Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Cara a Cara
Os jogos são práticas lúdicas que podem ajudar a desenvolver diferentes habilidades, além disso eles também fazem parte da nossa cultura e reproduzem os valores da nossa sociedade.
Um dos jogos mais praticados na atualidade é o jogo de adivinhação e perspicácia conhecido como Cara a Cara.
Cara a Cara, e é bem provável que você já tenha ouvido falar ou até mesmo já tenha jogado.
Originalmente chamado de “Guess Who” (adivinha quem) o Cara a Cara foi criado no final dos anos 1970 nos EUA, pela companhia de brinquedos e jogos Milton Bradley Company e posteriormente vendido para a Hasbro. No Brasil, o jogo foi inicialmente comercializado pela fabricante Estrela (1986), e se tornou um grande sucesso.
O jogo é bem simples. Em um grupo de várias personagens iguais para os dois adversários, você escolhe um e o seu adversário outro personagem. O objetivo do jogo é adivinhar qual o personagem do outro utilizando perguntas simples como: é homem? Usa óculos? Tem cabelo comprido? etc.
As perguntas devem ser feitas de forma que o adversário só possa responder sim ou não. Dessa forma, os jogadores vão alternando as perguntas e respostas, onde cada um faz uma pergunta e então é a vez do outro fazer a sua pergunta, até que um dos dois adivinhe quem é o personagem do adversário.
À medida que o adversário responde “não”, você vai eliminando as possibilidades negativas, dessa forma, sabendo fazer as perguntas corretas, você pode eliminar a maioria dos personagens e ficar mais próximo de acertar quem foi o escolhido pelo adversário.
Além do modelo comercializado por diferentes empresas, você também pode criar seu próprio grupo de personagens para jogar. Basta você criar dois conjuntos iguais, com os mesmos personagens e a mesma quantidade de personagens. Você pode usar atletas famosos, artistas da tv ou cantores, celebridades, figuras ilustres da história do Brasil e até mesmo animais da nossa fauna e espécies da nossa flora, entre muitas outras possibilidades.
Questão 1
Os Jogos são práticas lúdicas que
(A) ajudam a desenvolver apenas habilidades motoras.
(B) ajudam a desenvolver apenas habilidades cognitivas.
(C) ajudam a desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
(D) não ajudam a desenvolver as habilidades do corpo.
Questão 2
O Cara a Cara é um jogo muito popular no Brasil. É um jogo onde você precisa saber fazer as perguntas corretas para adivinhar quem é o personagem do seu oponente, por isso podemos afirmar que é também um jogo que requer muita perspicácia.
A palavra destacada no texto acima significa
(A) capacidade de compreender rapidamente e com mais facilidade.
(B) incapacidade de compreender rapidamente e com facilidade.
(C) capacidade de compreender lentamente e com muita dificuldade.
(D) incapacidade total de compreender as coisas mais complexas.
Questão 3
Explique quais são as principais regras e como se joga o jogo conhecido como Cara a Cara:
Questão 4
Como podemos modificar o jogo Cara a Cara para aprendermos diferentes conteúdos de forma mais lúdica?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0607) Relacionar os jogos aos aspectos econômicos, políticos, sociais, éticos entre outros, problematizando os preconceitos e modismos. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |