You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Prevenção de doenças causadas por microrganismos

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Prevenção de doenças causadas por microrganismos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Dengue: Como Prevenir

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em locais com água parada. O mosquito deposita seus ovos em recipientes com água limpa e parada, como pneus, garrafas, caixas d’água abertas e vasos de plantas. Por isso, a eliminação de focos do mosquito é a principal medida para prevenir a doença.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores musculares, dor atrás dos olhos, dores nas articulações, náuseas e manchas vermelhas pelo corpo. Em casos graves, pode ocorrer a dengue hemorrágica, que provoca sangramentos, queda da pressão arterial e, se não tratada, pode levar à morte.

Para prevenir a dengue, é fundamental evitar o acúmulo de água parada em ambientes domésticos e públicos. Manter recipientes cobertos, remover objetos que possam acumular água, limpar calhas e ralos regularmente, e utilizar repelentes são medidas simples, mas eficazes. Além disso, campanhas de conscientização sobre os cuidados necessários ajudam a reduzir a proliferação do mosquito.

Não existe vacina amplamente disponível para a dengue, por isso o controle do mosquito transmissor é a forma mais eficaz de prevenção. A participação de toda a comunidade no combate ao Aedes aegypti é essencial para evitar epidemias e proteger a saúde pública.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, manchas vermelhas na pele e, em casos graves, sangramentos. O principal transmissor da dengue é mosquito

(A) Aedes aegypti.

(B) Culex quinquefasciatus.

(C) Anopheles.

(D) Phlebotomus.

QUESTÃO 2

Uma medida eficaz para prevenir a proliferação do Aedes aegypti é

(A) manter recipientes com água destampados.

(B) limpar calhas e ralos regularmente.

(C) deixar pneus ao ar livre.

(D) acumular água em vasos de plantas.

QUESTÃO 3

Quais medidas podem ser tomadas pela comunidade para reduzir os focos de reprodução do Aedes aegypti?

QUESTÃO 4

Desenhe quatro objetos da sua própria casa ou escola que precisam ser cuidados para não acumularem água.


Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em:
– Nutrição.  

Graduada em:
– Pedagogia e Jornalismo.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI08-B) Propor atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por microrganismos, tais como medidas de higiene, saneamento básico e vacinação, ressaltando as infecções mais comuns em Goiás.  
Referência (s):BACTÉRIAS. Brasil Escola, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/bacterias.htm>. Acesso em: 23, set. 2024.  

Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.  

FUNGOS. Mundo Educação, UOL, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/os-fungos.htm>. Acesso em: 23, set. 2024.  

MICRORGANISMOS. Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/microrganismos/>Acesso em: 23, set. 2024.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).