Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
CONTO
Um conto é uma narrativa breve, geralmente escrita em prosa, que se foca em um único incidente ou uma série limitada de eventos. Ao contrário de romances, que exploram múltiplas tramas e desenvolvem personagens ao longo de muitas páginas, os contos são mais curtos e concentrados, apresentando uma história de forma concisa e impactante. É importante dizer também que o tempo e o espaço são bem demarcados.
Os contos são importantes por diversas razões. Eles são uma forma acessível de literatura, permitindo que os leitores apreciem uma narrativa completa em um curto espaço de tempo. Além disso, os contos são frequentemente utilizados como uma ferramenta educativa para ensinar técnicas de escrita, análise literária e compreensão de textos. Eles também são uma excelente maneira de explorar temas e emoções de forma intensa e concentrada.
Dentre as características principais de um conto, podemos citar:
1- Narrativa concisa: os contos são geralmente curtos e diretos, com uma narrativa que se desenvolve de forma rápida e eficiente.
2- Tempo e Espaço bem demarcados: nos contos, o tempo e o espaço onde a narrativa ocorre são claramente definidos, ajudando a situar o leitor e a reforçar a coesão da história.
3- Presença de um narrador: o narrador é uma figura central em um conto, responsável por apresentar a história ao leitor. Existem diferentes tipos de narradores, e a escolha do narrador influencia significativamente como a história é contada e percebida pelo leitor.
4- Personagens limitados: devido à sua extensão curta, os contos frequentemente apresentam um número reduzido de personagens. Esses personagens são bem delineados, mas não há tempo para um desenvolvimento extenso.
5- Foco em um único conflito: geralmente, o conto gira em torno de um único conflito ou problema central, sem se desviar para subtramas complexas. Isso permite que a história se desenvolva de maneira mais direta e envolvente.6- Clímax e Desfecho: O conto tende a ter um clímax claro e um desfecho bem definido. A resolução do conflito central ocorre de maneira rápida e satisfatória para o leitor.
Questão 1
Quais as características de um conto que mais lhe chamam a atenção? Justifique sua resposta.
Questão 2
Tem um ditado popular que diz: “Quem conta um conto aumenta um ponto!” O que você entende por este ditado?
Questão 3
São consideradas características de um conto
(A) som e movimento.
(B) narrativa curta e concentrada.
(C) números ilimitados de personagens.
(D) foco em vários conflitos.
Questão 4
A estrutura narrativa de um conto é formada por
(A) introdução, desenvolvimento, conclusão.
(B) início, meio e fim.
(C) introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão.
(D) ambiente, personagens, enredo e narrador.
Questão 5
Agora, é a hora do reconto! Você se lembra de ter ouvido um Conto? Reescreva-o abaixo com suas palavras.
Saiba mais!
Hora de aprender brincando!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. (GO-EF35LP38) Produzir narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, e a construção do discurso direto e indireto. (EF35LP26-A) Compreender, de forma lúdica, que a escrita de uma narrativa ficcional consiste no relato de acontecimentos imaginários: contos, mitos, inclusive do folclore goiano. (EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados à imagens e atentar-se à estrutura textual. (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 20/09/2024. CARPANEDA, Isabella. A Conquista: língua portuguesa 5º ano. São Paulo: FTD, 2021. |