You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: CONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: CONTOS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OS CONTOS

OS CONTOS SÃO HISTÓRIAS CURTAS E ENVOLVENTES, QUE PODEM SER FICTÍCIAS OU BASEADAS EM FATOS, CRIADAS PARA ENTRETER, ENSINAR OU PROVOCAR REFLEXÕES. 

TRABALHAR COM CONTOS EM SALA DE AULA É UMA OPORTUNIDADE RICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO TEXTUAL. 

ESSES TEXTOS SÃO, EM GERAL, ACOMPANHADOS DE ILUSTRAÇÕES QUE AJUDAM AS CRIANÇAS A ANTECIPAR A HISTÓRIA, ALÉM DE PROMOVEREM UMA COMPREENSÃO MAIS LÚDICA E ACESSÍVEL.

ANTECIPAÇÃO E EXPECTATIVAS DO TEXTO

  • O QUE VOCÊS ACHAM QUE VAI ACONTECER NESSA HISTÓRIA?
  • COMO SÃO OS PERSONAGENS? ELES PARECEM FELIZES, TRISTES OU ASSUSTADOS?
  • PELO TÍTULO, ONDE VOCÊS ACHAM QUE A HISTÓRIA SE PASSA?

LOCALIZANDO INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS

  • ONDE O PERSONAGEM PRINCIPAL MORA?
  • QUEM AJUDOU O PERSONAGEM EM UM DETERMINADO MOMENTO?
  • O QUE ACONTECEU NO FINAL DA HISTÓRIA?

IDENTIFICANDO A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTO

  • PARA QUE SERVE UMA HISTÓRIA COMO ESSA?
  • ONDE ENCONTRAMOS CONTOS (LIVROS, REVISTAS, SITES)?
  • QUEM VOCÊS ACHAM QUE ESCREVEU ESSA HISTÓRIA? PARA QUEM ELA FOI ESCRITA?

OS CONTOS TÊM DIFERENTES FUNÇÕES (ENTRETER, ENSINAR, MORALIZAR), QUE CIRCULAM EM DIFERENTES MEIOS E QUE SÃO PRODUZIDOS POR AUTORES PARA PÚBLICOS ESPECÍFICOS, GERALMENTE INFANTIS.


VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

VAMOS OUVIR A HISTÓRIA: JOÃO E MARIA? DEPOIS, VAMOS RESPONDER ÀS QUESTÕES QUE SE SEGUEM. 


QUESTÃO 2

O NOME DA IRMÃ DE JOÃO É

(A) ANA.
(B) MARIA.
(C) CLARA.
(D) SOFIA.


QUESTÃO 3

NA FLORESTA, JOÃO E MARIA ENCONTRARAM

(A) UMA CABANA DE MADEIRA.
(B) UMA CASA FEITA DE DOCES.
(C) UM CASTELO ENORME.
(D) UMA CAVERNA FRIA.


QUESTÃO 4

QUEM MORAVA NA CASA DE DOCES ERA


(A) UM GIGANTE.
(B) UMA BRUXA.
(C) UM LOBO.
(D) UM DRAGÃO.


QUESTÃO 4

O QUE VOCÊ FARIA SE ESTIVESSE NO LUGAR DE JOÃO E MARIA AO ENCONTRAR A CASA DE DOCES?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 5

POR QUE VOCÊ ACHA QUE A BRUXA QUERIA CAPTURAR JOÃO E MARIA?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 6

QUAL LIÇÃO VOCÊ ACHA QUE A HISTÓRIA DE JOÃO E MARIA ENSINA PARA AS CRIANÇAS?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


AUTORIAMARIA DA LUZ SANTOS RAMOS
FORMAÇÃODOUTORA EM EDUCAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:(EF15LP02) ESTABELECER EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TEXTO QUE VAI LER (PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPADORAS DOS SENTIDOS, DA FORMA E DA FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO), APOIANDO-SE EM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DESSE TEXTO, O GÊNERO, O SUPORTE E O UNIVERSO TEMÁTICO, BEM COMO SOBRE SALIÊNCIAS TEXTUAIS, RECURSOS GRÁFICOS, IMAGENS, DADOS DA PRÓPRIA OBRA (ÍNDICE, PREFÁCIO ETC.), CONFIRMANDO ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DE TEXTOS, CHECANDO A ADEQUAÇÃO DAS HIPÓTESES REALIZADAS. (EF15LP03) LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS. (EF15LP01) IDENTIFICAR A FUNÇÃO SOCIAL DE TEXTOS QUE CIRCULAM EM CAMPOS DA VIDA SOCIAL DOS QUAIS PARTICIPA COTIDIANAMENTE (A CASA, A RUA, A COMUNIDADE, A ESCOLA) E NAS MÍDIAS IMPRESSA, DE MASSA E DIGITAL, RECONHECENDO PARA QUE FORAM PRODUZIDOS, ONDE CIRCULAM, QUEM OS PRODUZIU E A QUEM SE DESTINAM.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGEM DO SITE: CANVA.COMMEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. São Paulo: Nova Fronteira, 1997. MORAES, Vinícius. Arca de Noé. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1970.