Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Sentidos plurais: Olhares poéticos e interpretativos
Uma janela é uma abertura em uma parede que conecta o interior ao exterior, permitindo a entrada de luz e a circulação de ar. No sentido simbólico, a janela vai além de sua função prática: ela representa um portal para novas perspectivas, possibilitando olhares sobre o mundo, reflexões sobre o ambiente e introspecções sobre a própria vida. Uma janela pode ser vista como uma moldura que nos convida a observar, interpretar e, por vezes, sonhar com o que está além do nosso alcance imediatamente.
Disponível em https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-pessoa-sombrio-escuro-5009114/ Acesso em 26, set. 2024.
Quando olhamos pelas janelas, vemos uma parte do mundo lá fora. Pode ser uma rua movimentada, um jardim tranquilo ou até o céu cheio de nuvens.
Mas, já pensou que o que vemos pode ser diferente para cada pessoa?
É como se cada janela mostrasse uma parte do mundo, de acordo com quem está olhando, ou seja, cada um tem o seu olhar diferente do outro.
Na arte, a representação da janela também aparece em muitas obras. Por exemplo, o pintor Salvador Dalí pintou uma mulher olhando pela janela e olhando para o horizonte.
O que será que ela está pensando ao observar o horizonte?
Talvez ela esteja sonhando com novas aventuras, ou simplesmente apreciando o silêncio do momento. Assim como na pintura de Dalí, quando olhamos pela janela, podemos imaginar histórias e criar significados a partir do que vemos.
Outro artista, Edward Hopper, gostava de pintar pessoas olhando pela janela em cidades grandes. Suas pinturas mostram pessoas sozinhas, observando o que acontece lá fora.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/hermien_amsterdam/38964991654 Acesso em 26, set.2024.
A janela, nesse caso, é como uma conexão entre o mundo de dentro e o de fora. Será que essas pessoas se sentirão distantes do que estão observando ou estão apenas curiosas?
E no Brasil, vários artistas como Iberê Camargo, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pintaram a representação de janelas ou de figuras próximas às janelas, usando a luz e a perspectiva como elementos importantes na composição, utilizaram o recurso da janela para enquadrar cenários, explorando contrastes entre o interior e o exterior, usaram a janela como um símbolo para refletir sobre o tempo, a memória e as vivências pessoais.
Agora vamos refletir
Quando você olha pela sua janela, o que você vê?
Pode ser algo simples como uma árvore, um carro ou alguém passando, mas o que isso faz você sentir?
Você acha que o que você vê pode ter significados diferentes dependendo do seu humor, do que você viveu naquele dia ou do que está ao seu redor?
A arte nos ajuda a perceber que cada pessoa tem um olhar único sobre o mundo. Então, reflita: O que a sua “janela para o mundo” revela sobre você?
Se você pudesse desenhar o que vê ou imagina ao olhar pela janela, o que colocaria no seu desenho? Como isso se conecta com os seus sentimentos ou com o que você vive no seu dia a dia?
QUESTÃO 1
Janela é uma abertura em uma parede que conecta o interior ao exterior, permitindo a entrada de luz e a circulação de ar. No sentido simbólico, a janela vai além de sua função prática: ela representa
(A) um cômodo da casa usado para descansar.
(B) um portal para novas perspectivas de olhares.
(C) uma moldura decorativa para uma pintura.
(D) um espaço para observar os vizinhos.
QUESTÃO 2
Ao olhar pela janela, podemos entender que
(A) todas as pessoas veem a mesma paisagem.
(B) cada pessoa enxerga de uma maneira diferente.
(C) as diferenças são apenas alguns detalhes.
(D) apenas artistas conseguem ver os detalhes.
QUESTÃO 3
Diversos artistas representaram janelas de maneiras distintas, refletindo seus estilos e o contexto de suas épocas. Cite exemplo de um artista que retratou janelas e descreva as principais características de sua obra.
QUESTÃO 4
Ao olhar para uma janela, o que ela nos convida a fazer?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF06AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais e ampliar seu repertório imagético e inventivo, dando sentido e significado aos contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo. |
Referências | FABRIS, A. Redefinindo o conceito de imagem. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.18, n.35, 1998. JOLY, M. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996. MANGUEL, A. Lendo imagens. São Paulo: Companhia da Letras, 2001. ROSSI, M. H. Imagens que falam. Porto Alegre: Mediação, 2003. |