You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – TEXTO DE CAMPANHA

LÍNGUA PORTUGUESA – TEXTO DE CAMPANHA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM EDUCAÇÃO FÍSICA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO (3º SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

GÊNEROS TEXTUAL CAMPANHA

UM TEXTO DE CAMPANHA, SEJA ELE PUBLICITÁRIO, SOCIAL OU POLÍTICO, GERALMENTE NÃO SEGUE UMA ESTRUTURA RÍGIDA COMO UM TEXTO DISSERTATIVO, POR EXEMPLO. SUA ESTRUTURA PODE VARIAR DEPENDENDO DO OBJETIVO DA CAMPANHA, DO PÚBLICO-ALVO E DOS RECURSOS DISPONÍVEIS.

A CAMPANHA TEM COMO OBJETIVO CONVENCER E PERSUADIR MUITAS PESSOAS A CONSUMIR, COMPRAR OU ADOTAR UMA DETERMINADA ATITUDE, IDEIA, COMPORTAMENTO OU PRODUTO.

ELA UTILIZA UMA LINGUAGEM CLARA, CONCISA E PERSUASIVA, ALÉM DE RECURSOS VISUAIS E OUTROS ELEMENTOS QUE CHAMEM A ATENÇÃO DO LEITOR. PODE SER EM FORMATO DE CARTAZ, FOLDER, VÍDEO, ÁUDIO…

CARACTERÍSTICAS

  • LINGUAGEM CLARA, SIMPLES
  • FRASE DE FÁCIL MEMORIZAÇÃO, CURTA.
  • USA O CONTEXTO PARA EMITIR A MENSAGEM (POLÍTICA, RELIGIOSA, COMERCIAL…) COM EXPRESSÃO.
  • SLOGAN (UMA FRASE-CHAVE OU EXPRESSÃO)
  • LOGOTIPO OU IMAGEM, QUE É A IDENTIDADE VISUAL DA EMPRESA OU ORGANIZAÇÃO.
  • ARGUMENTO DE CONVENCIMENTO

ATENÇÃO NÃO É SOBRE SI MESMO, MAS SOBRE O QUE DIZ OU DÁ A ENTENDER, CONSEGUINDO O SEU OBJETIVO: PERSUADIR O SUJEITO À COMPRA DO PRODUTO OU À MUDANÇA DE COMPORTAMENTO.

QUESTÃO 01

O GÊNERO TEXTUAL DE CAMPANHA TEM COMO OBJETIVO

(A) COMPRAR E VENDER APENAS CASAS GRANDES.
(B) CONVIDAR E PEDIR OBJETOS A MUITAS PESSOAS.
(C) CONVENCER E PERSUADIR MUITAS PESSOAS.
(D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTERIORES.

QUESTÃO 02

AS CAMPANHAS PODEM SER

(A) COMERCIAL, PUBLICITÁRIA, SOCIAL OU POLÍTICA.
(B) LÚDICAS, ILUSTRATIVAS, ALIMENTAR E MUSICAL.
(C) ALIMENTAR, EMOCIONAL, FÍSICA E SOCIAL.
(D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTERIORES.

QUESTÃO 03

LEIA E OBSERVE ALGUNS TEXTOS DE CAMPANHA DEPOIS ESCREVA QUAL O OBJETIVO DE CADA UM.

QUESTÃO 04

COMO VIMOS NA QUESTÃO 3, EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE CAMPANHA PARA OBJETIVOS E PÚBLICOS DIFERENTES. POR EXEMPLO, TEMOS A CAMPANHA COMERCIAL, CAMPANHA PUBLICITÁRIA, CAMPANHA SOCIAL E CAMPANHA POLÍTICA.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM TEXTO DE CAMPANHA?

SE NECESSÁRIO VOLTE AO TEXTO PARA RESPONDER.

QUESTÃO 05

COM O PROFESSOR(A), VEJA O MATERIAL ABAIXO SOBRE ESPORTE E SAÚDE.

DEPOIS EM DUPLAS OU GRUPOS CRIEM CARTAZES DE CAMPANHA, INCENTIVANDO A PRÁTICA DO ESPORTE E SEUS BENEFÍCIOS.

POR FIM, FIXEM OS CARTAZES EM PAINÉIS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, NA SALA OU LUGARES DA COMUNIDADE COMO SUPERMERCADOS E FARMÁCIAS.

Esporte de Ariadiny Candido
AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa
Objetos de conhecimento:
Planejamento e produção de texto em situação comunicativa: Texto televisivo; Telejornal; Texto de campanha.
Discurso oral: conversa espontânea, conversa, telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio.

História, conceito, valores, regras, fundamentos técnicos e táticos das diversas modalidades esportivas: Esportes individuais; Esportes coletivos.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJALP0236) Observar os elementos característicos da oralidade nos textos televisivos e planejá-los
(EJALP0237) Criar e organizar, com mediação do professor, textos de campanhas e ampliar a aprendizagem do discurso oral.




(EJAEF0210) Reconhecer a importância do esporte para a saúde.
(EJAEF0211) Refletir e problematizar sobre a relação esporte com a saúde, o trabalho, o lazer e a qualidade de vida.







Referencial:
GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.
ALVES, Igor. Língua Portuguesa: Gêneros Textuais. Enciclopédia Significados. Disponível em: www.significados.com.br/generos-textuais-o-que-sao-e-tipos/. Acesso em: 16/08/2024.
OSIAS, Juliene Paiva de Araújo. Os gêneros orais como objeto de ensino. Revista Eletrônica Temática. Ano VI, n. 08 – Agosto/2010. Disponível em: www2.ufjf.br/labor/wp-content/uploads/sites/324/2018/06/LD-Os-generos-orais-como-objeto-de-ensino-OSIAS-Juliene-Paiva-de-Araujo.pdf. Acesso em: 16/08/2024.