Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Fonte: canva.com
Paralimpíadas: Um Evento Inspirador
As Paralimpíadas são um evento esportivo inspirador que reúne atletas com deficiência de todo o mundo. O evento teve início em 1948, na pequena cidade inglesa de Stoke Mandeville, quando o médico alemão Ludwig Guttmann, diretor do centro nacional britânico de traumatismos que reabilitava soldados feridos da Segunda Guerra Mundial, decidiu criar uma competição esportiva exclusiva para pessoas com deficiência física.
A primeira edição com esse nome, Paralimpíadas, aconteceu em 1960, em Roma. Desde então, o evento cresceu muito e hoje envolve milhares de atletas competindo em diversas modalidades. Essas competições mostram que, com determinação e apoio, é possível superar desafios!
Nas Paralimpíadas, há uma variedade de esportes adaptados:
Atletismo | Badminton | Bocha | Basquete em Cadeira de Rodas | Canoagem | Ciclismo | Esgrima em Cadeira de Rodas | Futebol de Cegos | Goalball | Halterofilismo | Hipismo | Judô | Natação | Remo | Rugby em Cadeira de Rodas | Taekwondo |Tênis de Mesa | Tênis em Cadeira de Rodas | Tiro com Arco | Tiro Esportivo |Triatlo | Vôlei Sentado
Esses esportes são adaptados para garantir que todos os atletas possam competir de forma justa e divertida. As regras são ajustadas para atender às diferentes necessidades, permitindo que cada um dê o seu melhor! Os principais tipos de deficiências incluem a deficiência física, visual e intelectual. Por exemplo, no atletismo, as classes variam de acordo com o tipo de deficiência, como T20 para deficiências intelectuais e T31 a T38 para paralisados cerebrais. Na natação, as classes vão de S1 a S10 para atletas com deficiências físicas e de S11 a S13 para aqueles com deficiência visual, além da classe S14 destinada a atletas com deficiência intelectual.
As Paralimpíadas desempenham um papel fundamental na promoção da inclusão, as cidades-sede melhoram a acessibilidade e a infraestrutura, beneficiando a comunidade como um todo, ajudam a mostrar que as pessoas com deficiência podem ser atletas incríveis e que, com apoio e oportunidades, podem realizar grandes conquistas. Isso não apenas inspira os atletas, mas também educa a sociedade sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças. Vamos torcer por nossos atletas e celebrar a diversidade!
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
As Paralimpíadas são um evento que reúne atletas com deficiência de todo o mundo, o que mostra que
(A) a competição é mais importante do que a inclusão.
(B) todos têm o direito de competir e se sentir valorizados.
(C) apenas alguns atletas são capazes de se destacar.
(D) as pessoas com deficiência não precisam de apoio.
QUESTÃO 2
Ao acompanhar os jogos das Paralimpíadas, as pessoas aprendem que
(A) é fundamental competir em um ambiente de rivalidade.
(B) a inclusão e o respeito são essenciais para a sociedade.
(C) apenas os vencedores merecem reconhecimento.
(D) as pessoas com deficiência não devem ser vistas como atletas.
QUESTÃO 3
Como você acredita que a participação de atletas com deficiência nas Paralimpíadas pode mudar a forma como a sociedade vê a inclusão e a diversidade?
QUESTÃO 4
De que forma os atletas paralímpicos podem ser modelos inspiradores para crianças e jovens, independentemente de suas habilidades físicas?
QUESTÃO 5
Enumere cada figuras a seguir e coloque os respectivos nomes dos esportes representados por ela na sequência:
Saiba mais
Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre as Paralimpíadas.
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo. (EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede e parede, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer). |
Referências | Condederação Brasileira de Esportes <https://cbe.esp.br/> acesso em 30/08/2024. Comitê Olímpico do Brasil <https://www.cob.org.br/> acesso em 30/08/2024. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (3º a 5º anos). P- 40. Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021. |