Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A INTENCIONALIDADE DAS VOZES VERBAIS
A intencionalidade no uso das vozes verbais está relacionada às escolhas que o falante faz ao empregar a voz ativa, voz passiva ou voz reflexiva, de acordo com a pretensão comunicativa e o efeito que se deseja causar no discurso. Veja como a intencionalidade discursiva ocorre em cada uma das vozes verbais.
1. Voz Ativa
Na voz ativa ocorre o foco no sujeito, o sujeito da oração é quem executa a ação expressa pelo verbo. O uso intencional da voz ativa visa destacar o agente da ação.
Exemplo: “O professor corrigiu as provas.”
Aqui, o sujeito (o professor) é o centro da ação. A intencionalidade, nesse caso, é dar visibilidade ao agente, promovendo clareza e atribuindo a ele a ação.
2. Voz Passiva
Na voz passiva ocorre o foco no objeto ou ação, o foco se desloca do sujeito para o objeto da ação ou para a própria ação. A intenção ao utilizar a voz passiva é enfatizar o objeto ou resultado da ação.
Exemplo: “As provas foram corrigidas pelo professor.”
Aqui, o foco está nas provas (objeto) e não no professor (agente), que se torna secundário. A intencionalidade da voz passiva pode ser destacar o objeto, que importa não é quem corrigiu, mas o fato de que as provas foram corrigidas.
3. Voz Reflexiva
Na voz reflexiva ocorre o foco da ação sobre o sujeito, nela o sujeito realiza e recebe a ação ao mesmo tempo. Essa construção é usada quando a intenção é mostrar que o agente e o paciente da ação são o mesmo.
Exemplo: “Ele se cortou.”
Neste caso, o sujeito (“ele”) é tanto quem realiza a ação (cortar) quanto quem a recebe (sofre o corte). A intencionalidade ao usar a voz reflexiva está em destacar o envolvimento pessoal do sujeito na ação verbal.
Cada voz verbal tem seu papel dentro do texto, e sua escolha pode mudar completamente a forma como a mensagem é percebida. Por isso, compreender e aplicar a intencionalidade no uso das vozes verbais é fundamental para alcançar o efeito desejado no discurso, seja enfatizando o sujeito ou enfatizando a ação, as vozes verbais refletem de fato uma intenção comunicativa.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Compare as duas frases abaixo e descreva como a intencionalidade muda dependendo da voz verbal usada:
“Os cientistas descobriram a cura.”
“A cura foi descoberta pelos cientistas.”
a) Qual das frases dá mais destaque ao agente?
b) Qual das frases foca mais no resultado da ação?
QUESTÃO 2
Leia o fragmento abaixo e a faça a reescrita atendendo as vozes verbais solicitadas
“Os engenheiros concluíram o projeto com sucesso. Eles trabalharam dia e noite para garantir que todos os detalhes estivessem corretos. No final, a empresa reconheceu o esforço da equipe.”
a) Reescreva o texto na voz passiva para dar ênfase ao resultado, minimizando a importância dos engenheiros.
b) Reescreva o texto na voz reflexiva para mostrar que a equipe estava envolvida diretamente no sucesso do projeto.
QUESTÃO 3
Leia a frase:
“As obras foram concluídas a tempo.” O uso da voz passiva neste exemplo apresenta a provável intenção de
(A) destacar quem realizou a obra.
(B) enfatizar que o trabalho foi finalizado.
(C) ocultar a identidade do autor da obra.
(D) tornar o discurso mais pessoal e direto.
QUESTÃO 4
O contexto mais adequado para o emprego da voz ativa é
(A) um relatório científico que quer focar nos dados e nos resultados.
(B) uma notícia que deseja destacar o responsável por um ato heróico.
(C) um texto em que se quer minimizar a responsabilidade do agente.
(D) uma declaração oficial que precisa ser impessoal e neutra.
QUESTÃO 5
Na frase “O experimento foi conduzido com sucesso”, a intencionalidade da escolha da voz passiva é
(A) tornar o experimento um fato mais pessoal.
(B) enfatizar os resultados do experimento.
(C) destacar os cientistas que fizeram o experimento.
(D) mostrar que o experimento foi realizado.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0639) Compreender os efeitos de sentido produzidos pelo uso de adjuntos adnominais e adverbiais, aposto, vocativo e voz ativa e passiva |
Referências: | ALMEIDA, N. M. de. Gramática metódica da língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1992. ALMEIDA, N. M. de. Gramática latina. São Paulo: Saraiva, 1995 BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. São Paulo: Lucerna, 1999 |