Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
CLONAGEM, CÉLULAS TRONCO E TRANSGÊNICOS
A biotecnologia abrange o uso de sistemas biológicos e organismos para desenvolver ou aprimorar produtos e processos para usos específicos. Ela inclui técnicas como clonagem, manipulação de células-tronco e desenvolvimento de organismos geneticamente modificados (OGM), todas prometendo avanços notáveis para sociedade e meio ambiente, mas também levantando importantes questões éticas e sociais.
Clonagem é o processo de criação de cópias geneticamente idênticas de um organismo. Esta técnica pode ser vista tanto em laboratórios, como no caso da ovelha Dolly, quanto na natureza, com bactérias que reproduzem assexuadamente. A clonagem artificial pode ser utilizada para a conservação de espécies e pesquisa médica, mas levanta desafios significativos, como a ética de replicar seres vivos e o bem-estar dos animais clonados, muitos dos quais enfrentam problemas de saúde devido a anomalias no processo.
Células-tronco são células capazes de se diferenciar em diferentes tipos de tecido. Existem três categorias principais: totipotentes, que podem desenvolver-se em um organismo completo; pluripotentes, que podem se transformar em quase todos os tipos de células mas não um organismo inteiro; e multipotentes, que podem se diferenciar em uma gama limitada de células. A utilização de células-tronco embrionárias, que são pluripotentes, envolve debates sobre o “status moral dos embriões”, discutindo se embriões têm direitos, ou em que momento começam a tê-los.
Já os organismos geneticamente modificados, também chamados de transgênicos, são modificados geneticamente por meio da inserção de DNA de outra espécie. Tais modificações permitem características desejadas como resistência a doenças e maior valor nutricional. Contudo, isso gera preocupações sobre a segurança alimentar devido à potencial introdução de alérgenos e toxinas em novos alimentos e impactos sobre a biodiversidade, como a possível transferência de genes para plantas não modificadas, podendo alterar ecossistemas locais.
Os impactos dessas tecnologias são profundos e variados. A clonagem e as células-tronco podem transformar a medicina, tratando doenças previamente incuráveis. Por outro lado, os transgênicos têm potencial para melhorar a segurança alimentar. No entanto, ambos podem exacerbar desigualdades sociais e impactos ambientais se não forem geridos de forma ética e responsável. A biotecnologia, portanto, requer uma gestão cuidadosa para que os avanços científicos estejam alinhados à responsabilidade social e ambiental, delineando conscientemente o futuro da humanidade.
QUESTÃO 1
Avalie a viabilidade, assim como as implicações éticas e ambientais do emprego da clonagem de indivíduos de espécies ameaçadas de extinção.
QUESTÃO 2
Células-tronco embrionárias são células obtidas de embriões em estágios iniciais de desenvolvimento, podendo se diferenciar em quase todos os tipos de células do corpo humano – são, portanto, pluripotentes. Devido à sua capacidade de transformação, elas são altamente valorizadas para pesquisa e potenciais aplicações terapêuticas em medicina regenerativa, como na reparação de tecidos danificados ou no tratamento de doenças degenerativas.
O uso de células-tronco embrionárias é controverso principalmente devido à/ao
(A) alto custo dos procedimentos.
(B) dificuldade em diferenciá-las.
(C) risco de rejeição no transplante.
(D) origem e status dos embriões.
QUESTÃO 3
Você já ouviu falar sobre a doação e o transplante de medula óssea?
O transplante de medula óssea trata doenças do sangue, como leucemias e linfomas, substituindo a medula doente por células saudáveis para regenerar uma nova medula funcional. Este procedimento utiliza células-tronco hematopoiéticas da medula, que são essenciais para produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Fonte: HEMOGO. Requisitos Básicos para ser um doador de medula óssea. Hemocentro de Goiás. Disponível em <https://tinyurl.com/5fct9cx2>. Acesso em 17/10/2024.
Dada a natureza das células-tronco hematopoéticas, podemos afirmar que elas são
(A) transgênicas.
(B) totipotentes.
(C) pluripotentes.
(D) multipotentes.
QUESTÃO 4
Leia o texto a seguir, sobre o eucalipto geneticamente modificado:
A partir do texto acima, analise as frases a seguir sobre eucaliptos geneticamente modificados:
I. Já são produzidos no Brasil, em contrariedade às leis de biossegurança.
II. Um dos argumentos positivos é o menor uso de espaço para o cultivo.
III. Tais eucaliptos modificados têm genes de uma espécie de bactéria.
IV. O cultivo e uso apresentam riscos individual e coletivo, mesmo que baixo.
As frases corretas são as de número
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) III e IV.
QUESTÃO 5
O impacto ambiental que se revela como preocupação potencial com a introdução de organismos geneticamente modificados é
(A) o aumento da biodiversidade.
(B) a contaminação genética.
(C) melhoria na qualidade do ar.
(D) a redução da poluição sonora.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (GO-EF09CI18) Analisar diferentes técnicas e aplicações de clonagem, células tronco e transgênicos, discutindo os impactos sociais e ambientais. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. EMBRAPA. A biotecnologia e você. Disponível em <https://tinyurl.com/s85hyk9n>. Acesso em 17/10/2024. ESTADÃO Conteúdo. CNTBio aprova eucalipto geneticamente modificado desenvolvido pela FuturaGene. Uol Cotidiano. Disponível em <https://tinyurl.com/3f8mfbff>. Acesso em 17/10/2024. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 09/04/2024. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 09/04/2024. HEMOGO. Requisitos Básicos para ser um doador de medula óssea. Hemocentro de Goiás. Disponível em <https://tinyurl.com/5fct9cx2>. Acesso em 17/10/2024. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. SANTI, Thais. A biotecnologia em favor da produtividade do eucalipto. Revista O Papel – agosto de 2014. p. 28-36. Disponível em <https://tinyurl.com/3f8mfbff>. Acesso em 17/10/2024. |