicos de Fazendinha

Educação Física: Jogos Eletrônicos de Fazendinha

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: “Desenhado por Freepik”

Jogos Eletrônicos de Fazendinhas

Os jogos eletrônicos surgiram do uso criativo e lúdico da tecnologia. Hoje em dia eles representam um mercado bilionário, que engloba vários segmentos, empresas e profissionais, com jogadores de todas as idades e jogos para todos os gostos.

Chamamos de Jogos Eletrônicos todos os jogos onde utilizamos algum aparelho eletrônico (celular, tablet, computador ou videogame) para interagir com os outros jogadores e realizar as ações/jogadas.

Através da prática desses jogos podemos desenvolver várias habilidades motoras e cognitivas, que podem ser úteis até mesmo no cotidiano do nosso trabalho.

Uma das categorias de jogos mais populares são os jogos de fazendinha, onde você deve realizar diferentes ações, todas relacionadas à vida no campo, para prosperar com a sua fazenda virtual.

Então, é preciso preparar a terra, semear, regar e colher, bem como construir currais, estábulos, galpões, cuidar da criação de animais, e conforme a versão e complexidade do jogo, é preciso até mesmo minerar o solo e comercializar os produtos produzidos na fazenda.

Podemos dizer que esse tipo de jogo possui aspectos positivos e negativos. Como lado positivo podemos destacar a própria ludicidade de jogar, assim como, a possibilidade de conhecer melhor a rotina e todas as funções e trabalhos do campo.

Por outro lado, como é um jogo sem fim, ou seja, você pode passar horas e horas cuidando e desenvolvendo a sua fazendinha virtual, colecionando prêmios e avançando de nível ao longo de dias e meses, o jogo pode acabar se tornando uma prática viciante, onde o jogador perde o controle do seu tempo e suas obrigações no mundo real por conta da fixação no mundo virtual.

É preciso, como muita coisa na vida, saber administrar o seu tempo de jogo, assim como, administrar de uma forma geral o tempo que se passa acessando não apenas esses jogos, mas também, todo tempo gasto em redes sociais e outros aplicativos.

Questão 1

Os jogos eletrônicos surgiram a partir

(A) do uso restrito e laboral da tecnologia.

(B) do desuso das novas tecnologias.

(C) do uso parcial das novas  tecnologias.

(D) do uso lúdico e criativo da tecnologia.

Questão 2

Os jogos eletrônicos são aqueles 

(A) que jogamos na rua e sem o uso de tecnologia para realizar as jogadas.

(B) que usamos somente o corpo para realizarmos todas as jogadas.

(C) que usamos aparelhos eletrônicos para realizar as jogadas.

(D) que ainda serão inventados quando houver uma tecnologia mais avançada.

Questão 3

Explique como a prática de jogos eletrônicos pode ter aspectos positivos e negativos:

Questão 4

Quais são as ações e objetivos comuns dos jogos eletrônicos estilo fazendinhas e o que podemos aprender com esses jogos?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0506) Problematizar as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias.
(EJAEF0507) Problematizar os aspectos positivos e negativos da prática dos jogos eletrônicos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022